Constituição brasileira de 1988 -

Art. 220º A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

FALA FUMAÇA

A liberdade de expressão, conquistada com muita luta, pelos que vieram antes de nós, impulsionou-me a criar este blog, um espaço para discussões, debates, reclamações, elogios...
Hoje, nós temos a liberdade de expressar o que pensamos, sem represálias.






segunda-feira, 29 de julho de 2013

Faltam medicamentos nos postos de saúde

É um problema, sobretudo quando se trata de medicamentos de uso contínuo. O que fazer se os postos de saúde não fornecem? Comprar! E quem não tem condições de comprar, faz o quê? Morre??
Só pra lembrar: O município tem obrigação de fornecer os remédios que fazem parte da relação nacional   de medicamentos distribuídos gratuitamente, o governo federal manda verbas pra isso.

24 comentários:

  1. MARGARIDA23:57:00

    Vou fazer uma colocação sobre uma situação que me deixou indignada é sobre medicamentos. No início do ano minha mãe que é hipertensa recebeu uma carteira para retirar o medicamento no posto de saúde, mas ela só conseguiu retirar o medicamento durante três meses,nos outros não teve o medicamento que ela toma e o que mais me deixou indignada foi o que ouvi, primeiro da atendente da farmácia que disse que ela deveria comprar (isso é óbvio, afinal ela precisa se medicar 2x ao dia); a outra situação foi o fato de me darem como desculpa que o remédio já havia sido licitado e só estava sendo aguardado a entrega (já dura dois meses). Achando que não deveria postar nenhum comentário sem antes me certificar da situação, fui até a secretária de saúde e me disseram que o medicamento ia chegar na 6ª feira, liguei para o posto e tive como resposta que só chegou o de 5 mg porque o laboratório que fabrica o medicamento de 20mg (minha mãe usa) esta com falta do princípio ativo deste medicamento.ENTÃO EU ME PERGUNTO, SE A MINHA MÃE NÃO TIVESSE CONDIÇÕES DE COMPRAR O MEDICAMENTO IRIA FICAR SEM TOMAR O MESMO? ELA PODE COMPRAR, MAS ENTÃO PORQUE DAR A ELA UMA CARTEIRA PARA QUE RETIRE O MEDICAMENTO NO POSTO? OUTRO DETALHE, SAÚDE É UM DIREITO DO CIDADÃO E DEVER DO ESTADO E ESSE MEDICAMENTO É GARANTIDO AS PESSOAS QUE TEM PROBLEMA DE HIPERTENSÃO ATRAVÉS DE UM PROGRAMA DO GOVERNO FEDERAL E PORTANTO VEM RECURSO. FALO AQUI POR TODAS AS PESSOAS QUE NÃO TEM CONDIÇÕES DE COMPRAR ESSE OU OUTROS MEDICAMENTOS QUE ESTÃO EM FALTA NO POSTO DE SAÚDE, MAS FAZEM PARTE DOS MEDICAMENTOS QUE DEVEM SER OFERECIDOS A POPULAÇÃO DE UM MODO GERAL. ESPERO QUE ESSES PROBLEMAS SEJAM SOLUCIONADOS, POIS SAÚDE NÃO TEM DATA E NEM HORA MARCADA.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo20:07:00

    A situação está caótica quem não pode comprar o remedio o que faz?Morre oufica sofrendo conheço pessoas que tem condições de comprar e vão pegar no posto pra esses tem e para quem não pode comprar ai não tem tá na hora de alguém fiscalizar melhor isso.SECRETÁRIO DA SAÚDE,PREFEITO ALGUÉM TEM QUE TOMAR PROVIDÊNCIAS.ADSURDO.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo20:20:00

    Margarida só pra te esclarecer, ela(a tua mãe) tem direito de receber esse remedio todo mes. E se ela ganhou essa carteira ela fez um cadastro e para o governo federal esse medicamento esta chegando a ela.Quem esta desviando o remédio ou o dinheiro para compra-lo eu não sei. Mas la no Sistema consta que tantas pessoas de Morro da Fumaça são usuarios desse remedio ou outro.Entendeu né. Ë um direito que estão negando. E aproveito e faço uma pergunta e se uma pessoa morre por falta da tal medicação? Como fica? Como disse o Santo Papa devemos nos manifestar pois quem não reivindica seus direitos é um povo pobre em todos os sentidos.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo00:00:00

    então é assim, é? quer dizer que pro SUS ela está ganhando mas na verdade tem que comprar? e o dinheiro está indo pra onde?

