Constituição brasileira de 1988 -

Art. 220º A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

FALA FUMAÇA

A liberdade de expressão, conquistada com muita luta, pelos que vieram antes de nós, impulsionou-me a criar este blog, um espaço para discussões, debates, reclamações, elogios...
Hoje, nós temos a liberdade de expressar o que pensamos, sem represálias.






domingo, 4 de agosto de 2013

JORNADA DE TRABALHO DOS PROFESSORES

Professores, neste link <Parecer CNE/CEB nº 9/2012> vocês terão acesso ao parecer aprovado em 2012, parecer que esclarece sobre a nossa jornada de trabalho.


Hoje funciona assim:
20 horas (16 em sala e 04 para atividades extraclasse)
40 horas (32 em sala e 08 para atividades extraclasse)

Com a lei ficará:
20 horas (13 em sala e 07 para atividades extraclasse)
40 horas (26 em sala e 14 para atividades extraclasse)

Fonte: www.viomundo.com.br

Juci

87 comentários:

  1. O texto do parecer reelaborado estabelece que:

    “(…) para cumprimento do disposto no § 4º do art. 2º da Lei nº 11.738/2008, não se pode fazer uma grande operação matemática para multiplicar as jornadas por minutos e depois distribuí-los por aulas, aumentando as aulas das jornadas de trabalho, mas apenas e tão somente destacar das jornadas previstas nas leis dos entes federados, 1/3 (um terço) de cada carga horária. Nesse sentido a lei não dá margem a outras interpretações.

    Dito de outra forma: independentemente do número de aulas que os alunos obterão durante um período de 40 horas semanais, a lei 11.738/2008 se aplica a cada professor individualmente e, neste caso, no período de 40 horas semanais, o professor realizará 26 horas atividades com educandos e realizará 14 horas de atividades extraclasse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo17:38:00

      ESTÁ LEI SE APLICA A TODOS OS PROFESSORES? INCLUSIVE OS QUE TRABALHAM NAS CRECHES?

      Excluir
    2. Acredito que sim, mas estou me informando. Daqui a pouco aviso aqui no blog, vou marcar uma reunião com um advogado dessa área, ele trabalha num sindicato bem atuante da região. Quando a data for confirmada, aviso vocês. Ele esclarecerá sobre todas as dúvidas que pairam sobre o nosso plano de carreira, e sobre esse assunto também.

      Excluir
  2. professora quebra galho22:23:00

    isso significa que o professor deve cumprir sua hora atividade fora da sua classe e não cumprindo a falta de outro professor, essas horas são reservadas a preparação de suas aulas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo18:28:00

      concordo contigo juci professor de apoio tem aluno sim pois q vão essas diretoras e essas secretarias q só ficam em facebook alem de n ter regencia cubri buraco dos outros mas malhar o pau n professor de apoio é facil mas estao sempre precisando dele pork nem hora atividade ele tem.....

      Excluir
  3. Anônimo22:17:00

    Professor de séries especificas quando falta deve mandar substituta e não o professor regente ter que ficar cubrindo hora acho isso um absurdo seja lá qual for o motivo.Outro detalhe professor de APOIO NÃO DEVE DAR AULA QUANDO O PROFESSOR REGENTE FALTA,ELE TEM ALUNOS NO APOIO QUE PRECISAM DELE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo18:29:00

      sou professor de apoio mas detesto tapar buraco d outros e ainda falam q eu n faço nada.....

      Excluir
  4. Anônimo02:42:00

    A diretora da escola ........... é uma incompetente, retrógrada, incapaz de liderar tal cargo, ela está na direção da escola por política, não por mérito próprio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo18:32:00

      o que mais tem é diretora incopetente nem sei pork ficaram no carga ja era ter mandado p a sala de aula ta hora de trocar ve se fazem isso o ano que vem ja mamaram q chega 4 anos e sem contar tem diretor q muda partido e fica n mesmo lugar ja se foi esse tempo ta......

      Excluir
  5. Anônimo02:43:00

    VAMOS VER SE O SINDICATO VAI PASSAR ISSO PRA NÓS NÉ JUCI...KKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  6. Anônimo02:44:00

    e quando isso entra em vigor?

    ResponderExcluir
  7. Anônimo22:39:00

    que sindicato? pois nem folha pra filiar as pessoas tem, amigas minhas foram lá se filiar e não tinha folha. nem uma desculpa decente pra não filiar eles sabem dar. ou vai ver tem que buscar essas folhas em Brasilia...kkkkk

    ResponderExcluir
  8. Anônimo22:49:00

    JUCI NÃO ESQUECE DE AVISAR AQUI NO BLOG QUANDO FOR AQUELA REUNIÃO QUE TU FALOU TÁ? ESTOU ACOMPANHANDO SEMPRE O BLOG PRA SABER, NÃO PERCO ESSA REUNIÃO POR NADA, TENHO UMAS DÚVIDAS PRA TIRAR.

    ResponderExcluir
  9. Já entrei em contato com a pessoa e assim que tiver uma resposta marco a data e deixo recado aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo17:41:00

      tu e a margarida tão fazendo o papel que a presidente do sindicato deveria fazer. espero que tenha eleição ano que vem e que vcs duas estejam na chapa. precisamos de gente que arregace as mangas não de gente que só quer mamar.

