Constituição brasileira de 1988 -

Art. 220º A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

FALA FUMAÇA

A liberdade de expressão, conquistada com muita luta, pelos que vieram antes de nós, impulsionou-me a criar este blog, um espaço para discussões, debates, reclamações, elogios...
Hoje, nós temos a liberdade de expressar o que pensamos, sem represálias.






segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Morro da Fumaça tem a pior saúde da AMREC

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, que acompanha o desenvolvimento de todos os 5.564 municípios brasileiros em três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde, aponta que Morro da Fumaça é o pior colocado entre os onze municípios da Amrec na área da saúde.

Ranking Firjan (Saúde):
140ª - Lauro Müller
175ª - Cocal do Sul
195ª - Orleans
206ª - Siderópolis
210ª - Nova Veneza
222ª - Içara
233ª - Criciúma
238ª - Forquilhinha
249ª - Treviso
255ª - Urussanga
261ª - Morro da Fumaça
Fonte: Portal Sul Notícias

27 comentários:

  1. Eu sabia que a saúde não era das melhores,só não imaginava que a situação fosse tão crítica assim.

    ResponderExcluir
  2. Lembrando que nessa mesma pesquisa, a educação de Morro da Fumaça ficou em 2º lugar. O professor aqui tem garra mesmo, né? É guerreiro... porque mesmo diante de tantas frustrações ainda consegue fazer um bom trabalho. Esse resultado é NOSSO!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo09:28:00

    só que é uma pena que o professor ele não é valorizado mesmo sendo guerreiro faz ate malabarismo para dar aula e enfrentar tantas dificuldades,esse segundo lugar é mérito nosso de bons professores que perante as dificuldades não desanimam.LUTAR,VENCER E CRER DESANIMAR JAMAIS!!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo14:57:00

    Portugal é aqui...
    O cara gastou 4 milhões pra ficar na história como o pior prefeito de toda a história da nossa Sucupira do Sul.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo23:08:00

    Mas segundo a fala sem pé e nem cabeça de uma coordenadora, mesmo ela não estando em sala de aula ela está ensinando os professores a darem aula. SÓ SE ELA ESTA FAZENDO ISSO POR TELEPATIA PORQUE NA ESCOLA ONDE TRABALHO ELA NEM APARECE, OU SEJA NEM ELA E NENHUMA DAS OUTRAS. oh ninguém precisa que tu ensines a dar aula não. É mais fácil você ter que aprender com as outras

    ResponderExcluir
  6. Anônimo18:34:00

    NÃO VOTO MAIS NO CLÁUDIO PRA PREFEITO. ME FIZERAM DE PALHAÇO NA ÚLTIMA ELEIÇão. Ele tava caçado e ainda assim me empurraram um monte de santinho pra distribuir na véspera. Queimei mneu filme com um monte de gente por causa de uma candidato caçado. Palhaço não sereei mais.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo00:06:00

    Com gente que só viaja. Diárias por conta. Fotinho ainda na beira da picina e a Secretaria abandonada.... So ele mesmo q não enxerga!!! É logico que nossa saude está péssima

    ResponderExcluir
  8. Anônimo01:33:00

    Valeu amigo aí de cima, faz o seguinte então, vota no Baltazar que ele vai mudar a sua vida, o seu dia a dia, o seu mundo, o seu salário e o seu tudo...
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Vamos divulgar: Aqui um Senador da República é chamado de vagabundo e pilantra por um vereador que é líder do prefeito acusado de irregularidades no município; então não tem moral...
    http://juniorpentecoste.blogspot.com/2011/10/senador-inacio-arruda-e-chamado-de.html
    Aqui esse mesmo vereador, quer calar a liberdade de informação, perseguidor de blogs; pois os Blog denunciam as irregularidades e não compactuam com coisas erradas...
    http://juniorpentecoste.blogspot.com/2011/11/pentecoste-vereador-e-perseguidor-da.html
    Obrigado e forte abraço de um dos "sujos"

    ResponderExcluir
  10. Anônimo23:43:00

    outro dia estive no posto de saúde e vi um rapaz querendo trocar a requisição porque não podia pagar pelos exames. Recebeu um NÃO bem redondo. pior que eu conheço ele, é uma pessoa humilde e não pode mesmo. fiquei comovida. a que situação nós chegamos.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo23:47:00

    A cidade merece o prefeito que tem.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo23:51:00