    ResponderExcluir
  5. Isso é muito grave, pois estamos falando de medicação básica, incluída nos programas governamentais. Não tenho nada contra o Secretário Miguel,mas,acho que a comunidade tem que se manifestar, pois o Presidente do Conselho Municipal de Saúde é o próprio Secretário. Quem fiscaliza quem? Acho que estamos muito aquém de uma saúde decente em nosso município. Fico triste quando a contratação de apenas um médico é considerada notícia e comemorada, é muita pobreza. A saúde pública não é um problema atual, mas está na hora de ser vista com outros olhos.

    ResponderExcluir
  6. MARGARIDA17:34:00

    O que me deixa indignada é a forma que os fatos são colocados,pois não gosto de ser tratada como uma alienada que não sabe de seus direitos, nem como certas situações são tratadas pelo poder público e nem ser feita de idiota.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo21:46:00

    A saúde de Morro da Fumaça esta ficando feia,falta medicação aos doentes,e outro absurdo que vem ocorrendo em nosso Município e essas colocação de venenos na madrugada pela cidade para matar os matinhos da beirada das calçadas se ele não é prejudicial a nossa saúde como dizem porque é colocado de madrugada e não durante o dia,há não venham me dizer que atrapalha o movimento do transito isso não cola.autoridades tomem providências pois nosso municipio não está tão poluido estão poluíndo.sei que de repente isso não tem nada haver com a questão dos medicamentos é só um desabafo uma indgnação.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo14:50:00

    CONCORDO COM O ANÔNIMO DAS 21:46 EATA QUESTÃO DE COLOCAR O VENENO ACHO ABSURDO E O AR QUE RESPIRAMOS ENVENENADO E COLOCANDO SE DE MADRUGADA FUNCIONÁRIO DA PREFA FAZENDO HORA DE MADRUGADA SÓ NO MORRO da FUMAÇA KKKKKK.ABSURDO.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo14:54:00

    Fiquei sabendo que algumas colegas foram se filiar no sindicato e não tinha folhas para a senhora secretaria do sindicato fazer a filiação que que é isso então era mais fácil dizer que não queria filia lás., mais esse papo de não ter folha não cola kkkkk inventa outra essa não cola nem com super bonder.

    ResponderExcluir
  10. Filipe16:07:00

    Engraçado, se tem reclamações e falta de remédio, será que essas pessoas já foram na secretaria de saúde para saber o real motivo? já foram falar com o prefeito que atende o público em geral na segunda e sexta? já tentaram falar com o secretário de saúde? tenho certeza que o Miguel ou a Mabel tem uma explicação óbvia para isso, que interesse eles teriam em deixar faltar algo de propósito se iriam prejudicar a própria imagem deles. Não basta apenas postar e malhar, as vezes uma simples conversa e se fica sabendo o porquê das coisas.

    ResponderExcluir
  11. MARGARIDA11:22:00

    Se eu postei sobre os medicamentos é porque já havia falado com essa Mabel e com a Cris, pois o senhor secretário não se encontrava na secretaria. Quanto a ir falar com o prefeito, não vi motivos para isso pois afinal se ele paga um secretário de saúde e outros funcionários é para responderem pela secretaria, e não ele. Se é para ele resolver tudo então não precisa de secretário. VOCÊ CONCORDA SEU FILIPE???

    ResponderExcluir
  12. Anônimo00:31:00

    O FELIPI NÃO VAI CONCORDAR PORQUE É UM BAITA PUXA SACO, MAS EU CONCORDO. E OUTRA COISA, POR QUE NÃO QUER QUE SE COLOQUE AQUI ESSA INFORMAÇÃO? PRAS PESSOAS NÃO SABEREM? QUEREM MASCARAR OU ESCONDER O QUE? PODEM ATÉ IR FALAR COM PREFEITO SECRETARIO OU SEJA LÁ QUEM FOR, E COLOCAR AQUI TAMBÉM O POVO PRECISA SABER O QUE TÃO FAZENDO OU DEIXANDO DE FAZER COM O NOSSO DINHEIRO, QUEREM ESCONDER AGORA, FAÇAM O FAVOR NÉ!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo00:33:00

    LEMBRANDO QUE O PREFEITO ATENDE NA SEGUNDA E SEXTA SÓ ATÉ O MEIO DIA. POUCA VERGONHA!