      Excluir
  10. Anônimo23:03:00

    Incompetentes são algumas pessoas que se dizem educadoras e ficam apenas malhando pau nos colegas, outras então que nem sabem fazer um projeto para trabalhar com os alunos usam aqueles antigos que a gente recebia pronto, não aguento mais ouvir de indios carijos...rsrsrsr uma falta de vontade, um comodismo e ainda querem mais aula atividade? so se for para aprende pra fazer seu serviço direito. outra coisa gosto da minha diretora que é bem aberta e me ouve sempre que preciso , ajudando no que tenho duvidas.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo00:19:00

    e vc na sua imensa sabedoria e superioridade nao precisa de mais aulas atividades? acho que ate puxasaquismo tem limite ne colega. vc esta menosprezando toda uma classe por conta de alguns. bons profissionais e ruins tem em todas as areas isso nao se discute. o que nao se pode fazer é isso que vc está fazendo, diminuindo a todos por causa de alguns. e vc, provavelmente é uma daquelas que se acham as melhores, olha que quem cuida demais dos outros esquece de si, quem cuida muito dos planos de aulas das colegas esquece ou nao tem tempo de planejar os seus. desconfio que vc anda copiando esses planos dos índios carijós...kkkk

    ResponderExcluir
  12. Anônimo00:09:00

    AMEI DALE PAU NESSA CAMBADAKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  13. Anônimo09:21:00

    Faço Projetos. Sou Professora de outro Município e já fiz muitos projetos para as professoras de Morro da Fumaça, este ano mesmo eu fiz dois. Eu tenho hora atividade o bastante para fazer projetos para outras professoras. É um ganho extra.

    ResponderExcluir
  14. Quinta-feira irei, novamente, conversar com o advogado e desta vez quero deixar marcada a data para uma reunião. Ele já estudou o plano de carreira e virá em Morro da Fumaça para esclarecer todas as dúvidas. Lembro aos ACTs que acreditam não terem nada a ver com o plano de carreira que quem dita os salários de vocês é justamente esse plano. Plano que pode ser modificado a fim de que o ACT, tão massacrado, possa ter algumas vantagens como os triênios, por exemplo, que o estado já paga e aqui não. Pra isso, é preciso que os ACTs participem porque eu sozinha (ou mais dois ou três) brigando por vocês fica difícil, gente. E como o prefeito abriu espaço para que possamos estudar e modificar o plano de carreira, isso pode ser feito de modo que o ACTs tenham mais vantagens também, mas é preciso que os interessados apareçam.

    ResponderExcluir
  15. ...porque se esperarmos para que o nosso sindicato faça alguma coisa, vocês já sabem, né?

    ResponderExcluir
  16. Anônimo22:41:00

    hoje teve reunião com os professore da Zuleima. A Secretária ia descascar a lenha, Será???? Duvido, pois ela não peita ninguem.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo11:12:00

    Falando em ACTs...Porque em MF nao é realizada prova escrita no processo seletivo dos professores? E porque nao acontece processo seletivo para contrataçao dos demais cargos de ACTs?

    ResponderExcluir
  18. Anônimo19:14:00

    Receita da educação:
    Chuchu

    INGREDIENTES

    Secretária
    Diretoras
    Algumas especilistas
    Alguns puxa saco
    COLOQUE O TEMPERO QUE QUISER.
    OBS: 4 anos sem gosto.

    ResponderExcluir
  19. Quero através deste espaço que é muito visitado e que é um elo deligação entre nós servidores municipais e população em geral, parabenizar OS PROFESSORES da Escola Zuleima pela coragem de falar a verdade e de fazer valer as suas vontades e dizer que não queriam mais a Cooredenadora. Parabens é assim que se mostra a força, pena que na minha escola não funciona assim pois estamos loucas que a Secretária tirasse a nossa Coordenadora tambem, pois ela age como se estivesse na gestão passada. Nossa Coordenadora vive doente ou com ofilho doente ou em reunião. Quando esta na escola é só no computador. Isso é ridiculo. estou desabafando pois sinto hoje que temos que nos expressar senão vamos ficar loucas engolindo essa gente descompromissada e sem objetivos. Juci você que é professora entende as nossas angustias e o descaso que a administração nos trata então eu te peço é por meio deste espaço que podemos dividir nossa revoltada que é da maioria absoluta, por favor publique pois me sinto mais aliviada depois que escrevi isso. Obrigada Nei

    ResponderExcluir
  20. A conversa com o advogado foi transferida para a próxima quinta-feira, 22-08. Assim que eu tiver novidades, deixo recado aqui no blog.

    ResponderExcluir
  21. Anônimo17:37:00

    porque se fizer prova será só pra gastar dinheiro, ou vc acha que as queridinhas não vão passar!

    ResponderExcluir
  22. Anônimo23:45:00

    Achei absurdo a secretária tirar a coordenadora da Zuleima pq algumas reclamaram. Se não está funcionando faça ela trabalhar diferente,já pensou se ela tirar cada servidor que for alvo de reclamação? A coordenadora foi chamada nesta administração e efetivada naquela escola, como fica isso?

