Constituição brasileira de 1988 -

Art. 220º A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

FALA FUMAÇA

A liberdade de expressão, conquistada com muita luta, pelos que vieram antes de nós, impulsionou-me a criar este blog, um espaço para discussões, debates, reclamações, elogios...
Hoje, nós temos a liberdade de expressar o que pensamos, sem represálias.






sexta-feira, 18 de maio de 2012

Um pouco de literatura

Veio-me, agora, a lembrança de um poema de Gregório de Matos, um poeta brasileiro que usou seu talento para investir contra a incompetência, a corrupção e a arrogância dos governantes. Ele não tinha papas na língua e denunciava os abusos cometidos pelos políticos.

Este poema, destinado ao governo da Bahia, é caracterizado pela sátira, forte característica do poeta. Por ter sido escrito entre 1682 e 1684 usa um português arcaico, mas perfeitamente compreensível.


Senhor Antão de Sousa de Menezes,
Quem sobe ao alto lugar, que não merece,
Homem sobe, asno vai, burro parece,
Que o subir é desgraça muitas vezes.

A fortunilha, autora de entremezes
Transpõe em burro o herói que indigno cresce:
Desanda a roda, e logo homem parece,
Que é discreta a fortuna em seus reveses.

Homem sei eu que foi vossenhoria,
Quando o pisava da fortuna a roda,

Burro foi ao subir tão alto clima.

Pois, alto! Vá descendo onde jazia,
Verá quanto melhor se lhe acomoda
Ser homem embaixo do que burro em cima.

Gregório de Mattos

42 comentários:

  1. cumadre maria23:02:00

    oxente juci isso foi pra acaba uai oh. gentinha marvada sô, eta que esse brog tá ficando muito bão e viva são joão.Bota mais lenha na fugueira cumadre.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo23:27:00

    GOSTEI DESSE TAL DE GREGÓRIO DE MATOS! QUALQUER SEMELHANÇA NÃO É MERA COINCIDÊNCIA.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo23:30:00

    boa aula de literatura, professora. kkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Anônimo21:27:00

    É BEM VERDADE ISSO, NEM TODO MUNDO TEM CAPACIDADE PRA DETERMINADA FUNÇÃO E QUANDO INSISTE ACABA FAZENDO CAGADA. FAZ UMA BURRADA ATRÁS DA OUTRA. E ISSO NÃO FOI SÓ EM 1682 E NEM SÓ NA BAHIA, SE ALASTROU.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo19:10:00

    Me digam uma coisa, como é que ficam os candidatos que se escreveram nas vagas que agora foram preenchidas palos candidatos do concurso anterior? Vão dar outras vagas? Vamos ter que fazer as inscrições novamente e pagar por ísso? Ou vão abrir mais vagas em outros setores? Quero só ver no que vai dar. Vamos é ficar de olho pois ouvi dizer que tem gente que não se inscreveu e agora vai fazer a inscrição. E alem do mais, o edital não deveria sair 30 dias antes da realização da prova?????????

    ResponderExcluir
  6. Anônimo19:10:00

    é que na verdade esse prefeito que tá governando esta cidade não queria ser prefeito só foi candidato porque acabaram insistindo e ele foi,mas é que essas que insistiram queriam ser secretárias de todo jeito e outros também queriam que ele fosse só para ficar tomando cafezinho mas por trás disso ......

    ResponderExcluir
  7. Anônimo19:13:00

    é bem assim como falou o colega lá de cima quem não tem capacidade de governar uma cidade não assume porque acabam só fazendo m.....

    ResponderExcluir
  8. Anônimo19:15:00

    Verdade. Pra quem foi neste final de semana no CTG HVP, presenciou a todo momento, um governante, "executivo" eleito por nós, desgovernado com um mega-fone na mão, aos gritos e pisava da fortuna a roda das nossas faturas de energia que pagamos com o nosso suor e uns asno que o aplaudiam. E os homens o publiquem nos jornais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo22:44:00

      será que seriam estes mais asnos que você? Duvido!

      Excluir
  9. Anônimo19:15:00

    quem serão os próximos candidatos para prefeito já sabem dizer se já foi oficializado?