    So de diária ela fatura 4mil por mês. E remédio nunca tem. Nunca tem médico.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo23:57:00

    que feira de livro é essa que,querem incentivar o hábito pela leitura LEIA MORRO DA FUMAÇA que metade dos alunos da escola vão visitar a feira e a outra metade ficam na escola estudando.ACHO ESSA IDEIA PÉSSIMA OU TODOS VÃO O NINGUÉM VEJO ISSO COMO DESCRIMINAÇÃO É ESSE TIPO DE INCENTIVO QUE QUEREM DAR A NOSSA CIDADE EM QUESTÃO A LEITURA, POIS TEVE ATE ESCOLA QUE ALGUMAS TURMAS FICARAM SEM GANHAR OS LIVRINHOS DE LEITURA.SERÁ PORQUE? A ACESSORA DA SECRETARIA ESQUECEU DE ENTREGAR OS TIQUES PARA OS PROFESSORES PEGAR OS LIVRINHOS.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo09:55:00

    Falando em saude. Saude de quem? Só se for a deles que estão enchendo os bolsos. Aqui vai mais um pouco do planinho de governinhodo PP. Ou melhor do ppesinho.
    Saude
    1- Criação do Pronto-Atendimento 24 horas.
    2- Medicamentos gratuitos (com cadastramento e informatização.
    3- Criar ou melhorar, estruturar, informatizar os postos de saude.
    4- Contratação de mais médicos especialistas em diferentes áreas.
    5- Ampliar os núcleos do programa saude da família (PSF).
    6- Melhorar e ampliar a parceria com as Universidades.
    7- Mellhorar e ampliar os serviços aspecializados(exames, raios-x,etc).
    8- Capacitar pessoas da própria comunidade(voluntários da saude).
    9- Criação da rede feminina da combate ao cancer( mama e colo do útero).
    10- Criação do programa de atendimento à teceira idade.
    11- Implementar o programa de combate às dependências.
    12- Criar um programa de rádio falando de saude.
    13- Incentivar programas de prática de esporte.

    COMO VOCÊS PODEM VER ESTÁ TUDO FUNCIONANDO MUITO BEM. A SAUDE DELES ESTÁ GARANTIDA POR 24 ANOS. POIS ANTES FICARAM 12 ANOS SEM VER A COR DO DINHEIRO PÚBLICO AGORA VAI SER 24 ANOS.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  15. Anônimo11:56:00

    A saude esta um caos. Falta de respeito com quem precisa. É uma politicagem só.
    Só consegue remedio via certos vereadores, o que é isso gente

    ResponderExcluir
  16. Anônimo21:18:00

    FIZERAM A TAL FEIRA DO LIVRO PRA INCENTIVAR A LEITURA DE QUEM? PORQUE MAIS DA METADE DOS ALUNOS NÃO PÔDE IR VISITAR A FEIRA, TEVE QUE FICAR NAS ESCOLAS. TADINHOS, ISSO NÃO SE FAZ.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo21:38:00

    AMEI A CHARGE, JUCI....KKKKK

    ResponderExcluir
  18. Anônimo22:16:00

    foi feita pra ilustrar a saúde de morro da fumaça. e olha que a promessa era outra bem diferente.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo00:18:00

    LER FAZ BEM PARA O CEREBRO




    Um país é feito de homens e livros, já dizia Monteiro Lobato.
    Um país saudável é feito de homens que lêem. Ler desenvolve a inteligência, socializa, informa e previne doenças, tais como: ignorância, falta de estímulo, alienação, dentre outras. Não tem contra indicação, não tem idade, uma vez que todos somos capazes de ler idéias, intenções e desejos.
    Falam de fome de livros. Falo de fome de leitor. Quem disse que fome não é bom?
    Citarei algumas receitas:
    A leitura cura. Cura a falta de informação, a mente sem conteúdo, a dificuldade de se expressar, a inflexibilidade de pensamento, etc.
    Ler é chave para estimular a memória e a atenção. Para um dos mais ativos cientistas do país, Ivan Izquierdo, exercitar a memória é uma das chaves para envelhecer com qualidade. Segundo recentes estudos da neurociência, indivíduos com a doença Alzheimer, que eram leitores, têm diminuído a velocidade da doença. Um ótimo exercício para a memória são palavras cruzadas e literatura!
    Ler é aprender. Aprendemos, segundo a neurocientista Suzana Herculano-Houzel, desde sempre, mais precisamente "desde que somos do tamanho da cabeça de um alfinete".
    Desde bebê podemos desenvolver as habilidades para a leitura.
    Como podemos ensinar a leitura para uma criança bem pequena?
    Lendo para seus filhos antes do soninho, contar estórias, levá-los à livraria, promover outras formas de cultura, incentivar o diálogo e brincadeiras com palavras, etc.. Afeto e palavras, assim como sorvete e calda de chocolate!
    " Aprender é a função mais nobre do cérebro", segundo os grandes neurocientistas da atualidade. Ler fortalece neurônios. Logo, ler promove o aprendizado.
    Ler é otimizar sinapses. Quem lê mais aprende mais ou quem aprende mais lê mais? Eis a questão.
    Mas a principal questão é que a leitura é uma eficaz estratégia para desenvolver recursos cognitivos, para abrir janelas e portas de oportunidades. A leitura é uma saudável ginástica sináptica.
    Ler é uma viagem. Uma viagem sem fim.”Ler de verdade vai muito além de decodificar letras, que compõem palavras, que compõem frases, que compõem o texto” diz Pascoale Cipro Neto. A leitura é o caminho mais rico para fazer viagens, e sem sair do lugar!
    LEIA MORRO DA FUMAÇA?

