Constituição brasileira de 1988 -

Art. 220º A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

FALA FUMAÇA

A liberdade de expressão, conquistada com muita luta, pelos que vieram antes de nós, impulsionou-me a criar este blog, um espaço para discussões, debates, reclamações, elogios...
Hoje, nós temos a liberdade de expressar o que pensamos, sem represálias.






terça-feira, 29 de novembro de 2011

SESSÃO NA CÂMARA- dois temas importantes

Os professores estiveram na Câmara de Vereadores por duas razões:
1) Mostrar o descontentamento em relação à criação de cargos (cabide de emprego)
2) Exigir as mudanças (pra melhor!) no plano de carreira e que o salário miserável seja, enfim, um pouco mais digno.

Fiquei pouco tempo na Câmara porque eu tinha aula no Princesa, ouvi minimamente, mas não gostei do pouco que ouvi. O secretário falou em "aumento" para R$ 1,400 (e alguma coisa), no entanto, esse tal aumento, de aumento não tem nada. Explico. Em janeiro o piso nacional sofre um reajuste e é justamente esse reajuste (que eles são obrigados a repassar) que estão considerando "aumento". Fico me perguntando se eles pensam que nós, professores, somos tão ignorantes a ponto de não sabermos distinguir um reajuste de um aumento real. E pelo que ouvi, aumento real mesmo, só os 10% de regência de classe, o que em cifras, significa uma miséria. Aliás, é assim que temos sido tratados desde o início desse mandato, miseravelmente, sem o mínimo de consideração e respeito. E eu espero, sinceramente, que as mudanças no plano de carreira, sejam colocadas aos professores antes de os vereadores aprovarem, é o mínimo que merecemos depois de tanto descaso.
A outra questão que colocamos e somos veemente contra é a criação desses cargos que não passam de cabide de emprego. Explico também. Eles criam esses cargos de coordenadoras pedagógicas, suponhamos que eu faça o concurso e passe para essa função. No próximo ano haverá eleição e, digamos, a próxima secretária da educação não vai com a minha cara, demitir-me eles não podem, mas a secretária, obviamente, não vai me querer por perto, não confia em mim. O que acontece? Me mandam pra um outro setor pra fazer sei lá o que (cumprir horário e ganhar o salário no fim do mês) e colocam uma pessoa de confiança pra exercer o cargo de coordenadora pedagógica. Ou seja, gente demais, que incha a folha da prefeitura e que o povo é obrigado a pagar. Resumindo: desperdício de dinheiro público. Coordenadora pedagógica é cargo de confiança e isso é indiscutível. Mas o maior disparate dessa administraçãozinha é achar que coordenadora pedagógica não é cargo de confiança, mas professora de apoio é! Antes, os professores do apoio eram escolhidos pela classificação, hoje, são escolhidos "a dedo" porque é um cargo "DE CONFIANÇA". Antagonismo genuíno de uma administração fracassada e incompetente. 


PS: Aos que ficaram na Câmara, passem informações de como foi a sessão na íntegra.

21 comentários:

  1. Anônimo00:26:00

    Quero parabenizar os professores que compareceram a câmara de vereadores que mostraram suas caras que realmente estão preocupados com a educação, que lutam pelos seus direitos,apesar de estar na câmara a minoria dos professores esses que estavam lá realmente estão descontente com essa palhaçada que esta acontecendo.AGORA QUERO DIZER AOS QUE NÃO ESTAVAM LÁ É BEM FÁCIL CRITICAR,FALAR PELAS COSTAS QUE NÃO ESTÃO CONTENTE COM O QUE ESTA ACONTECENDO,SÓ QUE NA HORA DE LUTAR JUNTOS NÃO MOSTRAM SUAS CARAS DEVEM ESTAR CONCORDANDO COM A SITUAÇÃO,OU MEDO DE SE MOSTRAR OU FORAM AMEAÇADAS. ESSA É UMA CLASSE DESUNIDA ONDE POUCOS LUTAM POR MUITOS, VÊ SE DA PRÓXIMA VEZ APARECAM PARA JUNTOS UNIRMOS FORÇAS E FICARMOS MAIS FORTES POIS A UNIÃO FAZ A FORÇA JUNTOS LUTANDO SEREMOS FORTES E VENCEREMOS.HAVERÁ MAIS DUAS SESSÕES ATE O FINAL DO ANO E LA DEVEREMOS ESTAR PORQUE ELES QUEREM NOS PASSAR A PERNA E DEVEMOS FICAR DE OLHOS BEM ABERTOS NOS VEREADORES PARA VER EM QUEM OU O QUE ELES VÃO APROVAR.ESTAMOS DE OLHOS EM VOCÊS SENHORES VEREADORES, PENSEM BEM O QUE CADA UM DE VOCÊS VÃO APROVAR.

    ResponderExcluir
  2. Uma curiosidade:
    Qual foi a posição do "nosso" sindicato nessa manifestação?