    ResponderExcluir
  10. Anônimo19:16:00

    Com certeza o edital tem que ser publicado e bem visivel com acesso a todos um mês antes das provas e o prazo pra inscrição tem que ser grande e não só uma semana. Vamos ficar de olho porque não vamos aceitar marmelada, e o promotor ja ta avisado das intenções dessa gente.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo13:33:00

    Bota asno nisso se ele é asno você é o dobro porque está dizendo que foi eleito por nós, então tu foi um dos asnos que votou nele para ficar na cooperativa. Desgovernada está essa nossa cidade parece que não tem rumo há só tem um rumo aliás são vários que não precisam nem comentar o rumo que se percebe é ficar passeando na cidade com um mega (CARRÃO)a roda das nossas faturas do IPTU que pagamos com o nosso suor e não é pouco e ainda por cima assoviando o tempo todo.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo21:51:00

    Saiu o edital do novo concurso, será que desta vez a Secretária consegue fazer e passar? Diminuiram ate o que vai cair na prova pra ela e pra gestora master, pra ver se as inteligentes passam, porque agora com a UNESC fica um pouquinho mais dificil. Até que enfim vão garantir a vaguinha. Quase que não conseguem, foi nas ultimos minutos do segundo tempo

    ResponderExcluir
  13. Anônimo22:07:00

    Qto ao edital ja esta no site da prefa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo22:29:00

      a outra empresa devolveu o dinheiro? foi feita licitação? pagaram de novo pra outra empresa? cadê o dinheiro de quem pagou a primeira inscrição???????????

      Excluir
  14. Anônimo01:07:00

    sempre se dá um jeitinho brasileiro.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo17:33:00

    se aprovarem aquelas pessoas que já estão marcadas, a Unesc vai detonar a sua credibilidade perante a sociedade.Isto é, se todo o processo estiver dentro da legalidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo22:26:00

      EXATAMENTE, SE TODO PROCESSO TIVER DENTRO DA LEGALIDADE.

      Excluir
  16. Anônimo17:43:00

    Prá quem comentou a respeito do CTG, naquele momento o dito cujo era um cidadão comum, que sempre gostou e participou de festas e as pessoas conhecem ele dessa maneira, e quanto ao "pisar na fortuna.." o evento era aberto ao público. A tua "incapacidade" de reconhecer a "capacidade" de alguém reunir lideranças indepedente de cor, credo e sigla partidária, com certeza de causou dor de cotovelo.Sinto muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo22:27:00

      ele é uma pessoa carismática e com certeza se for o candidato vai humilhar o outro candidato, por isso incomoda tanto. TINTO para PREFEITO!

      Excluir
  17. Anônimo19:19:00

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

    ResponderExcluir
  18. Anônimo21:58:00

    Quero ver se a Secretária vai passar, se ela fosse bem ética nem fazia, pois é ela que ta pedindo o concurso pra Secretaria dela. Mas como ética é uma palavra que ela não conhece se espera tudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo22:25:00

      e quais foram as vagas que sobraram se ela teve que chamar os professores do concurso passado?

      Excluir
  19. ISABEL TEIXEIRA22:23:00

    Vou contar a vocês o que aconteceu na missa de domingo, como sempre vou a missa aos domingos as oito horas, este que passou foi as nove.Era aniversário do Municipio até por ser uma missa festiva achei que tinha poucas pessoas, eu estava sentada no começo do banco,então chega a senhora presidente do sindicato dos funcionários públicos colocou a mão na ponta do banco e quando me reconheceu disse "ai credo em cruz DEUS me perdoa".E voltou sentou no segudo banco depois, então eu bem depressa olhei e a reconheci e disse a ela: "não adianta você vir na igreja".Eu quis dizer que ela fez discriminação até dentro da igreja,ou será que eu tenho doença contagiosa e não sei,pois havia lugar pra mais umas cinco pessoas, ela se não gosta de mim podia se distanciar.Não sei o que ela tem contra mim eu não sou funcionária pública se fosse, aí sim ela estava ferrada,pois um presidente deve saber como presidir um sindicato. Teria que prestar contas ao menos de dois em dois meses, não pode ter a sala em sua própria casa, é proibido por lei, mas como aqui tudo pode, fica assim. Como eu não faço parte nem poderia, sou aposentada e jamais ocuparia o lugar de quem precisa,agora vou deixar meu recado, não mexe comigo, eu não mexo com ninguém, só me defendo, se precisar vai pro judiciário, tu já fez uma palhaçada aqui dentro do meu cercado e passou em branco, agora chega, estou de saco cheio parou aqui!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Anônimo09:56:00

    Tá ferrada a presidente do sindicato.

