Constituição brasileira de 1988 -

Art. 220º A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

FALA FUMAÇA

A liberdade de expressão, conquistada com muita luta, pelos que vieram antes de nós, impulsionou-me a criar este blog, um espaço para discussões, debates, reclamações, elogios...
Hoje, nós temos a liberdade de expressar o que pensamos, sem represálias.






quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Motorista afastado e alunos indignados

Abaixo segue o desabafo de uma estudante da Unisul.

Juci no final do ano passado fizemos uma abaixo assinado pedindo para que o prefeito ou o futuro prefeito nao tirasse o Rud da nossa linha da faculdade, já que o mesmo é nosso motorista há anos e todos gostam muito dele. O abaixo assinado foi entregue e o prefeito disse pra pessoa que entregou que o Rud iria voltar daqui um mês pra nossa segurança e dele e que por enquanto ele ficaria afastado. Na terça feira a secretária de educação foi no nosso ônibus junto com representante da União e falou que o Rud não voltaria mais, que eles receberam ameaças ao ônibus e que já viram de onde veio essa ameça e sabem quem fez, com histórias muito estranhas. Todo mundo ficou em choque e sem entender nada do que está acontecendo e que tipo de ameaça é essa, já que o Rud não recebeu ameaça nenhuma, se ela existe nos gostaríamos de saber que providências irão tomar já que estamos sendo ameaçados.

Os alunos do ônibus, cujo motorista foi afastado, estão indignados e esperando uma resposta. O que me passaram é que o motorista está com eles há muito tempo e já criaram um vínculo de carinho e amizade com o profissional, por essa razão gostariam que ele permanecesse. Segue, no interior do post, o texto de uma das alunas da Unisul que utilizam o ônibus, texto cujo título é "O resgate da ditadura".

36 comentários:

  1. O texto abaixo o texto:

    O resgate da ditadura

    Alguns podem achar loucura pensar que a ditadura ainda se faz presente nos dias de hoje, até porque seu “fim” se deu a mais de 20 anos, entretanto ela está presente, talvez não escancarada como no passado, mas suas características aparecem em algumas cidades com a posse de novos prefeitos.
    Uma dessas características da ditadura é a perseguição política, muito freqüente principalmente em pequenos municípios.
    Vemos líderes escolhidos pelo povo, prefeitos, vereadores, se preocupando em punir funcionários diretos da prefeitura ou de empresas terceirizadas que não os apoiaram durante o período eleitoral. Mas não vivemos em uma democracia? Não temos o direito de expressar nossa cidadania através do voto?
    A resposta para ambas as perguntas é: Sim!
    A Constituição Federal de 1988, a qual ainda vigora, é a mais democrática de toda história do Brasil. Nela percebemos a demonstração maior de nossas liberdades e de nossos direitos fundamentais e conseqüentemente na medida em que se fortalecem os direitos individuais e coletivos, maior é a obrigação do governo de produzir resultados que o legitimem junto á sociedade.
    Penso eu que nossos governantes desconhecem ou esquecem nossos direitos e suas obrigações, mas vale à pena lembrar-los. Também vale informar aos que não sabem, perseguição política é crime conforme artigo 18 da Lei n° 7347, de 24 de julho de 1985, Lei da Ação Civil Pública, a qual diz:
    “Nas ações de que trata esta lei, quando a ação for temerária ou for comprovada má-fé, finalidade de promoção pessoal ou perseguição política, haverá condenação da associação autora ou membro do Ministério Público ao pagamento de custas, emolumentos, despesas processuais, honorários periciais e advocatícios.”
    Os praticantes de atos com desvios de finalidade devem ser responsabilizados, até porque a característica basilar do Estado Democrático de Direito é que ninguém esta acima da lei.

    Joana Máximo Salvan – Aluna do 7º semestre de Relações Internacionais.

    ResponderExcluir
  2. Juci, obrigada por utilizar um de meus textos.
    Gostaria de esclarecer que o mesmo foi produzido já a algum tempo, na disciplina de Direito Constitucional, podes perceber que o mesmo é imparcial e apenas relata o que acontece em inúmeros municípios brasileiros, principalmente no nordeste, onde até o chamado coronelismo ainda existe.
    Realmente espero que não seja este o caso da nossa cidade.

    Mas o que minha colega relata é real e assustador, realmente ficamos aterrorizados com toda essa situação e nossos pais ainda mais ao saberem que ameaçaram atear fogo e até balear nosso onibus! Onde é que esse mundo vai parar?
    Queremos apenas que o responsável por essa tal ameaça e por toda essa confusão seja punido, para assim garantir a segurança do Rudmar, nosso antigo motorista, e mais ainda pela nossa que diariamente enfrentamos a BR 101 para nos locomover até a universidade.

