Constituição brasileira de 1988 -

Art. 220º A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

FALA FUMAÇA

A liberdade de expressão, conquistada com muita luta, pelos que vieram antes de nós, impulsionou-me a criar este blog, um espaço para discussões, debates, reclamações, elogios...
Hoje, nós temos a liberdade de expressar o que pensamos, sem represálias.






quarta-feira, 27 de junho de 2012

RENOVAR

Alguém fez o seguinte comentário:
"falam tanto em renovação e colocam como candidato o Claudio? como assim? não entendi que renovação é essa?"

Você não entendeu que renovação é essa, simplesmente, porque não sabe o significado da palavra renovação. Vamos ao dicionário esclarecer isso?
Renovar:
1. Tornar novo; melhorar.
2. Consertar.
3. Recomeçar; repetir.
4. Substituir por coisa melhor.
5. Dar o aspecto de novo a.
6. Trazer novamente à lembrança.
7. Excitar de novo.
8. Renovar sofrimentos.
9. Rebentar ou desabrochar de novo (os vegetais).
10. Reaparecer; suceder-se.
11. Rejuvenescer.
12. Repetir-se.
13. Aparecer de novo.
Diante disso, voltemos à questão: O que significa renovar? É trocar por outro? Não necessariamente. 
O mesmo, o anterior, esse pode renovar sim! Ele pode APARECER DE NOVO, RECOMEÇAR, CONSERTAR, MELHORAR...

87 comentários:

  1. Anônimo00:17:00

    RENOVAR

    ENQUANTO NUMA TRIBO VIVEM OS MESMOS CACIQUES, NAO PODE HAVER MUDANCAS. SO QUANDO OS CACIQUES SAO MODIFICADOS É QUE PODERÁ HAVER MUDANÇAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo e discordo. Sempre acreditei (e continuo acreditando nisso, de que é interessante novas ideias), mas aqui em Morro da Fumaça, na última eleição, colocaram alguns jovens com o discurso de renovação,de mudanças,sangue novo...e no que deu? Foi uma decepção.

      Excluir
  2. Anônimo00:25:00

    Chapa Renovação

    Tinto, Caio Pellegrin, Laurinho, Otavio Naspolini, Valdir Costa, Tacuia, Téio, Luizinho dos Santos, Zezo Maragno, Danda, Ademar Bertan, Marci Sartor, Claudio, Mundi...

    Como falar em renovação com uma legenda destas minha amiga.... é uma perpetuação do poder... e da desgraça...

    Socorro]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas nesse caso, por que ninguém mais se habilita a fazer parte da política? E o pior, quando alguém se propõe,ninguém vota, acabam elegendo os mesmos (e vamos combinar que na câmara de vereadores temos uns "dinossauros"). Vou exemplificar, a Margarida se candidatou na última eleição, ela é uma pessoa maravilhosa, justa, honesta, não é politiqueira, teria sido uma excelente vereadora, mas quem votou nela?? Nem os professores, cuja classe, teria uma representante.

      Excluir
    2. Anônimo19:13:00

      kkkk a margarida quem é kkkkkkkkkkk

      Excluir
  3. E tudo o que precisamos, na atual conjuntura, é de alguém que CONSERTE, que MELHORE essa porcaria de administração que (des)governou Morro da Fumaça nos últimos quatro anos. Ou seja, alguém que RENOVE.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo13:23:00

    so um SALVARO para consertar MORRO DA FUMAÇA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo16:37:00

      e ele vai de novo, mais 4 anos pra Cri melhorar mais ainda....

      Excluir
  5. Anônimo18:32:00

    axo que quem não entende o verdadeiro significado da palavra RENOVAÇÃO é voce cara amiga. visto que REPETIR-SE nada tem a ver com coisa nova, com renovação. agora RENOVAR SOFRIMENTO seria a palavra que mais cabe nesta chapa, voltar ao passado, submeter-se, atrasar-se, limitar ... e se falam tanto da atualidade que tem na administração sempre as mesmas caras, porque insistem em querer um candidato que ja é figurinha carimbada? e ainda insistem em nos meter guela baixo que esta chapa é da renovação. joaquin, calita, mundi, toni pelegrin, pinho, tinto estes são os novos?
    por favor não ha como defender essa barbaridade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os sentidos da palavra RENOVAR estão ai, cada um usa como lhe for conveniente.Mas que ela não tem um único sentido, isso não tem. E quanto aos "novos" da política, o que dizer do Ademar Bertan, do Luizinho, Tacuia...??

