Constituição brasileira de 1988 -

Art. 220º A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

FALA FUMAÇA

A liberdade de expressão, conquistada com muita luta, pelos que vieram antes de nós, impulsionou-me a criar este blog, um espaço para discussões, debates, reclamações, elogios...
Hoje, nós temos a liberdade de expressar o que pensamos, sem represálias.






sexta-feira, 15 de junho de 2012

Ditadura mascarada

Pensamos viver em um regime democrático, mas certos episódios nos fazem duvidar disso.

Uma professora do centro foi chamada até a prefeitura para receber uma advertência da secretária da educação por ter levado a filha ao médico em horário de trabalho. Levanto aqui duas questões:
1ª- Doença não marca horário para atacar;
2ª- Se as outras professores podem faltar dias consecutivos, por conta da saúde de seus filhos, por que essa professora não pode, sequer, levar sua filha ao médico?
Na escola onde trabalho, as professoras faltam para levar seus filhos pequenos ao médico, faltam para ficar, em casa, com eles, quando estão adoentados. Nunca soube que qualquer uma delas tenha sido chamada à prefeitura para ser advertida e o pior, ameaçada de demissão. Por que pra uns é permitido e pra outros não? Quem essa secretária da educação pensa que é para tratar as pessoas desse jeito? Porque tem o poder nas mãos acha que pode pisar nos outros? Ou pode, ou não pode, mas isso deve ser regra pra TODOS! O que não vale, não é certo, não é justo, não é democrático, é algumas terem esse direito e outras serem ameaçadas de demissão pelo mesmo motivo.

36 comentários:

  1. Se a ditadura acabou, que nome dar ao que está acontecendo na secretaria da educação, de maneira silenciosa e traiçoeira?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo23:10:00

    Humilhou e continua humilhando faltam ainda 5 meses socorro! como está demorando.Quero que passe o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo23:15:00

    Juci estou achando a política esse ano tão devagar! espero que daqui a pouco eles comecem a se mexer, dizem que a rainha do ninho quer ser candidata a vereadora.Será que tem gente que vota nela?já imaginaram essa criatura numa câmara de vereadores como vereadora?

    ResponderExcluir
  4. Anônimo23:16:00

    Com certeza vai ser a vereadora do contra, não vai concordar com nada, só o que beneficia o lado dela.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo23:17:00

    Juci querida, isso se chama falta do que fazer, elas não estão dentro de uma sala de aula, elas não precisam fazer planejamento, corrigir provas etc... lógico que é dado um jeito pra tudo, até pra passar no concurso, pra arrumar troféus, a rainha é fogo, tudo o que ela quer ela consegue e rapidinho, só quero ver a cara de pau dessa mulher no ano que vem, como ela irá tratar as pessoas principalmente alguns professores que ela tanto humilhou.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo18:49:00

    OUTRO absurdo que acho é professor de APOIO substituir o professor de sala de aula meu filho já foi varias vezes para o apoio e lhe comunicado que não tem porque a professora esta na sala de aula no lugar da fulana que faltou isso e um absurdo, se a professora da sala falta vai a diretora ou a secretaria da escola e fica na sala pensem nisso secretaria em vez de se preocupar com coisas mesquinhas.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo18:52:00

    SE A CRIANÇA PRECISA DAS AULAS DE APOIO,PORQUE JÁ TEM DIFICULDADES AINDA A PROFESSORA NÃO ESTA LÁ PARA ATENDER UM DIA ESTA NA SALA SUBSISTITUINDO A QUE FALTOU NO OUTRO VAI NO MEDICO ASSIM NÃO DÁ,PENSEM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo00:45:00

      mas se ela está na sala e não no reforço é porque foi mandada, caso contrário estaria no reforço. Quanto a levar a filha ao médico, isso não tem nem o que discutir. eu, como mãe, jamais deixaria de levar meu filho ao médico por causa de trabalho, esse é o papel da mãe ou do pai. quem mais poderia fazer isso? ou querem que uma crianças de 3 ou 4 anos vá ao médico sozinha?