    ResponderExcluir
  20. Anônimo00:24:00

    Ler é sonhar pela mão de outrem. Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz. A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo.

    ResponderExcluir
  21. Anônimo00:25:00

    A leitura de todos bons livros é como uma conversa com os melhores espíritos dos séculos passados , que foram seus autores , e é uma conversa estudada , na qual eles nos revelam seus melhores pensamentos

    ResponderExcluir
  22. Anônimo01:02:00

    Blogueira, não dá idéia...kkkkkkkkk daqui a pouco eles compram (e ainda superfaturam) uma roletinha dessa....kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  23. concordo que um país é feito de homens e livros e se for pra fazer um evento que incentive a leitura que pelo menos os alunos sejam levados para assistir. o meu filho estuda numa escola municipal e não foi. por quê? qual era o objetivo do evento? pura promoção eu acho porque o importante ficou pra trás que era levar as crianças para incentivar a leitura. ou foi feito só para alguns? já que parte dos alunos puderam ir e outra parte não.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo13:26:00

    TODA INICIATIVA QUE INCENTIVE A LEITURA DE NOSSAS CRIANÇA É MUITO BEM VINDA MESMO Q AS VEZES NÃO CONSIGA ABRANGER A TOTALIDADE.
    POREM VALE A INTENÇÃO E A SEMENTE QUE É LANÇADA.
    HOJE APENAS ALGUNS.
    AMANHA ESTES FRUTOS DARÃO SEMENTE E A IDEIA DE MULTIPLICARÁ.
    MAS O IMPORTANTE E FUNDAMENTAL É QUE A IDEIA NÃO MORRA NUNCA E PERMANEÇA VIVA PRO MUITO TEMPO.
    COMO O SLOGAM DIZ: UM LIVRO NA MÃO... INCENTIVAR A LEITURA E VALORIZAR QUEM O FAZ.
    PARABENS PELA INICIATIVA!

    ResponderExcluir
  25. Anônimo14:06:00

    Saibam que aquelas lonas custaram para o povo 72mil reais. Para fazer uma feira do livro!
    Vergonhoso é você ir ali e não ver ninguém. Somente a secretária com um microfone na mão falando sozinha, para algumas diretoras. Coitadas.
    Teve um grupo de cantores que foi ali e nem cantou. Não tinha público. Cadê os vereadores? Não participam? Cadê os secretários?
    Leio no jornal que o PP vai colocar candidato a prefeito de novo! Cadê esse PP que nem num evento deste eles participam. Deixam o seu prefeito em cima de um palanque falando sozinho! Covardes! E ainda li no jornal da prefa que os Pepista ocupam 7 secretarias e praticamente todos os cargos extras.

    ResponderExcluir
  26. Anônimo10:34:00

    no plano de carreira estão querendo fazer muitas mudanças é pra isso que estão reformulando mais acho que os itens a serem mudados devem ser analisado pelos professores antes de ser aprovados vá que mudem algo que nos não gostamos temos que reenvindicar ir a luta, e tem pessoas que participam dessas reunião do plano de carreira e não entendem de nada nem sabem o que fazem lá pois é já colocaram quem não entende para não dar palpites .NÃO É BEM ASSIM DE OLHO NELES PROFESSORES!!!

    ResponderExcluir
  27. MÃE DE ALUNO(a) DISSE10:39:00

    ~PARABÉNS A ESCOLA ZULEIMA BÚRIGO GUGLIEMI PELOS EXCELENTES TRABALHOS QUE COLOCARAM NA EXPOSIÇÃO DA FEIRA DO LIVRO E AS APRESENTAÇÕES DA DANÇA E O TEATRINHO DO QUINTO ANO TUDO DE BOM .

    ResponderExcluir