      Excluir
    2. Anônimo11:56:00

      Juci é que você só ve os problemas dos candidatos do partido que não te interessa
      o Claudio já teve sua oportunidade o que fez?
      por favor vamos dizer as coisas com a razão e não com o coração

      Excluir
    3. Engano seu, se você tivesse participado da luta dos professores esses últimos anos, teria notado que critiquei TODOS os que foram contra nós, sem distinção de partido.

      Excluir
  6. Ronaldo19:31:00

    O Blog deveria ficar neutro na política. Apenas lançar um assunto e deixar o povo escrever e não de cara defender a candidatura do Claudio. Cadê a democracia? Porque o blog tenta influenciar o eleitor criticando o atual e botando o Claudio no altar? Ele teve 8 anos e não renovou nada.Tentou na ultima eleição e o povo não quis, agora quer o poder de novo, ou seja, quer se aposentar na política. Com certeza se eleito for vai levar toda a panela dele de novo para dentro da prefeitura. Os dois candidatos são de desanimar o eleitor. Não se ve esperança de uma Fumaça crescer nos próximos 4 anos. Estamos ferrados. Por isso, voto NULO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaldo, democracia é diferente de nulidade. Sou cidadã e tenho opinião, assim como todos vocês. Eu tenho uma posição política e não vejo problema nenhum em falar sobre ela, até porque, creio que isso não seja novidade pra ninguém. Você também tem a sua opinião, não tem? Ela está aí, publicada. Por que não posso publicar o que eu penso? Isso não significa que eu não vá publicar uma opinião diferente da minha. Publico todas as opiniões (desde que não denigram a vida pessoal de ninguém), as de quem é favor do Cláudio, as de quem é a favor do Aguinaldo e as de quem, assim como você, é contra os dois e vota nulo.. Isso, colega, é a democracia. Quanto ao blog influenciar as pessoas, não creio que eu tenha todo esse poder de persuasão a ponto de mudar o ponto de vista de alguém.

      Excluir
  7. Anônimo20:32:00

    JUCI será que a MARGARIDA quando vice muinto dinheiro na frente dela não iria se coromper? eu sei que ela é uma pessoa com todo caráter que voc citou mas tem gente honesta e quando ve dinheiro asseita uns troquinho pra acinar já pega e assina e nem le, não importa quem vai ser prejudicado.EU vou fazer voc lembrar algo!estas lembrada dos veriadores que não assinaram o primeiro concurso porque éra diabolico, e depois concordaram porque? que depois fiseram um reunião as excomdida com um sol de mais de 30 graus e em hora que os prof... não estavam lá,querida isto só aconteceu por dinheiro!oque éra diabolico passou a ser de DEUS,e não foi só um não querida, foram todos aqueles que estavam do lado do pref... e agora um quer ser pref..outro que falou tando do nado é ovice é ai que entra o caráter tudo por dinheiro!e o povo que cidane,cem saude ,cem uma boa escola,cem bons proficionais nos postos de daude cem uma boa merenda, juci sabes que vem verba pra merenda pra quem acompanha afas mas elas não ganham merenda levam de casa cada semana é uma tu não faz ideia do dinheiro deviado,e tem uma porcentagem bem alta e não podemos provar pois são recebida com nota eletrônica,mas depois vem oretorno da impressa!nem pressiza ser inteligente pra saber que é muinto dinhe... desv... poiz não fez nada onde tá agrana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com tudo o que você disse, inclusive a parte do vereador (Ademar Bertan) que, num primeiro momento, fez um discurso contundente contra o projeto e depois, votou a favor dele. Mas nem todos se deixam corromper e tenho certeza, a Margarida é uma dessas pessoas.

      Excluir
  8. Anônimo22:22:00

    Gostaria que alguém me dissesse o que o Aguinaldo Maccari fez quando foi vereador. Ele apoiou os professores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo23:54:00

      DE CERTO AGORA ELE VAI AJUDAR A CRIAR UM CARGO DE PSICOPEDAGOGA PRA AUMENTAR O CABIDE DE EMPREGO, PORQUE A ÚNICA VAGA QUE TINHA FOI PREENCHIDA PELA RENATA E TODOS NÓS SABEMOS QUE NÃO TEM NECESSIDADE NENHUMA DE MAIS UMA PSICO. PRECISAMOS É DE UMA FONO. QUERO VER O QUE OS VEREADORES, EM VÉSPERAS DE ELEIÇÃO VÃO FAZER NESSE CASO.ESTAMOS DE OLHO.