    ResponderExcluir
  23. Anônimo23:47:00

    Outro absurdo: Não tem nenhum funcionário trabalhando na biblioteca. Quem dá uma olhadinha é a Diretora do Naes, e quando ela sai a biblioteca fecha. Isso é que eu chamo de incentivo à cultura. É por isso que "nóis veve" nessa m.....

    ResponderExcluir
  24. Anônimo00:20:00

    Concordo com esse ou essa Nei. Temos que desabafar pois senão vamos ficar loucas. O que fizeram com os professores esse ano foi um absurdo. Um tal de troca de escola e de turma. E isso que a Secretária quer o melhor pra educação. Concordo em tirar essas duas ccordenadoras das escolas elas que vão fazer o serviço delas la na Secretaria. Pois o dia que a nossa ta na escola eu me irrito. Pois é um trem. Quando levanta um pé o outro ja ta queimado. Como diz uma amiga minha é uma porta.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo17:33:00

    Reunião da Zuleima!!! Que vergonha um grupo de professores acharem que são melhores que os outros a ponto de dispensar a coordenadora e especialistas. Onde ja se viu isso???? Só aqui na Fumaça mesmo... e ainda tem gente achando essa atitude o maximo, com certeza pessoas que não tem vergonha na cara, nem respeito com os demais colegas e se acham boas o suficiente a ponto da secretaria ter de fazer reunião fora se hora por causa das tais profs. Que coisa humilhante... um verdadeiro sinal de falta de etica, humildade e respeito.

    ResponderExcluir
  26. Anônimo17:38:00

    QUERIA QUE TIVESSE UMA PROVA DE AMISSÃO TODO INICIO DE ANO ASSIM TERIAMOS PROFISSIONAIS MAIS EMPENHADOS E PASSARIA QUEM REALMENTE TEM CONDIÇÕES DE SER EDUCADOR E NÃO QUEM ESTA AI P TAPAR FURO. E SOBRE PASSAR SOMENTE AS QUERIDINHAS VOCÊ ESTA COM INVEJA QUERIDA??? NÃO SE ACHA INTELIGENTE SUFICIENTE PARA PASSAR NA AVALIAÇÃO??? QUE DÓ!!! PENSO QUE A AVALIAÇÃO ABRIRIA O LEQUE DE OPÇÕES POIS TEM NEGUINHA Q SE CLASSIFICA EM PRIMEIRO NA INSCRIÇÃO DE ACT MAS EM SALA NÃO TEM CONDIÇÕES NENHUMA DE LECIONAR. E OUTRA ... POBRE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO QUE TEM DE LIDAR COM ESSE TIPO DE PROFISSIONAL.

    ResponderExcluir
  27. Margarida, o horário com o advogado é pela manhã. Ele fica lá só das 10h até 12h.

    ResponderExcluir
  28. ROSEMERI18:57:00

    como mãe de alunos do princesa e Unesc nao posso deixar de falar qdo as coisas vão bem. Fui 3 vezes fazer as cateirinha e sempre fui muito bem atendida. o ambiente agora é outro e tratam a gente com respeito e humildade. e pra quem disse aqui no começo do ano que o Ronaldo não ia dar conta queimou a lingua, ele humanizou e atende mto bem, tanto alunos como motoristas elogiam. O andar de cima da prefa tá bem melhor que no passado.

    ResponderExcluir
  29. Anônimo17:30:00

    INTERESSANTE TEM GENTE QUE FALA EM ÉTICA, MAS ESCREVE DE COISAS QUE NÃO SABE. NÃO ESTAVA PRESENTE NA REUNIÃO, NÃO OUVIU E FICA GARGANTEANDO ÉTICA. OS PROFESSORES DA ZULEIMA NÃO TIRARAM NINGUÉM , APENAS RELATARAM A SITUAÇÃO PARA SECRETÁRIA ( QUE TEM O PODER DE TIRAR OU NÃO) E ELA DECIDIU O QUE ACHOU MELHOR. QUANTO AS ESPECIALISTAS, ACREDITO QUE ELAS TEM UM GRANDE POTENCIAL E DEVEM SIM SEREM MELHOR APROVEITADAS EM ESCOLAS COM MAIS DEMANDA DE ALUNOS.

    ResponderExcluir
  30. Anônimo16:04:00

    Realmente, não temos o que reclamar da nova administração, da secretaria de educação, melhorou 100 por cento, é porque existem pessoas na educação que sempre reclamam de tudo, que está ruim isso, que está ruim aquilo, mas o trabalho que fazem em sala de aula, com o perdão da palavra, é um lixo, e que ao invéz de fazer um bom trabalho para ser reconhecido e merecidamente,mas não preferem ficar umas nas portas das outras falando mal dos colegas de trabalho. Olha!! é vergonhoso essa desunião dos professores de um modo geral!!!

