Constituição brasileira de 1988 -

Art. 220º A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

FALA FUMAÇA

A liberdade de expressão, conquistada com muita luta, pelos que vieram antes de nós, impulsionou-me a criar este blog, um espaço para discussões, debates, reclamações, elogios...
Hoje, nós temos a liberdade de expressar o que pensamos, sem represálias.






domingo, 9 de junho de 2013

Parecer descritivo (indecifrável)



Depois de várias reclamações de colegas resolvi colocar um post em que os próprios professores poderão contribuir para esclarecer o fato. O que me disseram é que o tal parecer descritivo está dando a maior dor de cabeça, sem contar que os termos e expressões técnicas só servem para confundir os pais que, certamente, desconhecem a linguagem. Será que todos os pais sabem, por exemplo, qual é a diferença entre grafema e fonema? Ou, melhor, sabem que "isso" existe?

Toda ação comunicativa requer que se leve em conta o público (ouvinte/leitor) a que se destina. Para tanto é necessário uma adequação da linguagem de acordo com as várias situações de comunicação a fim de que nosso objetivo seja alcançado. Isso é imprescindível para que nos façamos entender.

45 comentários:

  1. Anônimo21:19:00

    Está sendo bem complicado fazer esses pareceres de difícil linguagem para os pais entender certos palavreados,pois tem pais que nem leem os ditos pareceres é só trabalho para os professores escreverem,pois quando os pais vem buscar o parecer no ato já pergunta como o seu filho esta na escola,quer saber mesmo é da nota se vai ou não passar de ano.Esse tal parecer deve ser revisto,cada ano que passa querem inovar e muitas vezes acaba piorando.Pensem nisso coordenadoras.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo21:21:00

    Juci amei essa sua colocação falando sobre os pareceres vamos ver as opiniões de cada um para podermos fazer uma avaliaÇÃO de como alguns professores estão achando.

    ResponderExcluir
  3. Por isso coloquei este post, eu, na verdade, nem sabia sobre esses pareceres porque, nós, professores dos anos finais, não precisamos fazer. No entanto, como vários professores estão reclamando, achei pertinente colocar o assunto em pauta. E só quem pode esclarecer mesmo, são esses professores que têm de fazer os tais pareceres. Poderiam, inclusive, colocar aqui as expressões que, segundo eles, são muito técnicas tendo em vista o público a que se destinam.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo17:27:00

    Professor que não sabe interpretar pareceres, não deveriam dar aula. Pois foi apenas transferido o que esta no curriculo. O estado e a rede particular fazem igual. Gente que reclama de tudo. Santa ignorancia

    ResponderExcluir
  5. Só uma correção: o problema aqui não está na interpretação dos professores, o que eles me passaram foi sobre a dificuldade que os pais terão para entender o parecer de seus filhos. Desculpe, mas quem não soube interpretar aqui, foi você. E se você é professora, serve então a frase que você mesma colocou..."não sabe interpretar (qualquer texto!) não deve dar aula".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo23:38:00

      ótima reposta Juci, assino embaixo.

      Excluir
  6. Só para que vocês saibam, eu ainda não vi esse parecer que os professores estão fazendo, coloquei esse assunto aqui porque foram várias as reclamações de colegas sobre isso. Então, fica esse espaço para discussões e até mesmo para sugestões, de repente alguém acaba lendo e acatando as críticas e sugestões para melhorar os pontos que ainda não estão de acordo. Quando se constrói algo, nem sempre ele fica perfeito, é preciso desconstruir/reconstruir até chegar no ideal.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo22:02:00

    Quem fez o parecer é a mesma do ano passado que não conversavam com ninguem e empurrava tudo goela abaixo. E a outra veio de fora não conhece a realidade e quis se aparecer. Se ferraram pois ficou uma coisa mal feita. Ai eu pergunto Pra que Coordenadoras? Pra fazer isso? Pode mandar ir embora porque nas escolas essas duas não fazem falta.

