Constituição brasileira de 1988 -

Art. 220º A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

FALA FUMAÇA

A liberdade de expressão, conquistada com muita luta, pelos que vieram antes de nós, impulsionou-me a criar este blog, um espaço para discussões, debates, reclamações, elogios...
Hoje, nós temos a liberdade de expressar o que pensamos, sem represálias.






sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

REAJUSTE SALARIAL

No dia 10 de janeiro o Ministério da Educação anunciou o novo piso salarial dos professores. O reajuste é de quase 8% e será pago em fevereiro. Portanto, neste mês veremos uma pequena diferença na folha de pagamento (é o que esperamos!).
8% é um reajuste irrisório, levando em conta os baixos salários do magistério, e mais, levando em conta que os senhores deputados catarinenses aprovaram um reajuste de 79% e passaram a receber mais de R$ 4.000,00 só de auxílio- moradia (Edison Andrino foi o único que se recusou a receber o benefício).

24 comentários:

  1. Fiz o comparativo com o auxílio-moradia dos nobres deputados só para termos ciência das migalhas que nos oferecem. No entanto, são migalhas das quais não podemos abrir mão em hipótese alguma. E se tivéssemos um sindicato atuante, que interagisse com os professores, estaríamos melhor amparados, como não temos, só resta a nossa união a fim de fazer valer nossos direitos. A propósito, falando em sindicato, ano que vem haverá eleição e, caso não haja a mesma opressão que houve na última, estaremos colocando uma chapa na disputa, portanto, peço aos interessados que se associem ao sindicato para que possam votar e até mesmo participar da chapa, é bom termos pessoas mais esclarecidas, pois estas, não se deixam intimidar com ameaças.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo21:28:00

    Concordo Juci vamos todos nos filiar para criar um sindicato de verdade pois este ai só existe no papel. Eu aproveito este espaço e pergunto a Senhora Presidente do Sindicato se nós vamos receber os 8% que é de direito neste mês. Fale para nós esse é o seu papel SENHORA PRESIDENTE

    ResponderExcluir
  3. Anônimo21:32:00

    Pelo o que eu fiquei sabendo o Prefeito anterior não pagou nem a parte que compete a Prefeitura do nosso INSS. Deixou para esse as recisões e os encargos todos e mais uma divida de mais de 7 milhões. E o atual prefeito esta botando um monte de gente onde a folha ta acima dos 54% permitido. Sera que vamos ter nosso reajuste é de direito mas................será que vão honrar. Estou apostando

    ResponderExcluir
  4. Anônimo20:30:00

    Vai faltar sala nas escolas pra tanta especialista,ajudantes, secretarias e adjuntas. Vão ter que tirar aluno pra colocar esta gente nas escolas.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo23:53:00

    Inicio das aulas e onibus da uniao sendo escoltados pela policia na Fumaça? meu Deus. Atentados ou ameaça politica? Onibus cheio de crianças, que absurdo.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo15:07:00

    Calma pessoal. O nado admitiu muito pouca gente, a folha esta inchada desde o ano passado e agora ele vai Demitir SIM, para poder se enquadrar a lei.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo18:15:00

    KKK 7 milhões de dívida? Nossa, quanta desinformação. Esse valor é da Içara pois a Fumaça está em 2 milhões. Não exagerem, podem criticar a vontade, só não falem bobagens. E se tem especialista, ajudantes e secretárias nas salas é porque estavam todas numa sala (casa do conselho tutelar) sem fazer nada e como são efetivas, foram pras escolas trabalharem.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo21:47:00

    QUEM VÊ PENSA QUE É BEM INFORMADA KKKKKKKKKKK VC SABE QUANTAS ESPECIALISTAS FORAM CONTRATADAS? CLARO QUE NÃO SABE MAS FICA AÍ FALANDO COMO SE SOUBESSE DE TUDO. VAI SE INFORMAR PRIMEIRO PRA DEPOIS QUERER VIR PRA CÁ DAR UMA DE SABE TUDO.

    ResponderExcluir
  9. PARABÉNS A NOVA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO E SUA EQUIPE. AGORA SIM SOMOS TRATADOS COM REPEITO E HUMILDADE. ATE O CLIMA TA MAIS LEVE LA EM CIMA. ACERTARAM EM CHEIO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falando em humildade, essa foi uma característica bem visível na primeira reunião do ano. Tanto o prefeito quanto a secretária de educação fizeram questão de recepcionar bem os professores, de deixar claro que desavenças políticas estarão à margem durante essa administração e que a única bandeira é a educação de Morro da Fumaça. Foi um encontro descontraído em que todos os presentes se sentiram bem. Diferente do primeiro encontro, da outra administração, em que a "vitória" foi esfregada na cara dos presentes, inclusive, cantaram a música "campeão, vencedor", lembram? O lema naquela reunião foi HUMILHAR e, desta vez, não. Desta vez, todos, sem exceção, foram tratados com o maior respeito.