      Excluir
  9. Anônimo22:50:00

    A SAÚDE ESTÁ DE MAL A PIOR NEM AS VACINAS DA GRIPE PARA OS CRÔNICOS TEM NOS POSTOS DE SAÚDE,E O MAU ATENDIMENTO DAS ENFERMEIRAS NOS POSTOS DOS BAIRROS FAZEM A GENTE DE BOBOS FICAR HORAS ESPERANDO NA FILA E DEPOIS VEM NOS ATENDER BEM MAU HUMORADAS SE NÃO GOSTA DO QUE FAZ DA A VAGA PARA QUEM QUER TRABALHAR.CADÊ A SECRETARIA DA SAÙDE QUE NÂO VÊ ISSO.ABSURDO.COITADO DE NOS QUE PRECISAMOS DOS POSTOS DE SAÚDE E NÃO PODEMOS TER UM BOM PLANO DE SAÚDE.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo23:07:00

    Olha Juci, lendo esses comentários não posso deixar de concordar com o Ronaldo,infelizmente não são nenhum pouco agradáveis esses dois candidatos realmente é revoltante a falta de opção do PMDB,mas se votarmos no galo continuará tudo no mesmo, o que fazer? a não ser que o seu cláudio renove tudo principalmente a educação e saúde e em seguida a câmara de vereadores POR FAVOR!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. É isso que esperamos que aconteça, né? A mudança (pra melhor, claro!) na saúde e na educação, que estão caóticas, vai depender do Cláudio ou de quem ganhar a eleição, já a câmara de vereadores só depende do povo, porque quem coloca os vereadores lá, somos nós.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo23:26:00

    viram o jornal nasional, atira fuqueti agora galo cego!viste oque aprovaram no congreso?quero ver tu impedir O CLAUDIO!cambada do pp chupa qué de uva akkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  13. Anônimo23:33:00

    OLHA, EU SOU PROFESSORA E PRA MIM, O MELHOR PREFEITO PRA EDUCAÇÃO FOI O SEU CLÁUDIO. NÃO PENSEM QUE EU FALO ISSO PORQUE TINHA CARGO DE CONFIANÇA. EU NÃO TINHA! SEMPRE ESTIVE EM SALA DE AULA, MAS LEMBRO BEM DE QUANDO ELE ERA PREFEITO, NÓS ÉRAMOS RESPEITADOS E O MAIOR AUMENTO QUE TIVEMOS FOI NA GESTÃO DELE.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo23:42:00

    OS MUNICIPIOS POR AÍ FIZERAM PARCERIAS COM CLÍNICAS E TROUXERAM AS VACINAS PRA IMUNIZAR A POPULAÇÃO, E AQUI NA FUMAÇA, O QUE FOI FEITO? AS ESCOLAS CHEIAS DE ALUNOS, É UM RISCO PRA ELES E PROS PROFESSORES. MAS QUEM SE IMPORTA COM ISSO?

    ResponderExcluir
  15. Anônimo23:57:00

    o que deu no jornal nacional? o que queriam fazer com o seu cláudio? nos coloque a par do assunto.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo07:04:00

    Ele podeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee ser o candidato sim. Abra o site do jornal nacional.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo07:52:00

    Candidatos a prefeito e vice. Cláudio Vascocelos e Cinara de Rochi. Aguinaldo e .....
    poderiam me dizer quem é o vice? Obrigado

    ResponderExcluir
  18. Anônimo08:35:00

    foi cassado kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  19. Ronaldo17:13:00

    O Jornal Nacional noticiou ontem que os candidatos que tiveram contas reprovadas em gestões anteriores podem agora concorerem nas eleições sem problemas. No caso do Claudio, ele teve contas reprovadas em um ano,quando foi prefeito. Mas o TSE ontem aprovou a candidatura dos fichas sujas também, como disse o Bonner no JN. Portanto ele pode ser candidato sem nenhum problema com a justiça eleitoral. Torno a dizer, os dois candidatos não nos traz esperanças de anos melhores. Merecíamos um novo nome, sangue novo, idéis novas e arrojadas, ou viveremos eternamente na esperança de dias melhores. Gostei do nome lançado no facebook: Paulo Espíndola. Quem sabe na próxima entre gente tipo ele.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo17:24:00

    Claudio vence a eleição e traz de volta todo o povo que ta trabalhando na Pref da Içara, e coloca todos os seus apadrinhados politicos novamente na prefa, diferença agora que ela esta reformada pelo tal prefeitinho ruim, Claudinho ficou 8 aninhos la e sequer notou esta necessidade do predio. axo que tava esperando que caisse na cabeça de alguem. kkk

    ResponderExcluir
  21. Anônimo18:25:00

    EM COMPENSAÇÃO VALORIZOU A EDUCAÇÃO E PROPORCIONOU SAÚDE DE QUALIDADE PARA O POVO, COISA QUE ESSE PREFEITO NÃO FEZ. E AGORA CADA UM VEJA O QUE É MELHOR PRA CIDADE, SE É TER UMA PREFEITURA REFORMADA, SE BOBEAR COM EMPRÉSTIMO QUE FICARÁ PRO PRÓXIMO PREFEITO PAGAR, OU SE É TER EDUCAÇÃO E SAÚDE DE QUALIDADE. EU SEMPRE DIGO MINHA GENTE, O PP GOVERNA PROS RICOS, SEMPRE FOI ASSIM AQUI NA FUMAÇA. E O PMDB PROS POBRES.