    ResponderExcluir
  31. Margarida18:51:00

    Começando por você né meu amor que esta aqui falando mau das colegas de trabalho. Se sabes que elas ficam nas portas das salas é porque você também fica cuidando e por isso provavelmente também não faz um bom trabalho. Falar dos colegas no anonimato é muito enriquecedor, auxiliando muito na melhoria da educação.

    ResponderExcluir
  32. Anônimo20:53:00

    DALE PAU MARGARIDA, VC DISSE O QUE EU GOSTARIA DE DIZER, TEM CADA UM QUE NÃO SE ENXERGA MESMO. E AINDA É CHEIA DE DAR LIÇÃO DE M ORAL.

    ResponderExcluir
  33. Anônimo20:58:00

    Os professores da Zuleima não se acham minha queridinha são professores responsáveis que dão duro se esforçam o máximo para ensinar seus alunos e não tem tempo de ficar uma na porta da outra para conversar se alguém ai fica na porta deve ser tu que não tem nada a fazer não tem aluno,sei lá cada um que cuide da sua sala e não da sala do outro ok.

    ResponderExcluir
  34. Gente, estou excluindo vários comentários, pois neles há informações que não sei se são verídicas e como estão citando nomes acabo não publicando.

    ResponderExcluir
  35. Mas o teu blog não serve para ser colocado o nosso desabafo? Se colocamos é porque queremos que seja publicado. Você vai averiguar se é verdadeiro ou não? Vai ter que percorrer todos os setores da Prefeitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu tiver que ir até a prefeitura pra saber a veracidade de tudo o que dizem, eu não trabalho mais, terei que viver em função disso. Mas tenho uma sugestão muito simples, façam seus desabafos e se identifiquem, aí eu publico sem problema nenhum.

      Excluir
  36. Anônimo08:13:00

    Coisas que so acontecem em MF...As especialistas que tem uma folga semanal e os professores que tem 1/5 de hora atividade semanal nao cumprida nas escolas ou seja, de folga, recebem premio assiduidade (inclusive os ACTs ).Ja os zeladores e secretarios nao recebem , mesmo trabalhando as 40h. E o pior que isso está previsto no plano de carreira.

    ResponderExcluir
  37. Anônimo21:46:00

    então esses funcionários que vão a luta porque quando convidamos pra ir na câmara de vereadores, apareceram só duas merendeiras, o resto deve estar contente,

    ResponderExcluir
  38. Anônimo19:04:00

    Impossivel agradar a todos!!! Essa é uma certeza q tenho e agradar aos professores de Morro da Fumaça é uma coisa muito mais dificil, oh gente que não sabe oque quer!!!! Na gestão passada reclamavam que não tinha coordenadoras nas escolas, agora tem e elas dispensam. Reclamavam que a secretaria era arrogante agora tem uma que senta, conversa, ouve... também não esta bom. O que vocês querem afinal?

    ResponderExcluir
  39. Anônimo23:20:00

    EU SÓ QUERIA SABER QUEM SÃO OS PROFESSORES QUE RECLAMAVAM QUE NÃO TINHA COORDENADORAS. VC DEVE ESTAR DOIDA. NÃO SABE NEM O QUE ESTÁ DIZENDO. QUEM CRIOU ESSES CARGOS NÃO FORAM OS PROFESSORES, NA VERDADE NÓS ATÉ FOMOS PRA CÂMARA PRA RECLAMAR DISSO, NÓS NÃO QUERÍAMOS A CRIAÇÃO DESSES CARGOS PORQUE SABÍAMOS QUE IA DAR NO QUE DEU. EM QUE MUNDO VC VIVE, MEU BEM. QUANTO A SECRETÁRIA, SEM DÚVIDA ESSA É MAIS ACESSÍVEL QUE A OUTRA, DISSO NINGUÉM DISCORDA. JÁ AS TAIS COORDENADORAS VAMOS COMBINAR, CARGOS DESNECESSÁRIOS, TOTALMENTE. AS ESPECIALISTAS FICAM ATÉ CHATEADAS COM A GENTE PORQUE FALAMOS MAL DELAS QUANDO NA VERDADE QUEREMOS RECLAMAR SÃO DAS COORDENADORAS QUE NADA FAZEM, AS DEMAIS ESPECIALISTAS NÃO TEMOS QUEIXA NÃO. MAS COORDENADORAS QUE NADA FAZEM NÃO SERVEM. DESCULPEM A SINCERIDADE, E EU ACHO QUE ATÉ A SECRETÁRIA SABE DISSO, TANTO QUE ESSE ANO ELA FEZ ALGUMAS MUDANÇAS PORQUE NÃO AGUENTOU VER O QUE ACONTECEU ANO PASSADO.