    ResponderExcluir
  14. Anônimo16:12:00

    ESCUTEI NA RÁDIO QUE UMA MULHER FOI PEDIR VÁRIAS VEZES O REMÉDIO DE SEU FILHO NÃO TINHA .ENTÃO RESOLVEU COMPRAR PORQUE ERA DE URGÊNCIA .Depois acabou foi pedir novamente ai tinha pegou olhou estava vencido ,.Então esse remédio havia na farmácia do posto ou já chegou vencido ? E ai vem a questão ou a moça que trabalha lá desconhecia o remédio .Ai povo abra olho .Ficou a pergunta no ar Talvez na próxima semana se saberá a resposta na rádio comunitária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo17:14:00

      TEM DUAS POSSIBIIDADES:

      1ª: tinha o remédio e não quiseram dar.
      2ª: não tinha o remédio, ele chegou depois e fora da validade sem que tivesse alguem comprometidoou responsável o suficiente pra perceber que estava recebendo remedios com prazo vencido.

      NAS DUAS POSSIBILIDADES ERROS INACEITÁVEIS. VAMOS FISCALIZAR ISSO E RECLAMAR QUANDO ESSAS COISAS ACONTECEM PORQUE É UMA VERGONHA, JÁ ESTAMOS EM AGOSTO OU SEJA, 8 MESES DE GOVERNO E O QUE ESTAMOS VENDO? ATÉ AGORA NADA OU MELHOR, SÓ DESCASO. PELO JEITO SERÁ ASSIM NOS 4 ANOS, DECEPÇÃO SENHOR PREFEITO. PENSEI QUE O SENHOR FOSSE FAZER ALGUMA COISA BOA POR NÓS E OLHA AÍ. A DESCULPA AINDA É A ADMINISTRAÇÃO ANTERIOR?

      Excluir
    2. Anônimo16:29:00

      é por isso q o secretario vai sair n final do ano esta c a corda n poesciço;;;;;; falar é facil dificil é fazer,,,,

      Excluir
  15. Filipe16:23:00

    Não sou puxa saco, tanto que já critiquei a secretaria de saude por falta de ambulância em um caso ocorrido na cidade. Continuo axando a mesma coisa. O secretário pelo jeito não foi encontrado e deveriam procura-lo de novo. Claro que é obrigação dele dar explicação e em ultimo caso se ele não resolver, é um direito do cidadão reclamar dele ao prefeito. Quanto ao horario de atendimento até as 13horas está sendo regra na grande maioria do municipios, basta ligar para as cidade vizinha e conferir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo17:17:00

      VC NÃO É PUXA SACO SÓ NÃO ADMITE QUE CRITIQUEM A ADMINISTRAÇÃO..KKKKKK MESMO QUE PESSOAS QUE PRECISAM DE REMÉDIOS E TEM DIREITO DE RECEBER ESSES REMÉDIOS TENHAM QUE COMPRAR OU IR PEDIR AJUDA NA RÁDIO. VC NÃO PRECISA DE REMÉDIOS NÉ FILIPE? CLARO QUE NÃO. MAS EU PRECISO E JÁ FIQUEI SEM, TIVE QUE COMPRAR E SÃO REMÉDIOS CAROS QUE NÃO POSSO PAGAR MEUS FILHOS ME AJUDARAM, ISSO É HUMILHANTE.

      Excluir
  16. Anônimo17:05:00

    então estendo a minha critica as cidades vizinhas também. fazem isso dizendo que é pra poupar mas na verdade é pra não dar tempo de atender o povo. porque economia podia ser feita de outras maneiras que eles gastam sem necessidade. nota zero pras prefeituras que fazem isso.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo17:08:00

    ENTÃO QUER DIZER QUE O CIDADÃO TEM QUE FICAR CORRENDO ATRAS DO SECRETARIO ATÉ ENCONTRAR ELE. VC POR ACASO PENSA QUE AS PESSOAS NÃO TRABALHAM? FAÇAM O FAVOR NÉ! AGORA A GENTE TEM QUE FICAR CORRENDO ATRAS SEM QUE ELES SE DEIXAM SEREM ENCONTRADOS. NÃO SERIA DESSE JEITO QUE RESOLVERIAMOS O PROBLEMA.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo21:06:00

    pensei que fosse melhorar mas pelo visto vamos ficar na mesma por 4 anos, bem feito pra nós que não sabemos votar.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo22:35:00

    e nao é só na saúde q acontece isso não. sabe q la n pietro muda estação e o lanche é o mesmo suco n inverno nao cola ta. o meu filho reclama todo dia dessa merenda no inverno é um cárdapio e mo verão é outro ta por favor ve se muda ta...

    ResponderExcluir
  20. Anônimo11:42:00

    Temos que ficar doente só até as 13hs

    ResponderExcluir
  21. Anônimo11:05:00

    a onde ta o senhor mundi que e puxa saco do prefeito agora ele não fala nada

    ResponderExcluir