    ResponderExcluir
  22. Anônimo19:30:00

    RONALDO que hora vc sai do seviço?já sei 6 oras vc trabalhou com muinta dor e fébre mas deu para continuar até compr... os horas!agora vc quer ir ao médico,onde vc vai?á no hospital, mas vc tomou um anti termico e não tem mais febre,e agora eles não vão atender!mas quando terminar o efeito do remédio voltou a fébre vai ao posto de saúde e da com a cara na porta,poque até isto os sangue novo tiraram que funcionava até as 23/30 horas cem fechar aos finais de semana pois o posto cetral,não pode feichar,pode falar qrem quezer mas pref.. igual ao CLAUDIO nós munca tivemos sabe falar,sabe onde ir para conseguir o que precisar,votar nulo é covardia,hoje estamos criticando porque votamos no taza se vc nular não pode falar nada, e nós cida does fumasence,queremos uma cidade onde ajá trabalho pois os jovem que vão estudar fora não valtam mais fazer o que aqui!no dia do ultimo comicio do (BALTAZAR) ele encima do balco citou o dia 7 de setembro assim ele falou viram guantas criaças defilaram na marcha da independencia oque será desas crianças nesta cidade que não tem uma industria eu vou trazer ind...para nosso munic...quedele onde elas estão localizada podes medizer senhor, BALTAZAR?cho que não é só eu que tenho uma memoria de leão tudo oque prometeste.estão guardado a7 chaves!

    ResponderExcluir
  23. Anônimo19:37:00

    sei que os alguns acentos caíram com a nova ortografia, mas as palavras mudaram as sílabas? "axo" não é "acho"? e por falar em "acho", tenho "certeza" que o Claudio e a Cinara serão ótimos líderes para nossa cidade. Não precisava de tantos ´papéis e hora marcada pra se falar com os secretários, era no telefone,era na simpatia.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo19:46:00

    Olhem só na gestão passada tinha uma psicopedagoga de 20 horas, hoje com o mesmo numero de escola e de salas e de alunos tem 03 de 40 horas e querem colocar mais uma. PALHAÇADA

    ResponderExcluir
  25. Anônimo20:33:00

    A saúde ta uma porcaria postos sendo super mal atendido, profissionais impedindo paciente de usar o banheiro para ter uso próprio, receitas que não estão sendo liberados que dizer agora que tem que falta um dia de serviço perde premio e produção pra ir buscar uma receita sendo que um vizinho poderia pegar como antes, profissional da saúde indo com decote e barriga aparecendo. Isso é uma vergonha em uma unidade de saude ne.

    ResponderExcluir
  26. Anônimo21:21:00

    e ficam cantando vantagem porque reformaram a prefa? claro, é o lugar onde eles ficam, né. os postos de saúde que precisam atender melhor as pessoas, isso não tem importancia, a nossa cidade nunca teve uma saúde tão ruim como agora. uma vergonha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo16:35:00

      Se ele deixa a prefa desabar, vão reclamar, se ele reforma, vão reclamar...vai entedner esse povo...

      Excluir
  27. Anônimo21:24:00

    QUEM ANULA O VOTO É COVARDE, NÃO TOMA UMA POSIÇÃO, E DEPOIS NÃO TEM O DIREITO DE RECLAMAR DE NADA, AFINAL SE ANULOU.

    ResponderExcluir
  28. Anônimo21:29:00

    As escolas deveriam ter recebido reformas tambem. Pois la no Bairro Naspolini tem sala que no dia de chuva tem mais bacia que alunos.Sei que a é a tua escola Juci, mas gostaria que você publicasse pois é uma realidade eu ja vi. e não faz muito tempo

    ResponderExcluir
  29. Anônimo21:33:00

    Se ele reformou a Prefeitura não fez mais que a obrigação, pois quando recebeu as chaves da Prefeitura disse em seu discurso de posse: Estou recebendo uma prefeitura em dia com dinheiro em caixa mais o prédio esta muito feio. Vou reformar todo. E agora que esta fazendo e ainda vai deixar a conta pro outro pagar.Se vira vai fazer,pois não fez nada