    ResponderExcluir
  8. EDIANE22:12:00

    Juci , esse teu post é bastante oportuno,os pareceres foram mudados a nosso pedido , pois acreditávamos que os anteriores eram muito extensos,porém penso que da forma como foram produzidos,usou-se uma linguagem muito técnica e de difícil entendimento para os pais e até mesmo para nós professores. Fiquei o final de semana todo para preencher os pareceres de meus alunos e me preocupo bastante na clareza com que os pais irão entender a avaliação de seus filhos. Não foi simplesmente transferido o que está no currículo, como disse o Anônimo17:27:00, foram utilizados outros materiais, inclusive do PNAIC. Acredito que os professores, como eu, não estão reclamando da sua interpretação, mas sim do entendimento dos pais.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo23:41:00

    É VERDADE EDIANE, ESSE POST FOI MUITO OPORTUNO MESMO, SÓ MOSTRA AS NOSSAS INQUIETAÇÕES, PORQUE ESSES PARECERES FICARÃO MUITO DIFICEIS PROS PAIS ENTENDEREM ALÉM DE NOS DESGASTAR BASTANTE. É FÁCIL INVENTAR MODA E MANDAR QUE OS OUTROS FAÇAM. E PRA QUEM DISSE QUE ISSO É FEITO EM ESCOLAS PARTICULARES, EU TRABALHO NUMA E OS PARECERES DE LÁ SÃO BEM MAIS SIMPLES, MUITO CLAROS PARA QUE OS PAIS ENTENDAM.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo23:48:00

    Eu acho que as coordenadoras deveriam sentar com os professores e pensarem juntos numa maneira de facilitar para os professores e que seja o mais claro possível para os pais ou responsáveis por nossos alunos.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo00:17:00

    isso aí já me deu a maior dor de cabeça.uma encheção de saco desnecessária. é palhaçada demais e a educação mesmo, a preocupação com os alunos com problemas de aprendizagem que deveria ser prioridade, fica de lado. o que importante é escrever tão bonito e tão difícil que os pais nem vão entender..kkkk

    ResponderExcluir
  12. Anônimo08:49:00

    Tá difícil!Em vez de melhorar, duas folhas para preencher de cada aluno e com um (pequeno) parecer descritivo,palavras que os pais duvido que vão entender...complicado, tem várias formas das coordenadoras mostrarem seu serviço e essa realmente elas erraram, como estão errando direto, pq é só perguntar nas escolas, quem gosta do trabalho delas são as diretoras pq são umas puxa saco, e de mais a mais ficam só escrevendo atas, repetindo o q sabemos sobre os alunos...que saco...indignada!!Colegio particular esta longe de ser assim, muito pelo contrario,a linguagem é de facil e bem facil, elas não complicam...pelo amor.!!E temos que usar o blog para reclamar ou melhor..reivindicar mudanças, pq vamos reclamar pra quem???Vamos olhar para o nosso aluno com dificuldade, ele sim precisa de APOIO e ajuda!!!FICA A DICA!!!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo17:54:00

    VAI VER A INTENÇÃO É ESSA, QUE OS PAIS NÃO ENTENDAM....PORQUE SE OS PAIS ENTENDESSEM , MUITAS COISAS ELES NÃO ACEITARIAM.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo20:36:00

    Os pais não tão nem ai com vocês professores. E vocês admitam que não sabem interpretar pois vem pra ca dizer que estão preocupados com os pais não entenderem o tal parecer kkkkkkkkkkkkkk. Contem outra né.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo01:24:00

      nós não queremos que os pais estejam pra nós, queremos apenas que eles entendam o parecer de seus filhos sem precisar interromper nossas aulas para pedir explicações porque é isso que vai acontecer. Quanto aos professores acredito que todos entenderam e já estão fazendo, basta saber é se os pais vão entender. Quando falamos em linguagem técnica significa que está sendo usada uma linguagem específica NOSSA e que não faz parte do cotidiano dos pais, mas acho que isso seria demais pra você entender. Pelo seu comentário bem se percebe o seu grau de intelectualidade...kkkk

      Excluir
  15. Anônimo20:43:00

    Gostaria de saber quem foi que inventou esse tipo novo de parecer que no meu ver para os pais ficou de dificil entendimento ao invés de facilitar para o professor acabam complicando,pais nem leem querem é nota e estão exigindo principalmente no segundo ano acordem quem inventou esses pareceres basta a educação infantil com esses benditos portifólio outra coisa também na minha opinião nada ver.Vamos rever isso coordenadoras,cadê vocês.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo21:32:00

    Essas duas coordenadoras deram um fora muito grande. Deveriam ser humildes e ter conversado com os professores para fazer isso. mas elas se acham. Fizeram uma porcaria de parecer e a Secretária ainda apoia. nem parece que ja foi professora

    ResponderExcluir
  17. Anônimo23:51:00

    AI meu Deus! Como reclamam!!! Se os pais não entenderem alguma palavra, eles vão perguntar. E se não perguntarem, melhor pra nós, que não precisaremos explicar. Eu gostei do parecer descritivo como está. Em Criciúma, ele foi elaborado por cada professora, conforme os assuntos trabalhados. Não achei complicado, talvez extenso, mas ele está pronto pros 3 trimestres. E aqui em MF os pais não se importam com o que está escrito, nem se importam com seus filhos. Na minha escola os problemas são muitos, sendo todos familiares que refletem no aprendizado das crianças. As professoras e as especialistas estão se dedicando ao máximo para poder amenizar, pois a questão família interfere e muito na aprendizagem. Preencham o parecer, entreguem e esperem as perguntas isso se vierem buscar...

