Constituição brasileira de 1988 -

Art. 220º A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

FALA FUMAÇA

A liberdade de expressão, conquistada com muita luta, pelos que vieram antes de nós, impulsionou-me a criar este blog, um espaço para discussões, debates, reclamações, elogios...
Hoje, nós temos a liberdade de expressar o que pensamos, sem represálias.






sexta-feira, 4 de novembro de 2011

FALA FUMAÇA HÁ UM ANO NO "AR"

Há um ano, quando criei o blog Fala Fumaça, não imaginei que fosse repercutir tanto. Acredito que o número (significativo) de visitas vem da necessidade de as pessoas terem um espaço onde possam questionar/discutir os problemas do município. Aqui, o assunto é Morro da Fumaça.

Obviamente, o blog não agrada a todos, eu sei. Uns por levarem para o lado pessoal as discussões propostas aqui, outros por não saberem lidar com a crítica e outros, ainda, por se acharem no direito de escrever qualquer besteira (no anonimato) e exigirem que seus comentários sejam publicados. Entretanto, fazendo um balanço desse ano em que "circulamos" pelo blog, posso concluir que esse espaço agradou mais do que desagradou e é isso que vale, o que a maioria pensa. Aos "ofendidos", lembro que vivemos em uma democracia e temos o direito (ou melhor, a obrigação!) de fiscalizarmos quem nos representa. A ideia do blog não é ofender nem criticar a vida pessoal de nossos representantes porque isso não nos interessa (pelo menos, a mim, não), mas a vida pública, as ações empreendidas por eles como administradores e que nos afetam diretamente, isso, meus caros, nós temos a obrigação de questionar, doa a quem doer.
Juci

13 comentários:

  1. Anônimo19:30:00

    Parabens Juci, e que este blog continue levantando questões relevantes para nós fumacenses.Pois só aqui realmente somos informados do que esta acontecendo em nosso municipio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GEOVANNI SILVER23:41:00

      JUCI não quero ofender mais o problema de estar no "Anônimo" pelo oque estou vendo é que nem todos contem conta na internet e encontram dificuldades para se pronunciar nos comentários e já que o blog fornece a opção "Anônimo" é mais facíl e mais rapido para publicar, então pra quem não sabe acima da opção "Anônimo" estará "nome/URL" se indentifiquem seus frouxos...e parabéns Juci.

      Excluir
  2. EDIANE09:19:00

    JUCI ,PARABÉNS PELA INICIATIVA DE CRIAR ESTE BLOG, QUE PARA NÓS É UM GRANDE VEÍCULO DE INFORMAÇÃO, DEBATE E ANÁLISE DA REALIDADE.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo14:14:00

    É VERDADE. ESSE É UM LUGAR ONDE A GENTE PODE DISCUTIR SOBRE O QUE ACONTECE PORQUE NÃO TEMOS UM JORNAL QUE MOSTRE A REALIDADE. PELO MENOS AQUI EU FICO BEM INFORMADO. E VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo14:35:00

    eu sou leitora assídua do blog, poucas vezes escrevo, mas olho todos os dias, é por aqui que eu fico sabendo muita coisa que eu não saberia se o blog não existisse. Parabéns pela iniciativa, não é qualquer um que tem peito pra isso, não. eu mesma não teria coragem de falar assim, abertamente, porque a gente sabe que tem perseguição, né.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo18:37:00

    NÃo vote em candidato caÇADO. FICHA SUJA NUNCA MAIS.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo23:50:00

    blog é um meio de comunicação entre as pessoas da cidade, aqui nós podemos falar o que pensamos. por isso incomoda tanta gente.

    ResponderExcluir
  7. Silvana Padoin01:07:00

    TEVE ATÉ REPORTAGEM NO JORNAL O CORREIO SOBRE O NIVER DO BLOG,QUE CHIC, NÉ, AMIGA!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo13:37:00