      Excluir
  8. Anônimo00:37:00

    EM vez de dar a advertencia a essa professora porque a secretaria não vai mandar as coodenadora para as escola fazer seu papel principalmente a da educação infantil agora fazer isso e vergonhoso e a criança está doente quem tem que acompanhar e a mãe seja ela professora ou não filhos em primeiro lugar,depois os alunos sera que a secretaria não tem filhos,nunca ficaram doentes,será que ela nunca faltou ao trabalho
    para levar ao medico fala serio isso é o cumulo.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo00:49:00

    em vez de mandar as professoras de apoio pra sala de aula por que não mandam aqueles encostos que tem nas escolas só pra receber o salário no final do mês? tem muita gente de pernas pro ar, enrolando indo lá vindo cá, sei porque vejo isso.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo11:45:00

    Desculpem os divergentes, mas se uma mãe precisa levar o filho no médico toda semana para tratamento contínuo de saúde, no mesmo dia da semana e horário, em seu período de trabalho, legalmente o administrador escolar, poderá exigir que a professora se apresente de manhã na escola, se ausente durante o tempo necessário,para deslocamento e atendimento até o consultório médico e retorne no final do expediente,quando comprovadamente houver tempo hábil para isso. Apesar de ser uma medida um tanto quanto antipática, ela é legal e coerente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo14:36:00

      exatamente, TEMPO HÁBIL para isso. Porque ainda não podemos voar.

      Excluir
  11. Anônimo12:53:00

    se meu filho (a) esta doente quem vai leva-lós ao médico a não ser a mãe? lógico que é a mãe como uma mãe sendo professora vai conseguir dar aula bem se o filho esta em casa doente,quem vai leva -ló no medico,gente isso é um absurdo só poda ser marcação com essa professora.NÃO POSSO ACREDITAR QUE ISSO ESTA ACONTECENDO AQUI NESSA CIDADE,ENTÃO TEMOS QUE PEDIR PARA AS DOENÇAS SE PROGRAMAR PARA ´SABADO E DOMINGO OU FERIADO.GENTE SEM HUMANIDADE SEM CORAÇÃO.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo12:55:00

    QUAL A ESCOLA DO CENTRO? SÓ CONHEÇO A ZULEIMA QUE É DO CENTRO.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo13:00:00

    Tem escola que a professora vai mais levar o filho no médico do que dá aula e ninguem fala nada agora vem com esse papo, só pode ser marcação ou a professora que foi levar a filha no médico é da oposição.vergonhoso e lamentável isso que aconteceu. QUE HORROR!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Anônimo13:06:00

    Não sou professora mais ao ler certas colocações fiquei pasma,e mando um recado as professoras antes de sair para ir dar aula programe os filhos para não ficar doente ou vão levar advertencia ou vão pro olho da rua kkk,kkk.kkk,alem das professoras ganharem mal ainda o filho não pode ficar doente então para que os atestados .

    ResponderExcluir
  15. Anônimo22:07:00

    Vou contar-lhes um fato veridico que aconteceu com uma colega de trabalho de uns anos atras que passou por isso tbm, levou seu filho ou filha ao medico e teve de ficar de atestado pra cuidar da criança, neste tempo a então diretora armou o maior escandalo, falou muito mal da professora, chamou de tudo, coitada da pobre mãe, não teve mais animo nem pra dar aula, e pediu as contas. Fiquei com muita pena da minha colega, porque agora sendo mãe, sei oque é´precisar se ausentar, mas na epoca a diretora foi na prefeitura e contou a versão dela pra secretaria e a professora é que se ralou.
    se hoje isso acontece esta errado, mas no passado isso tambem acontecia.
    coisa de gente pequena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo22:56:00

      VERDADE, COISA DE GENTE PEQUENA. E PRA QUEM PREGAVA A "MUDANÇA" ACHO QUE TÃO FAZENDO IGUAL PRA SE VINGAR, SÓ NA CAMPANHA ELEITORAL NÃO FOI ISSO QUE DISSERAM. TUDO QUE SE FAZ DE ERRADO VEM COM A DESCULPA QUE NA GESTÃO ANTERIOR TAMBÉM FAZIAM, PARA NÉ!

