Constituição brasileira de 1988 -

Art. 220º A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

FALA FUMAÇA

A liberdade de expressão, conquistada com muita luta, pelos que vieram antes de nós, impulsionou-me a criar este blog, um espaço para discussões, debates, reclamações, elogios...
Hoje, nós temos a liberdade de expressar o que pensamos, sem represálias.






terça-feira, 21 de dezembro de 2010

IDEB: falseamento da realidade



O IDEB funciona como um "termômetro"de qualidade das escolas. No entanto, é interessante sabermos como isso funciona, porque enganar as pessoas com estatísticas é muito fácil. A realidade, porém, é infinitamente pior que os números apresentados à população e quem faz parte da educação sabe disso. O IDEB é calculado com base na nota obtida pelos alunos na Prova Brasil (que aliás, é questionável em sua qualidade) e nos índices de reprovação. Ou seja, basta que a escola aprove os alunos para que a nota do IDEB melhore consideravelmente. Por isso, hoje, temos alunos nas séries finais do Ensino Fundamental (5 a 8 séries) que são analfabetos funcionais. Dito de outro modo: a educação está sucateada, mas mascarada por números que não condizem com a realidade dos nossos alunos. Sinto-me envergonhada diante da sociedade quando falam coisas do tipo "a nossa educação é de qualidade, a nota do IDEB aumentou". Mentira! A nota do IDEB realmente aumentou, mas a educação não é de qualidade! Os problemas por que passamos são vários e me preocupa muito essa dedicação em subir nas estatísticas e deixar de lado o que, realmente, tem importância que é a qualidade no ensino. E eu, como professora, posso garantir que isso está faltando em Morro da Fumaça. Aumentamos nas estatísticas, mas na melhora efetiva da educação, não! Pelo contrário, está pior a cada ano.

19 comentários:

  1. Discurso assinado pela secretária da educação no site http://fumacinha.com.br/fumacinha/index.asp
    e alguns grifos meus:

    "Assim ,como comprova (??) desse crescimento, são os resultados divuldados pelo MEC ressentemente (NÃO SERIA RECENTEMENTE?).Os resultados foram positivos para o município de Morro da Fumaça. A educação do municipio alcançou indices excelentes.[...]A melhora no Ideb das escolas municipais de Morro da Fumaça significa um avanço de fundamental importancia pois, os indicadores de 2007 sinalizavam uma educação deficiênte ( AGORA TEM ACENTO?) com poucos investimentos (POUCOS INVESTIMENTOS? PELO QUE ME LEMBRO GANHÁVAMOS MAIS DO QUE AGORA E HAVIA MANUTENÇÃO DAS ESCOLAS, AS SALAS DE INFORMÁTICA FUNCIONAVAM MUITO BEM, A MERENDA ERA BOA COMO A DE HOJE, ENFIM...A DIFERENÇA DE ANTES E AGORA É QUE ANTES O PROFESSOR ERA VALORIZADO E AGORA NÃO TEM VALOR NENHUM)

    ResponderExcluir
  2. Sugiro à gestão anterior que registre B.O por calúnia e difamação...

    ResponderExcluir
  3. Quero esclarecer que não culpo a educação de Morro da Fumaça por causa do IDEB, essa é uma falha do sistema educacional brasileiro, entretanto, causa-me espanto que educadores (conhecendo a nossa realidade), tentem ludibriar o povo com uma estatística pra lá de questionável.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo00:19:00

    é verdade estão caluniando a gestão anterior. quem disse que os investimentos na educação eram precários? provem!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo00:21:00

    eu juro que nao sabia que o ideb funcionava assim.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo18:58:00