    ResponderExcluir
  3. Anônimo08:56:00

    Juci minha cara colega de profissão se assim posso chama-la em relação ao sindicato não teve nenhuma manifestação pelo contrario entrou muda e saiu calada com aquela cara amarrada de sempre nada faz e nada fez e vai ser sempre assim,é uma pena ninhem nos apoia nem mesmo o sindicato.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo09:38:00

    JUCI CONCORDO COM VOCÊ REFERENTE AO PROFESSOR DE APOIO QUE É CARGO DE CONFIANÇA, SABE PORQUE?ELAS DA SECRETARIA DIZEM QUE NÃO, MAS TEM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO QUE TEM UM PROFESSOR DE APOIO QUE NEM SE INSCREVEU PARA DAR AULA E ESTA LECIONANDO NA SALA DE APOIO ACHO ISSO UM TREMENDO ABSURDO.ENQUANTO TEM PROFESSORES QUE ESTÃO QUASE SE APOSENTANDO JÁ SE PACIÊNCIA CANSADOS ESSES SIM DEVERIAM ESTAR EM UMA SALA DE APOIO.HÁ MAIS ESQUECI É CARGO DE CONFIANÇA SÓ PARA QUEM ELES QUEREM, OUTRO ABSURDO É PROFESSOR EFETIVO EM SALA DE APOIO MUITAS VEZES TEM BONS PROFESSORES EM APOIO EM VEZ DE ESTAR EM SALA DE AULA.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo14:24:00

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vocês ficam rodopiando igual a barata tonta, não se unem pra pega de pau essa cambada que tá fazendo vcs de otárias. Enquanto isso o cara fica andando de BMW zeradinha, assoviando pra lá e pra cá com a grana do caixa 2. Tá faltando sangue nas veias do magistério, vcs são tudo umas trouxas.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo14:27:00

    Eles tão cagando pra vcs professores, eles sabem que a eleição já é no ano que vem e o prefeito não é candidato. Pra que que ele vai dá aumento pra vcs. A vontade dele é tão real quanto o Papai Noel, Saci, Mula-sem-cabeça. Acreditem suas tolas, se vcs não partirem pra porrada não vão ganhar nada, tem é que junta no sarrafo.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo16:26:00

    A posição foi ficar lá sentada e rindo da nossa cara. Pois nem ficou todo o tempo lá. Porém já esperávamos por isso. Também percebi que um certo vereador não tava nem aí, só abaixava a cabeça e ria. Isso que esse dito pretende se candidatar a prefeito na próxima eleição. Só que esse dia está bem gravado.

    ResponderExcluir
  8. Sindicato, infelizmente, não temos. Em maio, quando sentamos com o prefeito, a secretária e os vereadores e acordamos a mudança no plano de carreira para que houvesse um aumento salarial, nós, professores da comissão, sentamos de um lado da mesa, a presidente do sindicato do lado oposto, junto ao prefeito e a secretária e ainda soltou uma pérola: "Vocês querem aumento, a prefeitura não tem dinheiro, vocês querem que os seus salários atrasem?"...
    E quando resolvemos montar uma chapa para concorrer ao sindicato, o que aconteceu? Na última semana algumas pessoas desistiram da candidatura (por medo)e sequer conseguimos concorrer. Mas ano que vem, faremos uma associação pra nós e independente de quem entrar na prefeitura, estaremos brigando sempre por melhorias pra nossa classe.

    ResponderExcluir
  9. Pra que fazer outro concurso? Alguns vereadores disseram que, segundo a secretária da educação, a lista de aprovados do concurso anterior já tinha se esgotado, por isso, fariam outro concurso. De onde partiu essa informação, eu não sei, mas sei que ela é mentirosa. Temos professores aqui de Morro da Fumaça que não foram chamadas. Chamem esse pessoal. Pra que gastar mais uma fortuna do dinheiro público contratando uma empresa pra fazer outro concurso se ainda tem gente na lista de aprovados?

    ResponderExcluir
  10. EDIANE19:11:00

    OUTRA QUESTÃO IMPORTANTE É A SEGUINTE:SE HOUVER UM NOVO CONCURSO E EFETIVAREM NOVOS. ESSES PROFESSORES QUE AGORA ESTÃO EM ESTÁGIO PROBATÓRIO, QUANDO TERMINAREM O ESTÁGIO E QUISEREM ACESSAR 40 HORAS, NUNCA CONSEGUIRÃO, POIS NÃO É COM UM SIMPLES ESTALO DE DEDOS QUE AS VAGAS APARECEM.
    COMO A APOSENTADORIA ATUALMENTE ESTÁ DIFÍCIL DE SER ALCANÇADA , ELES TERÃO QUE ESPERAR QUE AS PROFESSORAS COM MAIS TEMPO DE SERVIÇO, MORRAM PARA ASSIM, ASSUMIREM SUAS VAGAS.SERIA UM FATO CÔMICO, SE NÃO FOSSE TRÁGICO.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo19:17:00

    e outra, na próxima segunda-feira, será votado o plano de carreira e a criação de cargos. Abram o olho porque depois que os vereadores aprovarem, não tem mais o que reclamar.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo19:19:00

    ELE ESTAVA LÁ ACOMPANHANDO A SESSÃO, OU SEJA, QUEREMOS BETO MADEIRA PARA PREFEITO PELO PV,, EU VOTO NELE, E ELE É O CARA!!!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo22:27:00

    Tem muitas professoras com medo de serem marcadas, por isso não foram,outras nem estavam sabendo ;porque em uma mesma escola informações não são repassadas. Quando chega-se a saber de alguma coisa é por murmurinhos para a diretora não ouvir ou por este blog. Quando pergunta-se a diretora , ela nada sabe .E daí já foi.É uma pena ...