      Excluir
  16. Anônimo22:21:00

    Palhaçada, pois a coordenadora de educação infantil falta mais do que trabalha pra cuidar do filho que esta sempre doente. Quando não é o filho é ela ou o marido. Toda semana ela falta.É bem como diz o ditado Casa de ferreiro espeto de pau. Faça o que eu digo, não faça o que eu faço.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo23:26:00

    Assistiram o fantástico,parecia que estavam falando da Fumaça. desse ultimo concurso que fizeram que vai sair o resultado dia 22. Ta louco quando falaram que vai passar a Secretária de Educação, eu lembrei o concurso foi feito por ela e pra ela. e os nobres vereadores são coniventes com essa tramoia junto com o Prefeito. Vào se garantir por merecimento. O pessoal da educa;cão odeia essa mulher e sua corja e vão passar. tem umas como coordenadora e nutricionista e sua secretária particular que estão dizendo que ja estão aprovadas.Ja se consideram efetivas. A secretaria e sua turma dizem que foram bem mas não dizem quantas acertaram porque sera????
    É claro que vão passar isso todo mundo ja sabe desde o dia que o Prefeito se sujeito a ir na camara se humilhar pra aprovar a criação dos cargos. Parabens meninas, hoje no fantastico, vimos por quais meios vocês conseguiram. Vocês merecem e o povo que apoia esta administração tambem.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo08:08:00

    Infelizmente aqui em nosso município isso não é coisa da atualidade não. No concurso de 2001 o concurso tb foi uma vergonha, passaram quem quiseram e entregaram aos apadrinhados o gabarito da prova, na minha sala por exemplo, na hora do concurso faltou prova, então uma pessoa chegou com provas de sei la de onde.Os que passaram estão aí até hj desfrutando de um privilégio ilícito, vergonhoso, desonesto. VERGONHA!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Anônimo21:24:00

    "No concurso de 2001 o concurso tb foi uma vergonha"...esse tb (TAMBÉM) indica que até você acha que este foi vergonhoso.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo19:21:00

    Nesta sexta-feira sairá o resultado do concurso . Vamos ver como ficará. Será que as meninas apradinhadas serão aprovadas? Aguardaremos kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  21. Anônimo19:22:00

    Tem diretora que estava dizendo que não queria mais saber do cargo, pois se encomoda muito. Só que o discurso já mudou. Fará de tudo pra ficar.

    ResponderExcluir
  22. Anônimo19:54:00

    Caras mães, há uma lei, que foi aprovada no ano passado, por autoria e apoio do conselho federal de pediatria . Em que a mãe tem direito de ausentar-se do trabalho para acompanhar o filho para tratamento de saúde...Se fosse comigo, eu processaria a dita cuja e a enquadraria de acordo com a legislação, fora a humilhação pela qual vem repercurtindo toda a situação. Gente que falta de tato? Ou seria de humanidade? o Sus tem vários programas de Humanização...agora tem que ter também na Educação de Morro da Fumaça...

    ResponderExcluir
  23. Anônimo22:17:00

    é o seguinte...a história não bem a que contaram...tão crucificando a secretária sem saber pq ela chamou a professora para dar a advertência...sem saber realmente o fato inteiro! Eu já falei uma vez e repito: cuidado com o que se diz, tem que ter certeza e de novo não estão contando a verdade sobre o caso. Eu sei o fato, mas não vou contar pq não me compete. A história não é bem essa, tão crucificando a pessoa errada...vão atrás da história verdadeira pra depois criticar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo20:28:00

      Olha só queridinha que está defendendo a secretária; dá licença e se informa melhor!!!!pois vejo que você está muito, mas muito mal informada.