      Excluir
  10. Anônimo19:02:00

    SOUBE QUE ALGUMAS ESPECIALISTAS NÃO QUERER TIRAR A BUNDA DA CADEIRA DO CIAE PARA ATENDER NAS ESCOLAS. QUE ABSURDO QUEREM CONTINUAR A VIDINHA MANSA QUE TINHAM E FICAR FOFOCANDO DA VIDA ALHEIA. ISSO SIM É VERGONHA QUEM É EFETIVA A MAIS TEMPO DEVERIA DAR EXEMPLO E NÃO SER A PRIMEIRA A QUERER FICAR SEM FAZER NADA.NÓS PROFESSORAS PRECISAMOS DE AJUDA COM NOSSOS ALUNOS, COM OS PROJETOS E PLANEJAMENTOS. POR FAVOR VENHAM ATÉ A ESCOLA NOS AUXILIAR AFINAL FOI E É PRA ISSO QUE VOCES SÃO CONTRATADAS.

    ResponderExcluir
  11. Acho cedo para críticas, o Nado mal começou a trabalhar e, sinceramente, gostei bastante do que vi até agora. Não é porque votei no outro candidato que vou criticar tudo o que ele fizer, definitivamente, essa não é atitude de pessoas sensatas. Ele indicou uma excelente pessoa para a secretaria de educação, a Lene tem senso de justiça e jamais prejudicará quem quer que seja por questões partidárias, ela estará sempre ao lado dos professores, tenho certeza disso. Inclusive, quem está mais ou menos informado, deve saber que ela já tomou algumas atitudes bem inteligentes. Acredito que quando nossos representantes, independentes de partido político, fizerem "lambança", temos o direito/dever de criticar, mas quando atuam de maneira coerente, pensando no bem da coletividade, é importante reconhecermos isso. Eu reconheço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soube que a Margarida descobriu um erro na tabela que a Marcia fez. O salário dos professores em vez de aumentar letras diminuiu. Mas a tabela que ela fez para as especialistas ficou certinha.
      Ela fez de tudo pra entrar até aumentar o salário das especialistas bem certinho ela aumentou.

      Excluir
    2. Margarida20:46:00

      O erro se encontra na passagem do nível 4 (graduação) para o nível 5 (pós graduação). Em vez de aumentar 2% que é o aumento dado de uma letra para a outra,o valor diminui, ou seja desde janeiro de 2012 nós estamos tendo uma boa perda salarial.

      Excluir
    3. Anônimo20:44:00

      E CADÊ O SINDICATO PRA REIVINDICAR ISSO? PAGAMOS ESSA PORCARIA PRA QUE?

      Excluir
  12. Anônimo20:38:00

    Tambem acredito na competencia da nova secretaria da educaçao e penso que ela colocará a casa em ordem. Valorizando os professores e reorganizando as atividades e tarefas das especialistas que ainda não trabalham nas escolas. Falo isso porque com a psicologa e psicopedagoga nas escolas as coisas estão andando bem,e se as coordenadoras e gestoras tbm viessem seria otimo, pois iriam nos auxiliar em sala de aula, nos projetos, planejamentos. Estou torcendo p que isso aconteça, não tem cabimento elas ficarem somente dentro de uma sala esperando ser chamadas por alguma professora ou diretora. venham nos ajudar que ficaremos muito contentes.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo19:23:00

    O Prefeito de Cocal do Sul vai repassar o reajuste aos professores e o de Morro da Fumaça. Alo Sindicato é o seu papel. Vamos nos mexer pois ele esta botando um monte de gente e o nosso reajuste ninguem fala

    ResponderExcluir
  14. Anônimo20:09:00

    Olá Juci,

    Eu sei que você tem seus compromissos, mas está demorando muito para atualizar seu blog, assim perdemos a vontade de entrar nele...

    ResponderExcluir
  15. Está demorando mesmo, concordo, mas acredito que até essa bendita eleição da cooperativa, não há outro assunto que chame a atenção, estou esperando passar essa data pra depois atualizar. E além disso, nesses últimos dias, tenho ficado meio distante mesmo, é que vou marcar a defesa da minha dissertação esta semana e estou a todo vapor, arrumando os últimos detalhes...isso está consumindo o meu tempo. De qualquer forma, obrigada pelo toque, vou fazer o possível pra atualizar o blog com mais frequência.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo23:43:00

    Aumento? Onde? Cadê? Quando? Quanto?? Não veio....

    ResponderExcluir
  17. Anônimo19:33:00

    Nossa secretária é simpática, mas vai tocar a música deles. Alguém tem alguma duvida?

    ResponderExcluir
  18. Anônimo17:50:00

    Com certeza 19:33 ela vai ler a cartilha do homem .Nada poderá fazer aumento nem pensar

    ResponderExcluir
  19. Anônimo17:52:00

    cadê o nosso aumento? e eu soube de uma coisa, não sei se é verdade, eu soube que entraram com um projeto na câmara pra tirar a regencia de classe dos professores. mas eu não acredito nisso, não mesmo. deve ser só fofoca porque o Nado não ia permitir isso.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo12:14:00

    tem alguem na área para me dizer quantos mes de filiado tem que ter para participar da chapa do sindicato? quem sabe alguma coisa sobre o assunto, se ouver interesse me procure eu quero mudança, no sindicato, agora ta na hora

    ResponderExcluir