    ResponderExcluir
  18. PAI QUE SE IMPORTA01:28:00

    EPA LÁ, EU SOU PAI E ME IMPORTO SIM COM O MEU FILHO. E SE EU NÃO ENTENDER ESSE TAL DE PARECER VOU NA ESCOLA PRA SABER. SE TEM PAIS QUE NAO SE IMPORTAM, TEM PAIS QUE SE IMPORTAM E MUITO, NÃO FALE O QUE VC NÃO SABE. VALEU?

    ResponderExcluir
  19. Anônimo18:11:00

    É muito triste imaginar que a professora da minha filha pode ser uma dessas sem noção que fazem comentarios mais sem noção ainda.Lendo esse blog começo a entender porque os profissionais da educação de MF não são valorizados...

    ResponderExcluir
  20. Anônimo18:26:00

    é um saco... tem uma turma que é sempre do contra! credo nunca estão felizes não nada, inventam desculpas para ficarem criticando. Ok se o parecer ficou difícil de entender ano que vem pedimos para refazer, antes estavam reclamando do parecer descritivo e agora do que foi refeito e coisa e tal.
    Fazem tempestade sempre que acontece algo, adoram polemizar. Na minha escola com meus alunos expliquei aos pais do meu jeito, e eles entenderam. Não precisa fazer este barulhão pra tudo. Tenham um pouquinho mais de paciência se estão errando é porque querem acertar. Ninguem é perfeito, sejam mais humanas para com os outros. Eu mesma erro tentando melhorar nem por isso deixo de me aprimorar cada dia mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo20:26:00

      CONCORDO QUE ERRANDO SE APRENDE, MAS SE NINGUÉM RECLAMAR E APONTAR O ERRO COMO VÃO SABER SE ESTÁ ERRADO, SE ESTAMOS CONTENTES, SE CONCORDAMOS? TEM QUE FALAR NÃO É? E COMO VOCÊ EXPLICOU AOS PAIS, TODOS ELES FORAM NA ESCOLA PERGUNTAR PRA VOCÊ OU VOCÊ MARCOU UMA REUNIÃO PARA TRADUZIR O PARECER?

      Excluir
  21. Anônimo19:04:00

    Essas professoras eu acho que já estão reclamando demais.Gente agradece que no municipio de apoio especialistas , enfim acho que tem muita coisa ,
    Queria que certas profes que reclamam tanto trabalhassem na rede estadual que não tem nada disso o professor em sala de aula faz todo o papel desta gente toda.O parecer é feito desde o primeiro ano até o quinto .Quem tem elaborar é o professor e tbem digitar.
    Eu acompanho o meu filho na escola estadual x e converso muito com a profe e ela me conta .Então acho que o professor do municipio tem que parar de reclamar e chega de picuinha .Procure fazer o melhor.No próximo ano terei que colocar meu filho no municipio por na escola X não haverámais primario .Mas conheço as escolas do municipio sei que são boas ,mas qdo entro neste blog só vejo reclamações PARA MUDAR MUDE VOCÊ PRIMEIRO .

    ResponderExcluir
  22. Anônimo20:23:00

    TUDO O QUE NÓS QUERÍAMOS ERA TRABALHAR NA REDE ESTADUAL, VOCÊ ESTÁ MESMO MUITO POR FORA. TÁ DEFENDENDO UM PARTIDO POLÍTICO SÓ ISSO, A EDUCAÇÃO DE FATO POUCO TE INTERESSA. TENTE ESTAR A PAR DA SITUAÇÃO ANTES DE VIR PRA CÁ QUERER DAR LIÇÃO DE MORAL SEM CONHECER OS FATOS. RIDÍCULA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo18:04:00

      Acho que você que está por fora não saber interpretar um parecer ou explicar para uma pai é porque não lê nada sobre Educação ,Acho que é daquelas que fica só de picuinhas nas horas vagas de conversas afiadas e não vai se inteirar da aprendizagem .Cara professora se não sabe dar aula procura outra profissão .Não estou defendendo partido nenhum porque não época de eleição e sim de melhorar a Educação Acho que infelizmente você continua misturando politica com trabalho .Deixa o o nosso municipio e vai para outro para ver .