    ResponderExcluir
  40. EDIANE PORTO10:58:00

    A REUNIÃO QUE TIVEMOS NA ESCOLA ZULEIMA,FOI PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO COM A COORDENADORA, NÃO NOS FOI PASSADO EM MOMENTO ALGUM QUE A SECRETÁRIA ESTARIA PRESENTE, ISSO É SOMENTE PARA EXPLICAR A UNS E OUTROS QUE FALAM QUE CONVOCAMOS A REUNIÃO PARA TIRAR A COORDENADORA. A COORDENADORA ESTAVA NA ESCOLA, FICOU NA SUA SALA E NÃO FOI CHAMADA PARA REUNIÃO, MUITO ESTRANHO, POIS SE ELA ERA COORDENADORA DA ESCOLA PORQUE NÃO ESTAR PRESENTE A REUNIÃO? A SECRETÁRIA INICIOU FALANDO A RESPEITO DE ALGUMAS RECLAMAÇÕES QUE RECEBEU VIA FACEBOOCK DE NÓS PROFESSORES, SEM CITAR NOMES, COISA QUE ACHO ERRADO POIS SE UM PAI RECLAMA É NECESSÁRIO AVERIGUAR O FATO PARA QUE NÃO OCORRA MAIS OU ATÉ MESMO PARA QUE O PROFESSOR SE DEFENDA, VISTO QUE MUITAS E MUITAS VEZES JÁ VIMOS DENTRO DAS ESCOLAS FALSAS ACUSAÇÕES COMPROVADAS POSTERIORMENTE.
    EM SEGUIDA A SECRETÁRIA PASSOU A FALAR DAS ESPECIALISTAS E DEPOIS DE UMA LONGA CONVERSA, FOI UNÂNIME (NINGUÉM DISSE O CONTRÁRIO) QUE O PAPEL DE COORDENADORA DENTRO DA NOSSA ESCOLA ERA DESNECESSÁRIO, POR SE TRATAR DE UMA ESCOLA PEQUENA, ONDE TODOS OS PROFESSORES SÃO EFETIVOS COM BASTANTE TEMPO DE TRABALHO, VISTO QUE EXISTEM OUTRAS ESCOLAS MAIORES SEM COORDENAÇÃO. PENSO QUE, SE A SECRETÁRIA RESOLVEU ACATAR NOSSA OPINIÃO É PORQUE ELA SABE BEM O QUE FAZ, POIS ACREDITO QUE QUEIRA O MELHOR PARA EDUCAÇÃO E NÃO FARIA NADA QUE PUDESSE PREJUDICAR.
    QUANTO AOS COMENTÁRIOS DE QUE NÓS PROFESSORES DA ZULEIMA SOMOS CONTRA AS ESPECIALISTAS, ISSO É UM COMENTÁRIO MALDOSO E SEM FUNDAMENTO, DE QUEM QUER VER OS PROFESSORES BRIGANDO COM AS ESPECIALISTAS, POIS TAMBÉM NOS FOI PERGUNTADO SE DEVERIAM TIRAR AS DEMAIS ESPECIALISTAS E NÓS NÃO ACEITAMOS , AFINAL A TÉCNICA PEDAGÓGICA RENATA E A PSICÓLOGA DANIELA FAZEM UM EXCELENTE TRABALHO EM NOSSA ESCOLA , SEMPRE PRESENTES, ATENDENDO AOS NOSSOS CHAMADOS E RESOLVENDO OS PROBLEMAS, DENTRO DAS SUAS POSSIBILIDADES. TAMBÉM NA REUNIÃO, RECEBEMOS RECLAMAÇÕES FEITAS POR ESPECIALISTAS DIRECIONADAS A NÓS PROFESSORES E ENCARAMOS ISSO COMO NORMAL DENTRO DE UM GRUPO DE TRABALHO COM PROFISSIONAIS COMPROMETIDOS, POIS CADA UM QUER FAZER SUA PARTE, DA MELHOR FORMA POSSÍVEL.
    AGORA SE ESTÃO NOS CRITICANDO QUANTO A SAÍDA DE ALGUÉM, PROCUREM SE INFORMAR MELHOR, NÃO TEMOS TANTO PODER ASSIM, ESTE PODER É DADO AS AUTORIDADES COMPETENTES, SE NÓS TIVÉSSEMOS TANTO PODER, TRATARÍAMOS EM PRIMEIRO LUGAR DE MELHORAR NOSSOS SALÁRIOS. EU PARTICULARMENTE, NÃO TENHO VOZ E VEZ EM NADA, SOU OPOSIÇÃO DECLARADA, PORÉM NADA ME IMPEDE DE EXPRESSAR MINHA OPINIÃO, AFINAL FALAR PELOS CORREDORES E PELAS COSTAS DAS PESSOAS, ISSO NÃO É PAPEL DE EDUCADOR. TEMOS QUE SER AUTÊNTICOS, VERDADEIROS E CRÍTICOS, SETAMOS FORMANDO CIDADÃOS COM ESTE PROPÓSITO, NÃO É MESMO? COM DISSE O PAPA " JOVEM QUE NÃO PROTESTA, NÃO ME AGRADA" ,NÃO SOU MAIS TÃO JOVEM, MAS ESTOU CONTRIBUINDO PARA FORMAÇÃO DELES PORTANTO, PENSO QUE DEVEMOS ASSUMIR NOSSO PENSAMENTO E PROTESTAR QUANDO NOS É DADA OPORTUNIDADE.
    DESCULPE ESTE LONGO COMENTÁRIO , MAS ESTOU CANSADA DE VER GENTE AGORA DEFENDENDO A SAÍDA, ENQUANTO QUE ANTES MALHAVA O PAU. CONSIDERO ESTE TIPO DE GENTE HIPÓCRITA E SEM POSICIONAMENTO SOCIAL.NINGUÉM É OBRIGADO A COMPARTILHAR DA MINHA OPINIÃO, PORÉM RESPEITAR É O MÍNIMO QUE UM CIDADÃO DEVE FAZER DENTRO DE UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA.
    TENHAM CORAGEM DE COMENTAR, INDIGNAR-SE E ASSUMIR, POIS TEM GENTE QUE VIVE SE ESCONDENDO POR TRAZ DE ANONIMATOS E ESPERANDO QUE OS OUTROS LUTEM POR SUAS CAUSAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MARGARIDA19:57:00