    ResponderExcluir
  30. Ronaldo21:44:00

    Não sei porque citaram meu nome lá em cima, votei no atual prefeito mas já no primeiro ano deles me arrependi. Nunca disse que concordo com esses 4 anos, deixaram muito a desejar. Confiei e pensei que a Fumaça iria decolar, mas o Baltazar pode ser um bom Administrador porém não é um bom político, nao tem jogo de cintura e errou feio quando escolheu seu secretariado. Fez muito pouco em 4 anos e sequer conseguiu mudar o visual da cidade, continua pacata e com fama de interior. Claro que não existe e nem vai existir um salvador da pátria que vá transformar a cidade em 4,8 ou 12 anos. Tomara que o próximo eleito consiga ter pulso firme e trabalhar em prol dos fumacenses. Todos nós merecemos uma cidade melhor.
    *Obs: Claro que a saúde tem vários problemas, mas quanto a reclamação dos postos, não concordo pelo menos com o qual eu uso. No Posto Valsech (em frente campo do Rui Barbosa)as meninas atendem muito bem, são simpáticas e fazem, dentro do possível, um bom trabalho.

    ResponderExcluir
  31. Anônimo11:24:00

    É verdade Ronaldo ,em partes do teu comentário concordo contigo,não sou fã de nenhum desses candidatos,porém foi muito claro o que observamos, ou seja,o que vivemos nestes 4 anos foi muito ruim principalmente para a educação, foi muito triste não ter apoio da secretária sua arrogância, emfim,penso que não deveria anular seu voto, afinal tudo pode mudar talvez com a experiência do seu Cláudio ele pode fazer muito mais por Morro da fumaça até porque quem administrar a prefeitura no próximo mandato precisa ficar esperto,pois o povo não é bobo,e se votarmos no Nado,sei lá ele foi um vereador que não se mexeu muito na câmara de vereadores, poderia ter feito mais,e o que ele vai fazer se for prefeito? Ficar mais 4 anos patinando,todos sabem que ele já está fazendo seu pé de meia.

    ResponderExcluir
  32. Anônimo23:05:00

    É verdade Nado nem pensar.É tudo farinha do mesmo pacote.

    ResponderExcluir
  33. Anônimo23:09:00

    Precisamos fazer uma geral na câmara de vereadores este ano pessoal,vamos botar gente competente lá dentro que ajude o povo e não que só faz o que não deve,vamos arrancar a árvore que está enraizada lá dentro e plantar árvores novas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, mas não vamos esquecer do JOAQUIM e do CALITA, os dois merecem continuar porque não mediram esforços para ajudar os professores e principalmente, para zelar pela coisa pública, foram os únicos que não aprovaram aquela vergonha de projeto.

      Excluir
    2. Anônimo19:21:00

      juci vc é uma vergonha pra classe dos professores ve se te incherga

      Excluir
    3. Eu sou uma vergonha porque critico, porque defendo os nossos direitos?? Penso que vergonha mesmo seja você que sequer sabe usar a língua com a qual se comunica. Professor que não sabe escrever, sim, é uma vergonha! Vê se te EnXerga e comece a ler um pouco mais, a leitura ajuda bastante no aprimoramento da escrita. E outro "detalhe" que é ainda pior do que não saber escrever corretamente, é ser manipulado, não saber reivindicar, não ter o menor senso de criticidade. Putz...olhem que tipo de profissional temos nas salas de aula.

      Excluir
  34. Anônimo00:21:00

    Consulta de Servidores na Assembleia Legislativa de SC: Nome: ADEMAR BERTAN Situação Funcional: Efetivo .............................. ATIVIDADE ADMINISTRATIVA INTERNA Lotação: Gab Dep Sandro Daumiro da Silva Responsável: LAURO SONCINI JUNIOR Telefone: 3221- Ramal: 2667 Cargo: Consultor Legislativo II - PL/ASI-64 Função: Função de confiança - PL/FC-3 Situação Funcional: Efetivo Data de ingresso: 16/06/1986 Remuneração: R$ 17.405,14 - Referência: 5/2012 Imposto de Renda: R$ 3.565,44 Contribuição Previdenciária: R$ 1.688,86 http://transparencia.alesc.sc.gov.br/pesquisa_servidores.php

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo04:34:00

      TÁ MAIS DO QUE NA HORA DESSE HOMEM SAIR DA CAMARA, JÁ DEU O QUE TINHA QUE DAR E DIGA-SE DE PASSAGEM, DEU MUITO POUCO E RECEBEU DEMAIS.

      Excluir
  35. Anônimo00:22:00

    E MAIS O SALÁRIO DE VEREADOR!!

    ResponderExcluir
  36. Anônimo04:32:00

    olha, fica calita e joaquim e o resto um pé na bunda e que venha gente diferente pra fazer a diferença. porque tirando esses dois vereadores o resto é uma lastima, entraram só pelo salario e pior, contra o povo, por que o que fizeram de bom? nada.