    ResponderExcluir
  14. É pra isso que este blog serve, para informar. Portanto, quem ler, repasse para os demais, que não sabem, que na próxima segunda-feira haverá sessão na câmara para votação do plano de carreira reformulado e da criação de cargos. Essa é a hora de pressionar, é agora ou nunca. Sabe-se lá o que mudaram no plano de carreira...

    ResponderExcluir
  15. Anônimo23:54:00

    E OS PROFESSORES QUE PASSARAM NO CONCURSO QUE SE MEXAM PORQUE SE ELES FIZEREM OUTRO CONCURSO VOCÊS NUNCA MAIS QUE CONSEGUEM ALTERAR A CARGA HORÁRIA, VÃO ENTUPIR A PREFA COM PROFESSORES DE 20 HORAS, SEM CONTAR QUE O PREJUÍZO PROS COFRES PÚBLICOS É AINDA MAIOR.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo19:26:00

    Segunda feira na camara devem estar todos os funcionários da Prefeitura, de todas as areas pois vão entrar o3 projetos: 01 Cria cargo para coordenadoras na educação com salário mais elevado que os profissionais que tem nivel superior de qualquer area.
    02- Plano de carreira dos profissionais da educação, merendeiras, zeladoras, professores, secretarias e etc.
    03- Da aumento de salario para alguns funcionarios, como Recursos humanos, contadora, controle interno, engenheiros, tem gente que vai ganhar quase 100% de aumento.
    Os demais funcionarios vão ficar a ver navios.
    Estou avisando, devem comparecer todos, pois tem gente que não quer se envolver e vai morrer na praia, a administração esta favorecendo somente alguns, e ficar parado significa desvalorização e prejuizo no bolso

    ResponderExcluir
  17. Anônimo20:59:00

    Pessoal agora não é questão de medo ou partidaria, todos, MAS TODOS,os funcionarios devem comparecer na camara segunda feira pois o que esta em jogo é o nosso salario. Depois não adianta chorar, vamos todos na Camara em sinal de respeito a si mesmo

    ResponderExcluir
  18. Anônimo22:28:00

    Essa administração da Educação foi tão conturbada, cheia de erros, brigas, descontentamento, fracassos, vergonha, desrespeito, desvalorização, e ainda querem efetivar a Secretaria e as coordenadoras, que é isso gente? Não deixem isso acontecer, pois elas só pensam nelas

    ResponderExcluir
  19. Anônimo02:05:00

    OBSERVAÇÕES SOBRE A SESSÃO: 1º É DE CAUSAR INDIGNAÇÃO O PRESIDENTE DA CÂMARA ABRIR PARA A ADMINISTRAÇÃO EXPLICAR O QUE VAI SER FEITO E NÃO DEIXAR OS PROFESSORES PERGUNTAR. QUE TIVESSE FEITO UM ESCLARECIMENTO SEM A SESSÃO ABERTA, FOI ASSI EM DIVERSAS OPORTUNIDADES! 2º VAMOS VER QUEM REALMENTE ESTÁ DO NOSSO LADO, CHEGA POVO FUMACENSE DE VOTAR POR QUALQUER VERBINHA, ESTA CULTURA JÁ ESTÁ ULTRAPASSADA E O RESULTADO SÃO ESTAS LUTAS AO LONGO DAS ADMINISTRAÇÕES.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo02:08:00

    Gente nós temos que ir segunda na camara, muitos duvidam que tenha muita gente, e mais, os vereadores vão votar em 03 projetos que diz respeito a todos os funcionarios. Pessoal da Saude , da obras e demais secretarias e principalmente educação, os acts , essa é a hora do aumento vamos la, o negocio so funciona na pressão, e mais não precisa falar é só comparecer, e ninguem vai pra rua por ir la não.

    ResponderExcluir
  21. Anônimo22:40:00

    PROFESSORES :10; SAÚDE e OBRAS: ZERO;
    Parabéns aos professores que se uniram e vão conseguir nesta segunda, na câmara, um aumento de 20% nos salários... e meus pêsames aos funcionários da saúde e obras que por incompetência e/ou comodismo vão ficar mais uma vez vendo o barco passar. AlÔ VEREADORES! ALÔ SINDICATO!

    ResponderExcluir