    ResponderExcluir
  3. Ronaldo11:17:00

    Confesso que achei estranho esse post e mais ainda os comentários da aluna Joana, falando em ditadura. A secretária de Educação, o representante da União e eu fomos até o bairro Naspolini e entramos no ônibus para dar as devidas explicações que julgamos necessárias e merecedoras pelos alunos (quando uma outra secretária fez isso???). Um dia antes do início do ano letivo municipal recebemos ligações anônimas de um telefone público ameaçando que se não tirassem os motoristas Magalhães e Rudi, iriam balear e tocar fogo nos dois ônibus. Os advogados da União estiveram com o prefeito e queriam até cancelar o ano letivo, porém o prefeito chamou a Polícia Militar e pediu que os dois ônibus fossem escoltados e assim foi feito nos dias 14 e 15/02. Os motoristas não foram demitidos da União, apenas estão em outras rotas em outros municípios. Se fosse perseguição do prefeito, ele teria demitido no primeiro dia do ano, no entanto ele não mexeu em nenhum motorista, e por isso, as ameaças vieram. A secretaria de Educação apenas repassa o pagamento, mas quem contrata e paga os motoristas é a UNIÃO. O único e exclusivo motivo do afastamento deles, foram as ameaças, onde foi colocado em primeiro lugar, a segurança de todos, inclusive do próprio motorista. Se chega a acontecer um incêndio? Quem seria responsabilizado? A UNIÃO e a Prefeitura claro, pois sabiam que poderia acontecer. Esse ano de 2013 foi até trocado de carro onde podemos ver que é um ótimo veículo, confortável, com ar condicionado e continua ficando aberto para alunos que saem mais cedo das aulas descansarem. Se houve alguma perseguição, não foi nem da UNIÃO nem da Prefeitura, ao contrário, foi de alguém que resolveu fazer essas ameaças absurdas. A Secretaria está sempre a disposição para esclarecer qualquer dúvidas, pois estamos trabalhando com o lema “Respeito e Humildade” e queremos sempre zelar pelo bem dos alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem nada de estranho no post, os alunos me pediram para colocar no blog, achei conveniente fazê-lo porque é um problema que está aí, é real e muito grave. No entanto, não estou culpando ninguém de absolutamente nada, pelo contrário, está aí a oportunidade de esclarecer o fato, haja vista que os boatos circulam e as informações verdadeiras acabam se perdendo. De minha parte, penso que se houve ameaças desse teor, as atitudes tomadas pela administração e pela secretaria de educação foram coerentes, na medida em que o objetivo é a preservação da integridade dos alunos e do próprio motorista. Mas que o problema é grave, isso é indiscutível, no entanto, não vejo que seja um problema de ordem política (de perseguição ou coisa que o valha), é um problema de segurança e tanto os alunos quanto os pais devem estar, realmente, muito preocupados.

      Excluir
    2. O post não foi estranho, foi esclarecedor, porque a sua fala derrubou alguns boatos que já estavam circulando por aí e colocou as pessoas a par da situação.

      PS:quanto ao seu comentário sobre a secretária da educação, concordo. A Lene está tentando fazer tudo da maneira mais justa possível, verdade seja dita.

      Excluir
    3. Anônimo21:19:00

      Vai dar aula juci vai os alunos te adoram......

      Excluir
    4. Mas eu já faço isso e também sei que os alunos gostam de mim, o sentimento é recíproco. Só não vejo relação nenhuma entre uma coisa e outra...sou professora, mas também sou cidadã.

      Excluir
  4. Anônimo11:44:00

    Gostaríamos de pedir encarecidamente para o prefeito e vereadores reverem este assunto e que permitam a permanência do motorista Rudi.
    Vivemos em uma luta constante para um país sem preconceitos, sem discriminação. Lutamos com objetivos e durante a campanha foi lutado pela força jovem juntamente com o prefeito, então prefeito...somos nós jovens que lutamos junto com você que pedimos o retorno do motorista o qual foi criado um vínculo de amizade e respeito.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo18:28:00

    RUDI DE VOLTA!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo21:23:00

      é povinho vcs. tem que vim para cidade grande assim vcs iam ver como funciona realmente o transporte dos alunos, tão reclamando disso daquilo, se eu foce prefeito fazia ir tudo de onibus de linha .....vão estudar vão

      Excluir
    2. Anônimo12:54:00

      na cidade grande tem universidade perto, tem transporte público eficiente aqui não tem nada disso. e o povo tem mesmo que reivindicar por melhorias sempre.

      Excluir
  6. Anônimo03:31:00

    Transporte é pra ir estudar e não conversar com motorista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo12:57:00

      filosófico você! mas não colou. quem decide isso são os que usam o ônibus, no caso NÓS! é muito melhor ir com uma pessoa simpática, agradável, que está sempre sorrindo e de bom humor que passa uma energia positiva do que ir com um mal humorado. de amarga já basta a vida.