    ResponderExcluir
  37. Anônimo04:39:00

    TACUIA, LUIZINHO, JACKS, MIGUELZINHO, ADEMAR, CHEGA! FORA! RASPEM FORA QUE O TEMPO DE VOCÊS JÁ FOI. PAGAMOS VOCÊS PRA NÃO FAZEREM NADA! FORAM UMAS B.... DE VEREADORES. TRABALHARAM PRA ADMINISTRAÇÃO, ENTÃO VÃO ATRÁS DO PREFEITO BALTAZAR. O POVO NÃO QUER SABER DE VOCÊS PORQUE VOCÊS NÃO TRABALHARAM PELO POVO.

    ResponderExcluir
  38. Anônimo13:36:00

    Temos bastante opção este ano para Vereadores:
    Valdete Guollo
    Maria Bortolin
    Renato Zaccaron
    Calita.
    Pessoas boas, é isso que precisamos para representar a Câmara de Vereadores.
    Agora é ver se o povo tem consciência na hora de votar.

    ResponderExcluir
  39. Anônimo13:42:00

    Se o povo soubesse mais da importância dos Vereadores, pensariam mais na hora de votar. Pois depende deles na hora de aprovar os projetos. É só parar e ver o que o Galo Cego, Tacuia, Luizinho, Marci e Miguelzinho fizeram até hoje , nada, só assinam o que o prefeito diz. Esses na minha opinião: Fora!!!

    ResponderExcluir
  40. morador de Estação Cocal17:50:00

    candidatos à vereadores em Estação Cocal: Mundi, Realdinho Bortolin, Vado Marcolino, Tacuia,Celi,a outra esqueci o nome, Jacks. Tem mais alguém?
    qual vai ser? Realdinho e Vado são sangue novo, uma boa pedida. Mundi, sangue quente. Tacuia e os outros, tirem suas próprias conclusões...

    ResponderExcluir
  41. Anônimo19:45:00

    o Tacuia sempre batalhou pelo povo, o problema é que não depende só dele, depende de terceiros, assim como se entrar os novos, não vão fazer patavinas... porque não tem experiencia. O que tem que mudar é os prefeitos. o certo era entrar mulheres na cabeças, pena que a cinara é a vice e não vai fazer merda nenhuma e o galo cego com seu vice, misericordia. Juntando tudo, de um lado e do outro não vão dar um kilo. Também reconheço que nessa admistração investiram bastante nas escolas, o problema foi a má divulgação, exploração e falta de humildade da secretaria e falta de competencia de algumas diretoras.o que estragou essa administração foi os seu secretarios

    ResponderExcluir
  42. Anônimo19:46:00

    aqui em estação vão sair também edia e lena, salve morro da fumaça

    ResponderExcluir
  43. Ronaldo20:15:00

    Concordo quando dizem que o vereador não pode fazer nada ou quase nada. De que adianta o vereador fazer um bom projeto e quando chega ao prefeito ele veta e não aprova.Por isso deveriam ter apenas uns 5 vereadores que ja seria suficiente. Vereador e vice prefeito pouco podem fazer. Somente o prefeito tem o poder da 'canetada' por isso que os vereadores são criticados e chamados de incopetentes porque nada fazem. Quantos projetos esses vereadores atuais fizeram e o prefeito engavetou. Precisamos de um SALVARO na fumaça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que os vereadores não têm autonomia, nem autoridade pra que seus projetos sejam aprovados, eles dependem da aprovação, tanto dos colegas vereadores como do prefeito. No entanto, o prefeito também depende da aprovação da câmara para concretizar seus projetos, é uma relação de interdependência. Corrijam-me se eu estiver errada. Prova disso foi o polêmico projeto de criação de cargos, ele só foi concretizado porque os nossos "competentes" vereadores o aprovaram. Aquele projeto estava nas mãos deles e eles decidiram, no caso, a favor do prefeito e de alguns da administração que seriam beneficiados com a aprovação. Se a maioria tivesse votado contra, o projeto seria posto em prática? Acredito que os vereadores têm um papel importante e podem fazer a diferença sim.

      Excluir
  44. Anônimo21:28:00

    O Ademar Bertan também está na lista negra. Fora...
    O que não fez até agora, não vai fazer mais.