    Se realmente fosse feita uma avaliação da Educação, o que daria como resultado seria o seguinte:
    -Queda no numero de aluns matriculados na rede municipal(em relação a administração anterior).
    -Mais problemas com alunos, fora da escola, rebeldes, conselho tutelar, analfabetos.
    -Maior número de alunos que não sabem ler e escrever e progridem de série.
    -Maior numero de professores desmotivados, descompromissados.
    -Mais escolas pixadas, sujas, quebradas.
    -Maioir número de B.O registrados por diretores contra alunos professores.
    -Maior rejeição da Secretária de Educação.(Os profissionais tem vergonha de ter uma representante como esta.
    -Maior descaso com a classe, principalmente com a Comissão.
    -Menor salario pago aos funcionarios
    -Maior cara de pau em mentir e inventar.
    Maior equipe de coorednadoras e assessseras e pior atendimento e visitas aos professores.
    -Maior vergonha em comprar um premio e colocar na imprensa como gestor nota 10.
    -Pior atendimento por parte da secretaria.
    -Maior politicagem na educação.
    -Pior Caos na educação municipal desde que foi criada as escolas municipais.
    Melhor teatro de todos os tempos de faz de conta que tudo é perfeitoe que todos se adoram

    ResponderExcluir
  7. Anônimo22:11:00

    Verdade! Assino embaixo de tudo que disseram aí em cima. Tá uma vergonha! Tudo está pior, não é só a educação, mas a saúde e a própria limpeza da cidade que está uma imundície. Buracos nas estradas, escolas com vidros quebrados ( e olha que eu vejo só de longe), tá um verdadeiro caos. quem eles pensam que estão enganado com esse papinho furado?

    ResponderExcluir
  8. Anônimo22:12:00

    então quer dizer que passam alunos que não sabe nada só pra aumentar a tal nota do Ideb? nao acredito que eles tem coragem de fazer isso! Pouca vergonha!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo22:13:00

    e quem é o cara de pau que tem a coragem de dizer que a educação está muito melhor?

    ResponderExcluir
  10. Anônimo22:13:00

    caro colega do comentario aí de cima, você tem certeza que não sabe quem é o(a) cara de pau? Eu sei.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo22:15:00

    eu, como professora, peço para quem quiser se certificar para que vá até a delegacia e verifique os boletins de ocorrências envolvendo as escolas. Façam isso e por aí vocês tirem suas próprias conclusões.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo22:17:00

    a questão aqui não é falar mal da secretária, nem do prefeito, mas de verificar a quantas anda a educação na Fumaça e depois de tudo que li aqui neste blog, não sei nem o que pensar. Se tudo isso que a blogueira colocou e as pessoas estão concordando for verdade, precisamos tomar providências, por que são os nossos filhos que estão lá dentro dessas escolas. e nós, pais, devemos nos interar do assunto.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo22:20:00

    pois é, enquanto os pais ficarem lendo o Folha da Fumaça e acreditando em tudo o que dizem lá, os filhos estão sendo prejudicados nas escolas com uma preocupação tão grande com nota do Ideb (que inclusive o próprio professor da sala pode conduzir o aluno a responder certo) e não dando importância a educação de qualidade, mas aquela educação de qualidade de verdade.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo22:21:00

    Meu Deus! Isso tudo que li é muito grave. Eu nãoa credito que chegaram a este ponto.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo22:29:00

    Jesus Cristo, socorro!

    ResponderExcluir
  16. Anônimo22:30:00

    as escolas foram tão depredadas nestes dois anos que já precisam serem reformadas.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo22:31:00

    mas em compensação a nota do ideb aumentou kkkkkkk

    ResponderExcluir
  18. Anônimo22:32:00

    quem tá pensando em educar os alunos? daqui dois anos eles saem. o que eles querem é fazer história, mas será que ainda não se tocaram que já estão fazendo história como a pior gestão dos ultimos tempos?

    ResponderExcluir
  19. Anônimo21:58:00

    eu sou professora das séries inicias e sei que essa história de ideb é uma fraude daquelas, coisa pra enganar nao sei quem. os nossos alunos estão péssimos, mal sabemm ler e escrever e mal sabem fazer continhas simples. tá um caos mesmo e se os pais quiserem , saber, vao até as escolas e comecem a participar da vida escolar de seus filhos pra verem que a coisa é muito, mas muito séries mesmo.

    ResponderExcluir