      CONCORDO PLENAMENTE CONTIGO EDIANE E ASSINO EMBAIXO.

      Excluir
  41. Anônimo11:01:00

    como mãe acho que coordenadora , não fas mesmo diferença, dentro da escola, porque se minha filha aprende é graças as professoras da zuleima que são bem boas e ensinam muito bem.

    ResponderExcluir
  42. Anônimo11:04:00

    é minha filha sou uma professora que tenho acesso a várias escolas do município e nunca ouvi ninguém elogiando coordenadoras, muito pelo contrário, sempre falam que sem elas as escolas sobreviveriam do mesmo jeito, pois tem uma aí que falta mais do que vai e quando vai fica na net.

    ResponderExcluir
  43. Anônimo16:51:00

    Lamento dizer mas enquanto muitos nao entenderem que a educaçao é formada desde especialistas até zeladores e nao so de professores e que todos desempenham um papel importante nao haverá valorizaçao dos profissionais da educaçao, porque enquanto nao soubermos lutar por todos nao haverá conquistas.Pense nisso anonimo das 21:46

    ResponderExcluir
  44. Anônimo22:55:00

    Tenho pena da Lene que esta tentando conversar com todo mundo e ajeitando da melhor maneira, porem mesmo assim ta dificil de agradar. uma pena.

    ResponderExcluir
  45. Anônimo19:09:00

    Tem coodenadora que só fica na internet e nem sabe dos projetos e diz que está otimo kkkkkkk

    ResponderExcluir
  46. Anônimo22:31:00

    Tem coordenadora que se acha chega se senta fica na net,o professor vem e fala que tem alunos com dificuldades de aprendizagem e a coordenadora lhe pergunta quantos tu tens ai tu fala e ela diz põ com tantos alunos o que tu queres que não tenha nenhum com dificuldade e nada faz para ajudar então eu lhes pergunto pra que coordenadora se não ajuda em nada ai quando as colegas da Zuleima se mexeram e fizeram alguma coisa de útil ficam falando bem que elas fizeram.Sse não trabalha não atrapalha.














    ResponderExcluir
  47. Margarida, vou passar amanhã (terça-feira), depois das 17 horas na tua casa, tentei te ligar, mas cai na caixa de mensagens.

    ResponderExcluir
  48. Anônimo22:16:00

    MORENINHA LIMPA DO MEU QUERER.

    ResponderExcluir
  49. Anônimo22:48:00

    Dizem que as coordenadoras nao estao fazendo nada.Vai aqui algumas sugestoes: Cobrar projetos produzidos e nao copiados, planejamento de atividades capazes de despertar o interesse dos alunos , produçao de ferramentas alternativas para alfabetizar(um pouco mais atuais que a cartilha)...

    ResponderExcluir
  50. Anônimo21:45:00

    Falta conhecimento simplesmente são ou foram fazer concurso para coodenadoras para não enfrentar sala de aula .Porque não dariam conta .Assim é fácil dizer para o profe que o projeto está otimo pois nem olhou pura piada kkk Vãm se reciclar para assumir certos cargos senão não ficam ocupando o lugar de quem quer trabalhar .Nossa vejo tanta gente na minha escola gahando sem produzir nada .Por isso que certos profes que trabalham ganham poucos porque nem todos tbem trabalham alguns só esperam o R$ verdade quem vive na escola que se ve coisa errada

    ResponderExcluir
  51. Anônimo21:15:00

    Tem secretarias de escolas que vão trabalhar e levam seu filho junto ao trabalho e nesse periodo ele não estuda na escola e porque não tem onde deixar isso acontece varias vezes veja isso secretaria da educação vai virar moda levar filho pro trabalho kkkk.

    ResponderExcluir
  52. Anônimo20:46:00

    Juci absurdo fiquei sabendo que o senhor prefeito vai fechar a ESCOLA DO CENTRO A ZULEIMA vai mandar um pouco dos alunos pra PIETRO PRA AGENOR E PRA VICENTE ELE TA LOUCO OU QUE COMPRA BRIGA.SO PORQUE O AGUEL ESTA CARO VAI A LUTA E CONSTROI UMA ESCOLA PROPRIA PRA ZULEIMA É PROMESSA TU DE CAMPANHA SEU NADO.

    ResponderExcluir
  53. Acho que isso deve ser fofoca, disse-me-disse, não acredito que ele faria isso.