    ResponderExcluir
  45. Anônimo21:56:00

    Concordo com o anônimo láaa de cima "OS NOVOS NÃO TEM EXPERIENCIA" o vereador Calita nunca teve experiencia praticamente foi empurrado pelo PMDB, mas olha só como ele ficou experiente vocês não tem ideia de como ele ajuda as pessoas e ele não estudou, mas pra ajudar o povo não precisa de estudos, temos vereadores estudados e bem formados, mas nada fazem na câmara, só sabem assinar projetos desfavoráveis e isso jamais iremos esquecer, se pudéssemos votar em nos que foram citados acima iria ser bom, pois todos esses são ótimos candidatos não posso votar em todos,mas vou apoiar no que puder.

    ResponderExcluir
  46. Anônimo21:57:00

    É isso aí Calita denovo Joaquim também e aqueles que foram citados acima vamos apoiar.

    ResponderExcluir
  47. Anônimo22:05:00

    O negócio é tirar esse povo lá de dentro da câmara já deu mesmo o povo já não aguenta mais sempre os mesmos que nada fazem e não adianta trocar o seu voto por favorzinho de vereador como tem gente que faz, é uma falta de consciência dessa gente,tem que tirar todos mesmo não votar mais neles exceto Calita e Joaquim.

    ResponderExcluir
  48. Anônimo22:07:00

    gente quem será a nossa secretária ou secretário de educação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo23:16:00

      NEM ME FALE NISSO, ME DÁ ATÉ UM ARREPIO, PORQUE ESSA ÚLTIMA FOI TÃO LAMENTÁVEL COMO SECRETÁRIA QUE A GENTE JÁ SE PREOCUPA DESDE JÁ COM ISSO.

      Excluir
  49. Anônimo23:42:00

    Se o Galo ganhar vocês já sabem quem vai ser né....

    ResponderExcluir
  50. Anônimo00:01:00

    É POR ISSO QUE ELE NÃO VAI GANHAR O MEU VOTO, MANTER UMA PESSOA SEM COMPETENCIA É RUIM DE ATURAR. E PODEM TER CERTEZA QUE É ELA MESMA QUEM VAI FICAR.

    ResponderExcluir
  51. Anônimo09:49:00

    te garanto que não é a elaine, porque o galo cego não é surdo e nem mudo e já deu um pé na bunda do pp antes de começar realmente a politica. eu garanto por que ouvi, ninguem me falou.

    ResponderExcluir
  52. Anônimo13:14:00

    eu não tinha pensado nessa aí que você falou, tinha pensado na atual. mas uma coisa eu garanto, o galo vai perder muitos votos por causa delas. o povo sabe que se ele ganhar as mesmas vão continuar e isso ninguém quer, chega de arrogancia.

    ResponderExcluir
  53. Anônimo18:42:00

    qtas criticas... oh povinho mal educado, não enxergam os proprios defetos e insistem e apontar dos outros.

    ResponderExcluir
  54. Anônimo18:44:00

    se o Nado for prefeito vai colocar a equipe dele e não a do antigo prefeito afinal ele é de outro partido. e sobre arrogancia o PMDB tbm deu aula qdo a Ketsa era diretora, ohhh pessoa arrogante e sem humildade alguma e pelo que ouvi se o Claudio ganhar ela será a proxima secretaria da educação dai sim cai a casa mesmo

    ResponderExcluir
  55. Anônimo22:17:00

    O Claudio não vai fazer isso, sou do PMDB e também não gosto desse nome pra secretaria da educação, mas garanto que não será ela.

    ResponderExcluir
  56. Anônimo22:21:00

    Só o que faltava mesmo se colocar essa criatura vai ser o mesmo que trocar 6 por meia dúzia,arrogância dobrada, nem pensar tem gente melhor, colocam pessoas mais humanas para trabalhar com a educação é disso que tá precisando.

    ResponderExcluir
  57. Anônimo22:32:00

    Achar que um demagogo feito o Claudio é o melhor. Essa é pra acabar!!!! E no jornal ele agradecendo pelo partido ter escolhido ele. Coitado! Só foi ele porque o PMDB não tinha outro. Você já deu o que tinha que dar.

    ResponderExcluir
  58. Anônimo18:00:00

    Discordo com essa afirmação.O PMDB tinha vários nomes e tenho certeza q você tem esse conhecimento, então não poste o q não é verdade.Só q nas pesquisas quem foi melhor foi ele e o partido ia lançar quem estive melhor, e foi o q aconteceu. Ah! sobre as pesquisas pede p/o Galo ou p/administração q eles tbm tem essas pesquisas....

    ResponderExcluir
  59. Anônimo19:39:00

    O PMDB TEM EXCELENTES NOMES PARA ADMINISTRAR MORRO DA FUMAÇA, O CLÁUDIO FOI ESCOLHIDO PELA SUA EXPERIÊNCIA E PELA ÓTIMA ADMINISTRAÇÃO QUE FEZ. É UMA PESSOA ACESSÍVEL E DE PALAVRA, SE DIZ QUE FAZ ELE FAZ.