    ResponderExcluir
  21. Anônimo17:59:00

    Gente o tinto não saiará de candidato ele vai colocar o médico ai a coisa esta preta poque o medico perde a eleiçáo .Ai galo cego ganhará , Pode crer nisso . Por que o medico nunca se viu no me4io do povão

    ResponderExcluir
  22. Anônimo20:51:00

    É VERDADE QUE O SINDICATO VOLTOU PRA CASA DA PRESIDENTE? POUCA VERGONHA!

    ResponderExcluir
  23. Anônimo20:59:00

    É SINDICATO NA CASA DA PRESIDENTE, É PRÊMIO PRA UMA EDUCAÇÃO QUE DESRESPEITA E IGNORA O PROFESSOR, É PRÊMIO PRA UMA SAÚDE DE PÉSSIMA QUALIDADE ONDE QUEM MANDA É A SECRETÁRIA E SUA AJUDANTE. TAMO MAL NA FITA, HEIN? QUE NESSA ELEIÇÃO O POVO MUDE ISSO SE NÃO ESTAMOS PERDIDOS. MAIS QUATRO ANOS DE ENGANAÇÃO É PRA ACABAR. PRECISAMOS DE UM PREFEITO QUE TENHA PULSO E MOSTRE QUE QUEM MANDA É ELE, PORQUE ESSE NOSSO NÃO TÁ COM NADA.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo17:50:00

    O concurso vai sair até que enfim a panelinha vai conseguir se efetivar, hehehe. Vai só começar o martirio delas.Oano que vem estarão no estágio probatório, coitadas tenhoa atedó. Ai que dó

    ResponderExcluir
  25. Anônimo18:14:00

    INFELIZMENTE, UMA NOVA ADMINISTRAÇÃO COM SANGUE NOVO, NÃO IRÁ MUDAR A REALIDADE. UMA VEZ QUE VELHOS HÁBITOS PERMANECERÃO. COM AS ELEIÇÕES TEMOS A ESPERANÇA DE QUE ALGO NOVO ACONTECERÁ. NO ENTANTO, A VELHA CORJA, DARÁ UM JEITO DE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLUCA FICAR. EXEMPLO DISSO É ESSE TAL CONCURSO DA EDUCAÇÃO...ONDE HOJE QUEM OCUPA CARGO DE CONFIANÇA ESTA GARANTIDO O FUTURO" CONCURSANDO". ASSIM ACONTECEU COM A SAÚDE EM 2010.QUANDO 3 ENFMEIRAS DE DENTRO E TRES DE FORA,(RISOS) PASSARAM kkkk...E A FULANA QUE PASSOU EM 1º, ATUALMENTE OCUPA CARGO DE CONFIANÇA?...COMO FICOU A SUA CONTRATAÇÃO? ENFERMEIRA? AFINAL QUAL SEU CARGO? E SUA FUNÇÃO NA SUA FOLHA DE PAGAMENTO? QUANTA SITUAÇÃO ESTRANHA NESSA ADMINISTRAÇÃO...É! OUTRO DIA UMA NOTA NUM JORNAL COMPAROU A ADMINISTRAÇÃO PUBLICA EM MORRO DA FUMAÇA COMO "TORRE DE BABEL"!!MUITAS LINGUAS SÃO FALADAS E DE PÉSSIMA COMUNICAÇÃO...LAMENTO , POIS NESSA CONFUSÃO QUEM SOFRE SOMOS NÓS CIDADÃOS DE MORRO DA FUMAÇA, QUE NÃO TEMOS ACESSO A UM SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE...MAS AINDA TEM GUERREIROS QUE MESMO COM SÁLARIO BAIXO, SE ESFORÇAM PARA DESEMPENHAR SEU TRABALHO COM DIGNIDADE. MIMHAS CONGRATULAÇÕES A ESSES LUTADORES QUE SÃO CHAMADOS DE SERVIDORES PÚBLICOS...MESMO QUE A PRESIDENTE DO SINDICATO NÃO SEJA LA GRANDES COISAS...