      Excluir
  24. Anônimo22:53:00

    SE VC AÍ DE CIMA SABE ENTÃO CONTE. SE NÃO CONTA É PORQUE NÃO SABE COISA ALGUMA. NÃO VEM COM ESSA HISTÓRIA DE "NÃO ME COMPETE" PORQUE PARA UM ANÔNIMO ISSO NÃO EXISTE.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo10:52:00

    Sou preofessora de outro municipio e fiquei doente mas não fui ao médico. A diretora por sua vez foi em minha sala de aula me tirou da sala e me levou no vinte quatro horas. Fui atendida muito bem obrigado mesmos sendo de outro municipio-Morro da Fumaça. Fiz os exames ganhei remédios. Pensam que voltei pra sala de aula? Não a diretora me levou em casa e ainda fui proibida de ir no outro dia dar aula. Isso que o médica não me deu atestado, mas ela achou melhor eu repousar. Eu ainda acretido em Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo20:31:00

      MAS NÃO QUEIRA COMPARAR OUTRO MUNICÍPIO COM MORRO DA FUMAÇA! AQUI, A EDUCAÇÃO É NADA E OS PROFESSORES LIXO! QUEM SABE ANO QUE VEM ESSE POVO RESOLVA MUDAR ISSO PORQUE ESTAMOS VIVENDO MESMO NUMA DITADURA. UM HORROR! AQUI, NEM DOENTE SE PODE FICAR. QUER DIZER, ALGUMAS PODEM, OUTRAS ESTÃO PROIBIDAS.

      Excluir
  26. Anônimo17:24:00

    imagina se não é perseguição,para prejudicar um professor ela é capas de dudo até comprar testemunha!esta mulher não tem DEUS no coração,ela sentesse fez vendo outras pessas chorar isto é doença,com serteza na infacia,ou na juventude ela deve ter tido algum problema,gente pare pra pensar mesmo que opoder nudase seu comportamento,não é nomal oque ela faz!

    ResponderExcluir
  27. Anônimo23:21:00

    ok, preferem achar que a história que rola é a verdadeira....um dia ela aparece!

    ResponderExcluir
  28. Anônimo10:30:00

    Com relação ao comentario ali de cima sobre o concurso de 2001. Quero deixar bem claro que não houve falcatrua nenhuma, quem passou no concurso foi por merito não porque recebeu qualquer ajuda. e nunca fiquei sabendo sobre o fato de faltar provas na hora. Porque vieram falar isso agora?porque não denunciaram na hora. Lembre-se so abra a boca quando tiver certeza do que esta dizendo. E não estou aqui defendendo nenhum partido pois independente de qualquer um temos que trabalhar do mesmo geito.

    ResponderExcluir
  29. Anônimo22:43:00

    AH ta nunca fizeram nada, tadinhos,tão inocentes!!! Fizeram sim, faltou prova sim na minha sala.. Não falamos nada pq na época éramos uns tapados... Qt a gabaritos tinham sim, realmente provar agora é difícil, mas se vc passou por seus méritos parabéns, fosse uma das únicas!!!

    ResponderExcluir
  30. Anônimo17:23:00

    ela nao leva a filha ao madico e sim na fonoaudiologa, mas e toda terca-feira e nao precisa faltar a manha toda, pois sessao de fonoaudiologia dura quarenta e cinco minutos!

    ResponderExcluir
  31. Anônimo16:57:00

    POIS É 45 MINUTOS A SESSÃO + 45 MINUTOS PARA IR À CRICIÚMA E MAIS 45 MINUTOS PRA VOLTAR DE CRICIÚMA!!!!
    ISSO SE O TRÂNSITO COLABORAR.

    ResponderExcluir