    ResponderExcluir
  54. Anônimo10:09:00

    NAO SABIA QUE A FUNCIONARIA DA BIBLIOTECA, PODERIA SAIR AS 3 HORAS NA SEXTA, PARA IR AO SALAO DE BELEZA, FAZER O CABELO, UNHA E ETC. E DEIXANDO O COMUNICADO QUE VOLTA LOGO. ISSO E UM ABSURDO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo16:17:00

      ela pode tudo imagine agora um salao na frente kkkk..... e acabar com os apioos pedagogicos tb pode coitado dessas çç q nao sabem nada imagine sem o apoio como vai ficar?

      Excluir
  55. Anônimo10:13:00

    A FUNCIONARIA DA BIBLIOTECA REALMENTE NAO PARA LA. SO ESTA FAZENDO DE CONTA, COMO MUITOS OUTROS FUNCIONARIOS. O POVO NAO EH CEGO NAO. ABREM OS OLHOS..

    ResponderExcluir
  56. Filipe10:24:00

    Estão errando o nome da escola. A escola que poderá ser fechada é a Linha Torrens que possui apenas 3 turminhas e quando a Olívio Recco for ampliada ela deverá ser fechada, agora a Zuleima? pura fofoca.

    ResponderExcluir
  57. EDIANE PORTO12:51:00

    REALMENTE JUCI ESTE COMENTÁRIO SURGIU E EU TAMBÉM ESPERO QUE SEJA APENAS BOATO, POIS É UM ABSURDO FECHAR UMA ESCOLA COM MAIS DE DUZENTOS ALUNOS E DEIXAR O CENTRO DA CIDADE SEM UMA ESCOLA PÚBLICA QUE ATENDA AS SÉRIES INICIAIS.

    ResponderExcluir
  58. MARGARIDA17:23:00

    Eu não acredito que ele e os vereadores vão comprar uma briga com os pais dos alunos da Zuleima, afinal são 237 alunos. O aluguel esta caro é só construir uma escola nova. DOU UMA SUGESTÃO: MEU AVÔ QUANDO DOOU A ÁREA VERDE DO LOTEAMENTO QUE ELE FEZ, DEIXOU A MELHOR QUADRA COMO ÁREA VERDE PORQUE O SONHO DOS SEUS PAIS ADOTIVOS (NONO EMÍLIO FRASSON E NONA FIORENÇA SACCHET) ERA QUE FOSSE CONSTRUÍDO UM COLÉGIO PARA OS JOVENS DE MORRO DA FUMAÇA.LÁ TEM ESPAÇO DE SOBRA.

    ResponderExcluir
  59. Anônimo21:13:00

    Boa margaria. Otimo lugar pra construir uma escola

    ResponderExcluir
  60. Anônimo21:17:00

    Gente até estou torcendo pra esta administração se dar bem, pois nós fumascenses estamos muito desamparados e carentes de tudo. mas vocês concordam comigo tirando a as igrejas e a banda do Princesa Isabel o resto do desfile foi uma vergonha. Pouco publico, escolas e alunos mal organizados e que pena acabaram com a banda municipal. tadinhos nem ritmo tinham. Foi feio

    ResponderExcluir
  61. Anônimo22:16:00

    Filipi não é fofoca não teve uma reuniao na escola Agenor Bortolato onde o senhor prefeito falou que vai fechar a Zuleima sendo amplia mais salas na Agenor e sendo levado de primeiro ao quinto pra Agenor e a Educação Infantil pro CI Vanolda Espindola Pagnan.Como é fofoca seu Filipi acho que tu estais mau informado.ok!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  62. Anônimo10:44:00

    Concordo Margarida, vai ficar muito complicado mesmo sem a escola no centro, mais os comentários do fechamento da escola estão cada vez mais fortes, dizem que já está até assinado pelo prefeito, espero que não seja verdade!!!!

    ResponderExcluir
  63. Anônimo19:48:00

    O problema se fechar a Elite não vai querer ir para os bairros .....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo13:17:00

      as escolas poderiam estar melhor sim se as senhoras diretoras nao tratassem diferentes as professoras de apoio pedagogico diferente das outras e isso t acontecendo comigo tou n apoio muito decepcionada e ainda tiveram a audacia de me dizer q nessa escola tu n fica o ano q vem pork a apio morreu nessa adiministração......

      Excluir
    2. Anônimo13:19:00

      tem diretor ai soltando fogo comtudo e descontando n prof d apoio eu n tenho culpa ta

      Excluir
  64. Anônimo22:00:00

    Querida Zuleima não tem elite são pessoas iguais atodas as outras é o povo que tem mania de falar isso.E tem um pouco de ciumes da Zuleima kkk

    ResponderExcluir
  65. Rafael15:59:00

    Desfile foi uma vergonha???? olha, toquei na banda municipal e só recebemos elogios já a banda do princesa isabel precisou trezer pessoas e instrumentos da SATC e do colégio São Bento, assim fica fácil né. Tocamos com o que tínhamos dos anos anteriores todos gostaram,pelo jeito voce (21:17)nem sabe o que é RITMO. O desfile em geral foi elogiado por todos, menos por pessoas amargas que torcem contra tudo, claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo20:27:00

      pork tiraram a jeovana de la pois fazia um otimo trabalho em tudo claro de graça ninguem vai e o ronaldo foi.....kkkkkkk

      Excluir
  66. Anônimo19:42:00

    Se na Zuleima não tem elite então porque não colocar as crianças nas escolas dos bairros será que saõ os profes que não querem ir para os bairros.