      Excluir
  7. Anônimo07:29:00

    Povinho?...esse povinho vota e daqui quatro anos vocês vão precisar e vamos lembrar muito bem dos que disseram o ano passado que este ano garantiam porque o prefeito é do partido...

    ResponderExcluir
  8. Anônimo08:42:00

    A secretaria de transporte, se foi relatado que ja sabem de onde veio a ameaça e quem a fez, pode ter sido uma brincadeira de muito mal gosto e após tal fato esclarecido,poderia existir a possibilidade da volta do motorista, já que segundo o prefeito após um mês os dois motoristas estariam devolta e tudo voltaria ao normal.De acordo que as investigações foram realizadas e obteve o objetivo.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo11:36:00

    RUDI DE VOLTA!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo12:58:00

    QUEREMOS O RUDI OU UMA EXPLICAÇÃO MAIS CONVINCENTE. SE ESTAMOS CORRENDO ALGUM RISCO PRECISAMOS SABER.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo12:59:00

    POVINHO? QUER DIZER QUE HOJE JÁ VIRAMOS POVINHO? ATÉ AGORA ERA TUDO PENSANDO NO POVO, AGORA ESSE POVO JÁ VIROU POVINHO.

    ResponderExcluir
  12. Robervaldo13:21:00

    Esse anonimo das 21:19 que mandou a juci ir dar aula deve ser um desocupado (a) vai tu trabalhar ou fazer alguma coisa de bom para a cidade tomara que tu não tenha filhos porque um dia eles vão crescer nessa cidade onde alguns tem uma mentalidade muito pequena ou seja pobre espiritualmente ainda fica zoando.Ah! acho que tu anonimo zoador deve ser um desses que ganha dinheirinho pobre ou roubado do sobra de capangas e freezer cheio de dinheiro.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo13:38:00

    melhor ser povinho do que ser gentinha...antes da eleição o povinho serviu para fortalecer o tema mudança, gente nova...agora o povinho não serve mais né, mas os anos passam e daqui 4 anos o povinho vai lembrar de tudo...

    ResponderExcluir
  14. Anônimo14:40:00

    quanta história, já queriam tirar ele desde o ano passado assim que terminou a eleição, devido a isso foi feito um abaixo assinado e falado com vereadores que dizeram que este ano o rudi iria permanecer, já que é o nosso motorista desde anos.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo15:28:00

    penso que a prefeitura deve garantir o transporte de qualidade oque vem fazendo.Agora ter de colocar o motorista que os alunos escolhem ja é demais. com tanto problema pra ser resolvido o povo da prefa tem de perder tempo com pecuinhas. Onibus de qualidade tem, e ainda mais gratis. Por isso como disse alguem: preocupen-se em estudar o resto deixa que a prefeitura resolva.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo17:42:00

    Não são os alunos que escolhem motorista não, quem falou essa asneira; quem manda nos motorista é a união, nem a prefeitura manda; axo que o Ronaldo falou grego, ta la bem explicado. Eita povo burro quando é do contra e não aceita nada. Se botassem fogo em voces ou parentes iriam gostar??????????????

    ResponderExcluir
  17. Anônimo09:05:00

    eita...calma gente, concerteza a secrettaria fez isso pensando na segurança diante de tal ameaça,vamos dar tempo ao tempo pode ser que um dia ele volte quando tudo isso terminar, quando a poeira abaixar e visto que as ameaças não proceguiram, quando a secretaria tiver a certeza que não estaremos mais em risco.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo11:13:00

    NÃO É COLOCAR O MOTORISTA QUE NÓS QUEREMOS NÃO. É SÓ DEIXAR QUEM JÁ ESTAVA COM A GENTE HÁ MUITOS ANOS. SÓ ISSO. É PEDIR DEMAIS?

    ResponderExcluir
  19. meu filho vai nesse onibus. é claro que se teve ameaça tem que tomar cuidado mesmo, não queremos arriscar a vida de nossos filhos, até aí tudo bem. só que ele me falou que já queriam tirar esse motorista desde ano passado depois da eleição e nesta epoca não tinha ameaça nenhuma. era só por causa de política mesmo. então agora fica a dúvida, será que é por causa de ameaça ou aproveitaram isso pra meter o motorista no meio e mandar ele pra outro lugar? é isso que nós queremos esclarecer. se foi por causa da ameaça e o rudi volta depois, tá tudo certo. agora se ele não voltar mais aí pode ter certeza que tem sujeira no meio. não estamos culpando ninguém e como o ronaldo falou a secretária da educação foi até no onibus pra dar satisfação coisa que a outra jamais ia fazer, ela gostava mesmo era de pisar nos outros, essa parece que é mais acessivel, a própria blogueira tá sempre elogiando ela. mas a secretária não tem muito poder pra decidir isso quem decide mesmo é o prefeito. então o que nós queremos saber é se teve ameaças mesmo porque isso ainda não foi provado é só um disse-me-disse, se foi então tá certo em esperar um pouco. é só isso que nós queremos saber e só por isso que nós pedimos pra ser colocado esse assunto no blog, pra esclarecer as dúvidas, não misturem esse assunto com política por favor, ninguém aqui tá reclamando por causa de política por causa de partido, eu mesmo votei no nado e até agora não me arrependi. uma coisa não tem nada a ver com outra, pelo que já ouvi aqui as pessoas estão misturando as coisas, acham que só quem tá reclamando é o povo do 15 e não é. eu também to interessado na verdade e jamais votei no 15. então não vamos misturar as coisas tá. a política agora só daqui 4 anos por enquanto vamos resolver os nossos problemas as claras que já tá de bom tamanho. um abraço.

