Constituição brasileira de 1988 -

Art. 220º A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

FALA FUMAÇA

A liberdade de expressão, conquistada com muita luta, pelos que vieram antes de nós, impulsionou-me a criar este blog, um espaço para discussões, debates, reclamações, elogios...
Hoje, nós temos a liberdade de expressar o que pensamos, sem represálias.






sábado, 9 de abril de 2011

11 de maio é o dia D

Paralisação dos educadores brasileiros

O que circula em todo o território nacional...

SC: "No próximo dia 07 de abril professores de todo o Brasil param as suas atividades em campanha por uma educação melhor no país. Em Santa Catarina, a manifestação acontecerá em Florianópolis com uma assembleia geral em que será votada a forma de paralisação dos profissionais no estado. O SINTE de Criciúma levará para a capital catarinense a proposta do "efeito tartaruga" em que cada aula do ensino estadual passará a ser de 30 minutos. A próxima paralisação será dia 11 de maio."

RS: "A presidente do sindicato, Rejane de Oliveira, destacou que a entidade vai seguir pressionando o Palácio Piratini para que haja cumprimento do piso nacional de R$ 1.187 no Estado. No dia 28 de abril, haverá um ato público e, em 11 de maio, uma paralisação nacional."  


SP: "No dia 12 haverá um apitaço, às 14h - concentração no Centro de Cultura de Portão. No dia 14 uma nova assembléia será realizada. Já no dia 11 de maio haverá paralisação nacional da categoria."


PR: "Se o governo não anunciar o cumprimento da data base, em reunião marcada para o próximo dia 08 de abril, a categoria reduzirá as aulas no dia 13 de abril e fará paralisação no dia 26 de abril, vésperas da data-base.
Confirmado o cumprimento da data-base, a redução de aulas acontecerá no dia 26. No dia 11 de maio, os educadores se somarão ao dia de paralisação nacional convocado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação."



E nós? Vamos nos unir aos demais colegas e lutar pelos nossos direitos ou vamos esperar de braços cruzados por um milagre?


Juci

17 comentários:

  1. PROFESSOR22:52:00

    EU ESTOU DISPOSTO A IR EM FRENTE E ACHO QUE MUITOS PROFESSORES TAMBÉM, SÓ PRECISAMOS DE ALGUÉM QUE FAÇA A FRENTE E VC É A PESSOA IDEAL.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, eu não posso fazer nada sozinha. Neste caso, só a união dos professores é que poderá surtir um resultado positivo. Chega de conversas "por trás dos bastidores", vamos fazer alguma coisa concreta. Não adianta falar, reclamar...o negócio é arregaçar as mangas e ir à luta. Eu estou disposta a brigar pelos nossos direitos, mas preciso que mais professores também estejam. Marcarei um encontro para que possamos conversar e chegar a um denominador comum. Espero a participação de todos ou, pelo menos, da maioria.

    ResponderExcluir
  3. Professora Act23:02:00

    confesso que tenho medo, na vez que você colheu as assinaturas em não assinei porque fui ameaçada, mas admiro a sua coragem. Você está em estágio probatório e está aí se expondo desse jeito em prol de uma classe acomodada. Eu que sou ACT e não tenho nada a perder, não faço nada. Parabéns pela coragem, eu queria ter só um pouquinho dessa sua coragem.

    ResponderExcluir
  4. Penso que a questão não seja coragem, mas conhecer os nossos direitos como cidadãos. A partir do momento que você conhece seus direitos, você já não aceita mais desmandos e injustiças.
    Na nossa secretaria da educação, por exemplo, aconteceram fatos inacreditáveis, desmandos e injustiças indescritíveis, até professores de reforço, agora, fazem parte dos "cargos de confiança", outros professores foram, simplesmente, esquecidos na lista. Onde já se viu isso? Só em Morro da Fumaça mesmo. Às vezes, me sinto enojada com essa "politicagem barata" que temos de aturar, são contratações de gente sem a menor competência para um cargo importantíssimo e isso, por causa de acordos políticos.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo23:22:00

    VERDADE, É UMA VERGONHA MESMO. A PIOR SECRETARIA DO NOSSO MUNICÍPIO É A DA EDUCAÇÃO E O PREFEITO SEMPRE SOUBE DISSO, MAS NAO FEZ NADA PRA MUDAR A SITUAÇÃO, DEIXOU QUE O NOME DELE FOSSE PRA LAMA E NAO TEVE CORAGEM DE DAR UM SOCO NA MESA. ATÉ DEU, MAS VOLTOU ATRÁS.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo00:37:00