    POR QUE ESTE BLOG AINDA ESTA NO AR?
    R: POR QUE MUITO COMENTARIOS NÃO SÃO POSTADOS
    E NÃO SÃO POSTADOS SIMPLESMENTE PORQUE NÃO AGRADAM A BLOGUEIRA E NÃO PORQUE DENIGRAM A IMAGEM DE ALGUEM OU CONTENHAM PALAVRÕES.
    SIMPLES ASSIM, AS PESSOAS ADORAM VER O CIRCO PEGAR FOGO: É MUITO MAIS GOSTOSO CRITICAR DO QUE AJUDAR,
    É MUITO MAIS FACIL FALAR MAL DO Q OBSERVAR QUE ATÉ MESMO NOSSOS POLITICOS SÃO SERES HUMANOS E TBM ERRAM.
    DÁ MUITO MAIS IBOPE OFENDER, DENIGRIR E POSTAR APENAS OQUE LHE CONVEM NÃO É? E ANDA SE FAZER DE VITIMA AO SE EXPLICAR POR QUE NÃO POSTOU TAIS COMENTARIOS. É MUITO MAIS MESQUINHO SE FAZER SER RECONHECIDA DESMERECENDO TOTALMENTE O BEM Q ALGUNS NOS FAZEM, SO PORQUE NÃO SÃO DE SEU PARTIDO OU DE SEU GRUPO DE AMIGOS. POR ISSO AXO Q ESTE BLOG AINDA ESTA NO AR PORQUE ENQUANTO EXISTIRM PESSOAS QUE NÃO RECONHECEM ATITUDES BOAS NO OUTRO O RING ESTARÁ SEMPRE LOTADOS DE PESSOAS LOUCAS PRA SE LOCAUTEAREM
    INGENUOS OU OMISSOS NÃO SABEM Q MORANDO NUM MESMO MUNICIPIO E ATE NA MESMA RUA ESTARÃO PREJUDICANDO ACIMA DE TUDO A SI MESMOS E AO CRESCIMENTE DE MF Q TANTO ALMEJAM.

    ResponderExcluir
  9. E NÃO SÃO POSTADOS SIMPLESMENTE PORQUE NÃO AGRADAM A BLOGUEIRA E NÃO PORQUE DENIGRAM A IMAGEM DE ALGUEM OU CONTENHAM PALAVRÕES. SIMPLES ASSIM.( Se fosse isso, o seu comentário não teria sido publicado, portanto, a sua teoria acaba de cair por terra).
    É MUITO MAIS FACIL FALAR MAL DO Q OBSERVAR QUE ATÉ MESMO NOSSOS POLITICOS SÃO SERES HUMANOS E TBM ERRAM. (Caro colega, ficar 4 anos simplesmente "observando" que os políticos são seres humanos e também erram é coisa pra gente ignorante e sem o menor senso de criticidade, né? Quem não tem competência pra administrar que não se habilite pra tal função).
    É MUITO MAIS MESQUINHO SE FAZER SER RECONHECIDA DESMERECENDO TOTALMENTE O BEM Q ALGUNS NOS FAZEM (E qual foi o bem mesmo?? Não tô lembrando... quanto a ser reconhecida, não preciso disso)
    SO PORQUE NÃO SÃO DE SEU PARTIDO OU DE SEU GRUPO DE AMIGOS. (Não tenho partido político, a única coisa que sei é que no PP eu não voto mais, porque as vezes que esse partido esteve no poder foi catastrófico, isso é fato!).
    DÁ MUITO IBOPE OFENDER, DENIGRIR E POSTAR APENAS OQUE LHE CONVEM NÃO É? (Esse "ofender" por acaso seria mostrar a verdade dos fatos? Se for, então eu ofendo mesmo...porque de injustiça e incompetência nós já estamos saturados)
    INGENUOS OU OMISSOS NÃO SABEM Q MORANDO NUM MESMO MUNICIPIO E ATE NA MESMA RUA ESTARÃO PREJUDICANDO ACIMA DE TUDO A SI MESMOS E AO CRESCIMENTE DE MF Q TANTO ALMEJAM. (Criticar, rebelar-se contra o autoritarismo e a incompetência prejudica sim, mas os interesses desses que foram colocados lá com o nosso voto)
    POR QUE ESTE BLOG AINDA ESTA NO AR?( Porque pessoas que concordam comigo participam dele e pessoas que não concordam (como você), também! Simples assim... )
    Opinar, criticar, discordar...tudo isso é permitido. Você acabou de criticar o blog, mas o fez sem baixarias, por que eu não publicaria? Lido muito bem com as críticas e é assim que deve ser com quem se expõe, seja em um blog ou à frente de uma administração pública.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo18:03:00

    É isso aí, Juci. Eles falam, criticam, mas estão sempre aqui, aliás até acho que são os que mais frequentam o teu blog.

    ResponderExcluir
  11. edilene10:06:00

    Juci você é uma guerreira não dê bolas a esses tipos de criticas mesquinhas que não levam a nada esse tipo de pessoas que vivem criticando com certeza são as mais assidúas do seu blog.PARABÉNS POR TER ESSE MEIO DE INFORMAÇÃO PARA NOS.ACHO VOCÊ DE MAIS sucessos e bola pra frente.

    ResponderExcluir
  12. Obrigada, Edilene. A minha intenção, quando criei o blog, era a de que ele servisse como um veículo de informação, creio que essa função esteja sendo cumprida.

    ResponderExcluir