    ResponderExcluir
  20. Ronaldo20:40:00

    Nem deveria estar escrevendo aqui, pois sou suspeito em falar sendo coordenador do transporte escolar, mas justamente escrevi para explicar os motivos que achei que já tinham ficado claro no dia em que fomos no ônibus. O Rudi não saiu ano passado pq o prefeito era outro, quem ameaçou queria q o Nado tirassem ele e o Magalhães. A ameaça existiu de verdade,a União possui até um BO, rastrearam e veio de um orelhão do Hospital São Roque. Mais uma vez repito, quem transferiu os dois motoristas foi a União e não a prefeitura. Os advogados da União estiveram no município e a empresa assim decidiu pois ficou com medo de ter alunos machucados e os ônibus destruidos. A União deixou claro que eles não voltam para Morro da Fumaça, pois se voltarem, as ameças voltam também. Eles não foram demitidos, apenas transferidos para outras rotas. Não tem nada a ver com política e nem com a Prefeitura, a decisão foi ÚNICA e EXCLUSIVA da empresa União. ~Todos eram e são amigos deles tanto quanto os alunos. Se alguém ainda ficou com alguma dúvida, por favor, procure a Secretaria de Educação na Prefeitura, estamos lá a disposição de todos.

    ResponderExcluir
  21. Obrigada pelo esclarecimento, Ronaldo.

    ResponderExcluir
  22. Anônimo13:46:00

    O fato dos alunos estarem pedindo que tragam o Rudi de volta, não é apenas por amizade ou qq outra coisa parecida. É por todos do "busão" saberem da responsabilidade q o Rudi tem c os alunos. Sou uma ex aluna da faculdade da Unisul, e em 4 anos e meio não vi um motorista tão responsável qto o Rudi..em momento algum colocou os alunos em risco. O trabalho dele é excelente e só por isso a indignação dos alunos.

    ResponderExcluir
  23. As pessoas reclamam de barriga cheia, se pararem pra analisar, o nosso município e o único município que possui transporte público e de muita qualidade e gratuíto, e ainda ficam reclamando que querem esse e aquele motorista, gente parem pra pensar, será que não estão se equivocando em reclamar do transporte escolar? voltem la a alguns anos atrás, lembram como eram o nosso transporte antes de ser colocado a união? Parem e pensem. Juci gostaria que praticasse a democracia e postasse o meu comentario

    ResponderExcluir
  24. Anônimo12:18:00

    a indignação dos alunos sempre vai ser refletida diante de tanta injustiça, isso é vergonhoso prejudicar funcionários de empresa tercierizada por causa...enfim...para bom entendedor meia palavras basta.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo12:28:00

    As pessoas devem ser selecionadas pelo profissionalismo. O Rudi sempre foi um profissional que ninguém pode reclamar, responsável.

    ResponderExcluir
  26. Anônimo20:31:00

    Falando em transporte, cadê aquelas pessoas q criticaram o cara lá responsavel pelo transporte escolar? De que o transporte iria piorar em MF e que nao daria conta do recado? Pelo que pude ver, o atendimento na educação mudou 100%, todos atendem todas as pessoas e com respeito. precisei do ônibus e fui prontamente atendido. Ponto para Educação de MF!

    ResponderExcluir
  27. Anônimo18:46:00

    pena que em otras areas continua o empreguismo de sempre. so entra quem tem cunha.

    ResponderExcluir
  28. Anônimo19:44:00

    olá pessoal, analisando os pró e os contra cheguei a uma conclusão, foi uma ameaça? foi sim, mais se ja queriam tirar bem antes, então os ameaçadores, vem da linhagem de quem queria tirar bem antes, como resolver o problema? coloca o rude no onibus, e enxe de jagunço, e ai vai surpriender os ameaçadores, que com serteza tambem são jagunço, ai mordida de cobra se cura com veneno de cobra;resolvido

    ResponderExcluir