    Essa historia de ter medo ja era, pois depois que tu pega a tua vaga, tu so vai pra rua por incopetencia, e não por reivindicar salario. E se tiver perseguição pega um testemunha e abre um processo que tu ganha mais do que esse salario que a Prefa paga. Ta na hora de se esconder, e fazer de conta que a coisa não é comigo por que o salario de todos os profissionais da educação, saúde, obras, assistencia social seja efetivo ou ACT esta uma vergonha, vamos nos unir, pos ja ficou provado que os secretarios e vereadores não tão ne ai pra nós. O Prefeito não vou nem falar esse é totalme te se noção. CHEGOU A HORA PESSOAL

    ResponderExcluir
  7. Anônimo14:09:00

    Chega de dizer que tem medo, quem se esconde atraz dos outros é covarde. Estamos fazendo papel de palhaço e eles não tem medo de fazer or funcionarios de bobo. Porque temos medo de dizer que o nosso salario não esta bom. Por acaso é mentira que estamos descontentes??? Que estamos trabalhando insatisfeitos???? Ninguem ta falando em greve, mas sim em paralizar em massa para demonstrar nosso descontentamento, isso é direito de todos.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo14:12:00

    professoras, não esqueçam que além do piso salarial também foi aprovada a lei de 1/3 de aula/atividade. Isso significa que para 40 horas, nós temos 27 aulas dadas e o resto como hora/atividade.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo14:13:00

    SE INFORMEM PRA QUE NINGUÉM ENROLE VOCÊS DO JEITO QUE ESTÃO ENROLANDO.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo14:14:00

    Se tivessemos um sindicato de verdade, esse era o papel dele de reinvindicar por nós. Mas como não temos vamos nos organizar. E tem mais querem jogar quanto que a Presidente do Sindicato vai se fazer de que esta do lado dos funcionarios só pra participar das reuniões e ir correndo na frente contar pro prefeito o que foi decidido. Alguem duvida disso??????????

    ResponderExcluir
  11. Anônimo14:16:00

    Este é o terceiro ano que estamos esperando pelo tal milagre, já deu, né? Agora ou nos unimos e vamos a luta, ou nos contentamos com esse salário de fome.

    ResponderExcluir
  12. Não estamos falando em greve, por enquanto.

    ResponderExcluir
  13. O piso foi aprovado e isso é indiscutível, e nada de contar como piso a regência de classe, triênios ou qualquer outro benefício. O piso é o salário base mesmo! E quanto a carga horária que, segundo a lei, deve ter 1/3 destinada à aula atividade, ficou adiada a decisão por falta de quórum. Para 40 aulas, 27 seriam em sala e o restante em hora/atividade.
    Precisávamos agora, de uma assistência jurídica ou,se ao menos, tivéssemos um sindicato atuante, ajudaria. Porque é possível que tenhamos direito de receber o piso retroativo a 2008 e não só a janeiro. A lei do piso nacional foi promulgada em julho de 2008 e cinco governadores (incluindo o nosso) questionaram a constitucionalidade da lei e essa semana, por 7 votos a 2, o Supremo Tribunal Federal ratificou essa constitucionalidade. Ou seja, há mais de dois anos não recebemos o que nos é de direito.

    PS: Eu espero, sinceramente, que o nosso prefeito tenha a decência de cumprir a lei.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo18:09:00

    Tu tem certeza que espera isso do Prefeito?
    Foi numa reunião disse que as portas estavam abertas e depois negou os documentos.
    Tirou a Secretária por incompetência e depois deixou ficar ate receber um trofeu e ate hoje nada?
    Tens certeza que espera algo de decente do prefeito????

    ResponderExcluir
  15. Anônimo21:11:00

    Moradores de quatro comunidades de Morro da Fumaça, Cohab, Barreiras, Naspolíni e Loteamento Bertan, participaram de uma reunião com vereadores. Na pauta, a entrega para os legisladores de um documento contendo as principais reivindicações de cada localidade. A reunião foi pedida pelo Programa Fórum Comunitário, do Portal MFSUL

    ResponderExcluir
  16. Anônimo23:28:00

    VAMOS NOS UNIR E PARALISAR PARA REIVINDICAR MELHORES SALÁRIOS, POIS INCLUSIVE OS EFETIVOS ESTÃOA COM SEUS SALÁRIOS MUITO BAIXOS. AFINAL UM PROFESSOR ACT DE IÇARA GANHA MAIS QUE EU POR 20 HORAS QUE JÁ SOU EFETIVA A MAIS DE 18 ANOS.E OS NOSSOS ACT'S SÃO PRATICAMENTE HUMILHADOS E MASSACRADOS COM ESSE SALÁRIO DE FOME QUE RECEBEM EXERCENDO UM TRABALHOA QUE EMBORA DIGNO SEJA MUITO PENOSO E SOFRIDO. NÃO É A TOA QUE NINGUÉM MAIS QUEIRA SER PROFESSOR.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo00:46:00

    Todas as prefas do país terão como pagar o piso, pq a União manda dinheiro pra isso pra quem não tem recurso suficiente...li numa reportagem na net. Não há o que discutir. É pagar e pronto.

    ResponderExcluir