      Excluir
  23. Anônimo20:29:00

    na escola estadual realmente não tem essa encheção de linguiça, é preto no branco e ainda ganham muito bem pra isso. E olha que lá os professores ainda reclamam e fazem greve, imaginem os professores de lá aqui no município...kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  24. Anônimo20:30:00

    POR QUE O SENHOR RONALDO TIROU OS COMENTÁRIOS DELE DO FACE? FAZ A BALAIADA E DEPOIS TIRA.

    ResponderExcluir
  25. PROFESSORA21:50:00

    "EPA LÁ, EU SOU PAI E ME IMPORTO SIM COM O MEU FILHO. E SE EU NÃO ENTENDER ESSE TAL DE PARECER VOU NA ESCOLA PRA SABER. SE TEM PAIS QUE NAO SE IMPORTAM, TEM PAIS QUE SE IMPORTAM E MUITO, NÃO FALE O QUE VC NÃO SABE. VALEU?"

    QUE BOM QUE VC É UM PAI QUE SE IMPORTA COM SEU FILHO PQ UM PAI E UMA MÃE DEVEM SE IMPORTAR COM O SER QUE COLOCAM NO MUNDO, MAS NA MINHA TURMA, MUITOS PAIS NÃO SE IMPORTAM NÃO!! TEM MÃE /PAI QUE NUNCA RESPONDEU A UM BILHETE MEU, O ANO INTEIRO!!! NEM APARECEU PRA BUSCAR NENHUMA AVALIAÇÃO! E EU ESTOU FALANDO O QUE SEI E VEJO TODOS OS DIAS, PAI. VOCÊ É QUE NÃO SABE O QUE FALA. VOCÊ SÓ SABE DO SEU FILHO, DA SUA FAMÍLIA, E QUEM BOM QUE SABE E SE PREOCUPRA! E É ÓBVIO QUE VOCÊ DEVE IR NA ESCOLA E PERGUNTAR TUDO O QUE QUISER PRA PROFESSORA DO SEU FILHO, É ISSO QUE QUEREMOS, QUE OS PAIS PARTICIPEM DA VIDA ESCOLAR DOS SEUS FILHOS, ALIÁS, ESSE FOI O TEMA DA MINHA MONOGRAFIA DA PÓS-GRADUAÇÃO.
    E ESTÃO RECLAMANDO MUITO DE NADA, TEM COISA BEM PIOR NO MUNICÍPIO!

    ResponderExcluir
  26. Anônimo21:51:00

    Sou professora na rede a mais de 10 anos infelizmente não sou efetiva e também ja trabalhei em municípios como Urussanga, Cocal de Sul e Içara. Não pensem que lá fora tem esse apoio que tem aqui. Concordo que em alguns municípios o salario é melhor porem as condições de trabalho são horríveis. Numa escola ainda esta no mimeografo e material quem quiser que compre. Então quando vou escolher minha vaguinha sempre tento me enquadrar primeiro por aqui pois tenho melhores condições de trabalho: apoio, especialistas, merenda diversificada, transporte seguro, material de boa qualidade, cursos de aperfeiçoamento. Se acham que estou mentindo perguntem a quem trabalha fora daqui e depois compare. Fico muito triste quando desdenham nossa educação, a educação fumacense, pois sei que também faço parte dela e assim como outras tantas colegas fazemos o melhor. Em muitos casos vejo que a politicagem fala mais alto e por questões mesquinhas desvalorizam tudo oque de bom temos aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo22:08:00

      POLITICAGEM QUEM ESTÁ FAZENDO AQUI É VOCÊ. PELO AMOR DE DEUS VIM QUERER DIZER QUE FICA AQUI POR OPÇÃO É AM AIS PURA MENTIRA, VC FICA AQUI PORQUE NÃO CONSEGUE NA IÇARA E NEM EM CRICIÚMA. A FÁBIA É UMA QUE TRABALHA NA IÇARA E AMA, PERGUNTA PRA ELA SE LÁ É NO MIMEÓGRAFO. VC É UMA VERGONHA PRA CLASSE, POR CAUSA DE POLÍTICA FICA ACOITANDO O QUE TÁ ERRADO. VCÉ O TIPO DE PROFESSOR QUE GANHA MUUUIIIIITO MAIS DO QUE MERECE.