    ResponderExcluir
  67. Anônimo22:43:00

    Rafael concordo que temos que incentivar os alunos para tocarem na banda, mas que eles estavam fora do ritmo estavam. e eu lembro quando vinha aquela banda com aquele uniforme lindo tocando bem. Tenho um primo que sempre tocou , mas desistiu pois não é mais a mesma coisa. E tinha pouca gente sim. E quanto o Princesa Isabel de fora só o maestro o resto eram alunos que ficaram por ultimo e deram um show , eles e o ADADE. Se tais com dor de cotovelo preparem os alunos melhor. Invistam na banda pois quem elogiou com certeza foi pelo esforço dos alunos. mas quanto a resultado não tenho duvidas . E o desfile ficou a desejar. Devem repensar para o proximo ano.

    ResponderExcluir
  68. Rafael10:28:00

    Só o maestro do princesa isabel era de fora??? Então és surdo(a) porque até o histórico da escola o Edilon mandou anunciar no som que eram compostos também pela banda da SATAC e São Bento ou axas que aqueles instruimentos brancos eram daqui? coitado, quanta ignorancia, meu Deus. Quem sabe daqui 12 anos voce volte a elogiar entao kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  69. So o maestro do princesa isabel de fora??? kkkk tanto os tambores e ate os sapatos eram todos iguais e todos da satc, voce deve ser cega! e outra, se nao gosta daqui porque não vai assistir o desfile em Criciuma, lá tem muito mais gente e mais bandas de qualidade. Outra coisa, princesa isabel e adad sao bandas MARCIAIS, se nao sabe o que é isso, usam instrumentos de SOPRO e nos que tocamos na municipal é Fanfarra, para marchar, procura no google q vc descobre a diferença.

    ResponderExcluir
  70. Gabriel17:40:00

    Tocamos pela banda municipal e nos orgulhamos sim, todos os anos temos dificuldade em encontrar pessoal para tocar pq nao eram valorizados, porem esse ano muitos nao foram mas deviam ir pq o Rodson mal apareceu e ano q vem ele nao ta mais ficando o Douglas de professor que tem vontade de fazer algo melhor e ate o Ronaldo ajudou bastante. Agora sim, gente nova com ideias novas porem tbem concordo com Rafael, a Satc e o São Bento quem tocou pro princesa isabel, ate no som foi falado. nos demos a cara pra bater e nao fizemos feio nao, ganhamos muitos elogios. E espero que ano que vem nao tenha mais defile na estação cocal, lá sim, não dá ninguem pra assistir e o trabalho é em dobro, perda de tempo fazer la.

    ResponderExcluir
  71. Anônimo22:19:00

    Quanta dor de cotovelo. Estão todos afirmando o que eu disse. A banda do ADADE e do Princesa era melhor. Com os comentarios do Rafael ou Ronaldo, Davi e gabriel só vieram confirmar pois achei que a banda muncipal se esforçou muito, mas sem maestro e com menos membros que os outros anos o resultado não foi bom. Ja as outras se destacaram. Fica aqui a dica em vez de ficar se iludindo exijam mais ajuda da Prefeitura para vocês voltarem a ser a tração principal. Quem sabe até convidem vocês pra tocar em outros municipios.

    ResponderExcluir
  72. Rafael18:20:00

    Não ponha no meio quem vc não sabe. Meu nome é Rafael sim e o Ronaldo ajudou bastante esse ano e maestro tinha, o rodson mas que preferiu a vitorio burigo e nem vinha pra cá. O importante a gente já ouviu, nas ruas e no facebook e foram bastante elogios ja que nem podem comparar nos com a Adade e princesa, eles são banda de sopro e nós não. Nem Jesus agradou a todos né. Fizemos a nossa parte que foi tocar para as escolas municipais e todas estão satisfeitas.

    ResponderExcluir
  73. Anônimo20:47:00

    Me parece que com esta e a outra anterior administração tudo está uma vergonha .o povo que esta na frente de tudo educação saúde e o próprio chefe só querem saber de trabalhar meio expediente e receber expediente inteiro .Só que trabalha mesmo são os profes e que menos ganham .Não é verdade povo
    O Chefe maior só enrola .Vai numa escola fala uma coisa vai no jornal fala outra .Pensa que o povo é bobo .Se bem que bobo são porque elegeram esta corja agora aguenta né

    ResponderExcluir
  74. Anônimo21:38:00

    Tbém acho que as escolhas das diretoras poderia ser melhor selecionada pelo menos entender de leis deveriam principalmente entender o ECA Estatuto da Criança e do Adolescente .Pensem muito antes de dar suspensão para alunos sabem que as leis os protegem

    ResponderExcluir