    ResponderExcluir
  26. Anônimo18:15:00

    O PMDB desta vez não tem salvação. O Tinto largou de mão,não quer nem saber do povão. Coitada da população. Mais 4 anos na mão do Galo Cego ,não tem jeito não. Colocar alguém de candidato que nunca apareceu no meio da poupulação, nem sequer os atendia, estamos fritos. Quanto ao senhor comerciante da sociedade, muito menos. Acho bom o povo do PMDB ficar bem quietinhos e sair de fininho. Desta vez não tem pra vocês.

    ResponderExcluir
  27. Anônimo20:55:00

    O concurso falram tanto que só podia sar o edital antes de 30 dias agor asaiu em nem 15 dias e pode não entendi será que está legal este concurso ou na ultima hora irá ter alugum intruso para vetar espero que naõ senão ninguem mais acredita em ningem

    ResponderExcluir
  28. Anônimo21:09:00

    Dona Maria Isabel a senhora não da bola pois ela tem é inveja das pessoas. E ela deveria era ajudar os outros como a Senhora faz. mas não é uma pobre coitada que mesmo aposentada tem que se humilhar e receber uns trocadinhos da Prefa pra sobreviver. A Senhora é infinitamente, melhor que ela, e ela não perde por esperar.

    ResponderExcluir
  29. Anônimo18:12:00

    COM CERTEZA A RAINHA DO NINHO E SUAS SÚDITAS IRÃO PASSAR, AFINAL FICARÁ MUITO FEIO REPROVAREM HIHIHIHI
    DESTA VEZ NEM QUE FOR AOS EMPURRÕES, MAS CHEGARÃO LÁ.SÓ UM CEGO NÃO ENXERGA A MUTRETA QUE ESTÁ POR VIR.

    ResponderExcluir
  30. Anônimo22:40:00

    Juci um conselho de quem está sempre ligado no teu blog muda um pouco mais os assuntos, coloca enquetes sobre política ou dos políticos de 2012 o povo está antenado e preocupado pois como tu sabe passamos 4 anos de cão e não querem mais cometer o mesmo erro agora mesmo estão decepcionados pois o tinto desistiu de ser prefeito, querendo ou não o tinto é mais povão,ah fala também desse concurso que inventaram de novo já saiu até no jornaleco,olha se tu não quiser não precisa publicar,beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela sugestão, colocarei um post sobre o assunto.

      Excluir
  31. Anônimo23:05:00

    gente ninguém tá sabendo desse novo concurso, que bagunça é essa por favor querem se efetivar a todo custo sinceramente espero que isso não aconteça com certeza deve haver novamente irregularidades pois essas coisas que acontecem apressadamente não dão certo e se houver tem que ter denúncias pois não foi divulgado ou se foi não estou sabendo oh gente não desistem mesmo é por isso que estão reclamando que as coordenadoras não vão visitar as escolas
    elas não tem tempo vivem correndo atrás somente do que favorecem a elas que é o tal concurso, e esquecem do seu trabalho, mas mesmo assim estão ganhando e as crianças e os professores nas escolas estão esperando suas migalhas para resolverem tais coisas.ACORDA EDUCAÇÃO FAÇAM POR MERECER FALTAM APENAS 6 MESES.

    ResponderExcluir
  32. Anônimo11:38:00

    è por isso que querem eleger um Galo cego ai que ninguem vai enxergar mais nada kkkk

    ResponderExcluir
  33. Anônimo17:38:00

    Tadinho do Galo, ele é gente boa o que estraga ele é estar ao lado dessa administração...

    ResponderExcluir
  34. Anônimo20:33:00

    Ai já se sabe quem saõ os candidados do PMDB. Tem que se alertar porque os da oposiçaõ já estão fazendo campanha . Viram tinha gente domingo na festa já se manifestando .Esperta ela né

    ResponderExcluir
  35. SANDRA09:13:00

    FALA SÉRIO COMO SE O TINTO TAMBÉM NÃO TIVESSE FEITO CAMPANHA, É O QUE ELE MAIS SABÉ, OU SEJA É SÓ ISSO QUE ELE SABE, NA FESTA BEBEU TODAS,DESLIGOU O SOM DA BANDA E ATÉ PEGOU CARONA NO TRATOR!!!!!!QUEM OLHA ASSIM OS PMDBISTAS SÃO UNS COITADINHOS. ENTÃO TÁ JÁ TEM A COOPERATIVA AGORA QUEREM A PREFA,VÃO TRABALHAR!!!!!

    ResponderExcluir