    ResponderExcluir
  60. EDIANE19:47:00

    GENTE A CORRIDA ELEITORAL MAL COMEÇOU E JÁ TEM GENTE PENSANDO NA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO. POIS,SE O CLÁUDIO VENCER E ACREDITO QUE VAI VENCER , O PMDB NÃO TEM UMA SÓ PESSOA , AO CONTRÁRIO DO ATUAL PARTIDO, QUE POSSA COMANDAR A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. EXISTEM VÁRIAS PESSOAS PARA ESTE CARGO, PESSOAS EXPERIENTES, E MUITO COMPETENTES, QUE PODERÃO ELEVAR E MUITO O NÍVEL DA NOSSA EDUCAÇÃO. AFINAL, O CLÁUDIO É INTELIGENTE O BASTANTE NA ESCOLHA DAS SECRETÁRIAS DE EDUCAÇÃO, VISTO QUE, NOS SEUS MANDATOS ESTIVERAM NO COMANDO DA PASTA, PESSOAS COMO A ANA E A NOSSA QUERIDA CLÁUDIA. PORTANTO, NÃO SE PREOCUPEM COM A SECRETÁRIA DO PMDB, POIS NOSSO PARTIDO SABE ESCOLHER.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo22:00:00

      isso é uma coisa que nos preocupa Ediane, já chega essa última e o que os professores e os demais profissionais da educação sofreram. por isso a preocupação. eu mesma nunca me preocupei com isso, mas agora to preocupada mesmo e interessada em saber quem será a nossa secretária porque chega de sofrer,né.

      Excluir
    2. Anônimo22:03:00

      É, PORQUE O PP DEFINITIVAMENTE NÃO SOUBE ESCOLHER E O PIOR, TEVE QUE CARREGAR UMA MALA DURANTE 4 ANOS MESMO SABENDO QUE NÃO TINHA COMPETÊNCIA.

      Excluir
  61. Anônimo20:01:00

    Os candidatos nem se elegeram e já estão dando nomes a nova secretária. kkkkk... Só o que faltava ser a Ketsa, nunca ajudou o PMDB , só o que faltava mesmo colocar ela.

    ResponderExcluir
  62. Anônimo20:06:00

    Os candidatos nem se elegeram e já estão dando nomes a nova secretária. kkkkk... Só o que faltava ser a Ketsa, nunca ajudou o PMDB , só o que faltava mesmo colocar ela.É porque ela é a queridinha da S...

    ResponderExcluir
  63. Anônimo20:08:00

    Todas as pessoa são boas seja lá quem for agora na hora que lhe der um carguinho o sangue sobe a cabeça e ser for boazinha ou não fica arrogante olha as que estão ai dizem se o pmdb ganhar a dona Ediane vai ser a diretora da zuleima Búrigo Guglielmi.

    ResponderExcluir
  64. Anônimo21:57:00

    MAS A EDIANE NÃO É DO TIPO QUE MUDA QUANDO TEM CARGO DE CONFIANÇA, ELA JÁ TEVE. DISCORDO COM VC QUE TODOS SÃO BONS E DEPOIS MUDAM, MUITA GENTE CONTINUA DO JEITO QUE É. ALGUMAS É QUE PISAM NOS OUTROS DURANTE 4 ANOS E DEPOIS FICAM SOZINHAS, ODIADAS PELA MAIORIA. QUAL A VANTAGEM DISSO?

    ResponderExcluir
  65. Anônimo22:32:00

    kkkkkkkkkkkkkkkk, quem disse que a édia vai ser de vereadora? não é a édia, é a celi meneghel e a lena. e olha que a édia seria uma boa vereadora, ela é PMDB pura e não se vende por nada!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  66. Anônimo12:51:00

    EU NÃO ACREDITO EM PESSOA QUE VCS DIZ SER DE CARATER, QUE QUANDO VÊ A PESSOA QUE APOIOU SE ATRAPALHAR ,VIRA A CASACA, O PADRE DIZ , NA ALEGRIA, NA TRISTEZA, NA SAUDE , NA DOENÇA, PESSOA DE CARATER NÃO ABNDONA OU APULHALA PELAS COSTAS O AMIGO QUE CONFIOU E AJUDOU A COLOCAR NO FOGO, OK?

    ResponderExcluir
  67. Anônimo13:00:00

    SIM SIM, SE O CLAUDIO GANHAR VAI TER MUITA GENTE COMPETENTE PRA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ATÉ EU SOU COMPETENTE, VOU COMPETIR TAMBEM, SÓ QUE O RESTO QUE SE DANE

    ResponderExcluir