      Excluir
    2. Anônimo18:06:00

      Concordo com Você o problema é que as profes daqui querem tudo pronto feitos pelos outros e aceitos por elas . Fosse eu o Nado tirava tudo e deixava só professor com a sua turma e seus problemas ai elas iriam sentir saudade

      Excluir
  27. Anônimo22:10:00

    A ROSIRIS PAVEI QUE ERA DAQUI E AGORA MORA NA IÇARA E TRABALHA LÁ PODERIA NOS INFORMAR. TEM DIFERENÇA ROSIRIS? AÍ NA IÇARA É MAIS RUIM QUE AQUI? AS CONDIÇÕES DE TRABALHO AÍ SÃO PIORES QUE AQUI? VALE A PENA GANHAR MENOS NA FUMAÇA POR CAUSA DESSAS CONDIÇÕES DE TRABALHO QUE A IÇARA NÃO OFERECE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalho na Içara desde que passei no concurso e em várias escolas e alguns cargos. Todos os lugares que passei foram ótimos. Em todos fui bem recebida, as equipes escolares são maravilhosas. Há cobrança sim, normal de toda escola. Não sei quanto é o salário de uma act ai na fumaça, mas penso que as vezes não compensa pelo gasto com combustível, mas fora isso é maravilhoso...

      Excluir
    2. Estava lendo os depoimentos e sobre o parecer, aqui na Içara tbem há. Tem algumas coisas tbem que os pais não irão entender, mas isso faz parte do sistema da rede, que acredito eu, pode ser para outros municípios do sistema ieducar. Tbém não sei quem são as coordenadoras da Fumaça, mas penso que estão pensando no melhor para a educação fumacense e quanto aos portfólios, sou super a favor, os pais gostam e é uma maneira bonita e organizada de se mostrar as atividades dos alunos.

      Excluir
    3. Anônimo09:17:00

      eu moro na içara e quando não entendo vou na escola e pergunto para os professores e amoooooo quando meu filho me mostra o portfolio. eu sou natural de M.F estou sempre la e da pra ver claramente q a "educação e saúde ta uma merrrr"

      Excluir
  28. Anônimo23:12:00

    Fala serio ANÔNIMO DAS 21:51 conheço muitas pessoas da fumaça que trabalham em outros municípios inclusive a Içara e não é nada disso que tu falasse tenho parentes que lecionam na Içara e não trocam pelo nosso de jeito nem um são bem valorizadas e ainda ganham bem ok...

    ResponderExcluir
  29. Filipe15:42:00

    Se axam que Içara é esse paraiso todo, porque escolhem vagas na Fumaça??? porque não vão lecionar em Içara??? tão simples! Não tirem a vaga de quem quer trabalhar aqui, vão para Içara e deixem quem gosta daqui trabalhar aqui.

    ResponderExcluir
  30. Anônimo19:51:00

    concordo como Felipe tem professora que durante desdenham o municipio mas são as primeiras a querer vaga em Morro da Fumaça .Então colega se não gosta daqui por causa disso ou daquilo mas não largam o osso
    Parem de falar e apontem novas ideias .ganham pouco mas precisam então por falam e criticam tanto .A inveja mata deixa com depressão .Trabalhe se é contra ou a favor importante é o aluno Sem aluno não há vaga.

    ResponderExcluir
  31. Anônimo22:35:00

    Trabalho aqui e amo trabalhar aqui. Poderia ganhar mais sim, mas nem por isso fico criticando a torto e direito. Elogios tambem são bons e devem ser feitos sempre que ha algo bom, porem existem professoras que são tão amargas que nem isso fazem. Vivem de cara deia, de buxixo e fofoquinha, usam o tempo livre para falar mal dos outros, criticar coordenadora, tecnica, diretora e ate mesmo as colegas de escola. Canso de ouvir isso nas escolas que trabalho. Uma pena! e ainda reclamam que não tem tempo pra nada, pois então aproveitem o seu precioso tempo com coisas construtivas. Parem de reclamar d etudo, oh gente dificil de agradar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo13:12:00

      QUE PESSOA DESINFORMADA. AS PESSOAS DESSES CARGOS AÍ, ATÉ A PRÓPRIA PREFEITURA ADMITIU QUE NÃO PRECISAM, QUE APROVAR AQUELE PROJETO FOI UM ERRO. E OUTRA COISA BEM IMPORTANTE, O QUE NÓS CRITICAMOS SÃO ESSES CARGOS E AS FUNÇÕES QUE ATÉ AGORA NEM SABEMOS QUAIS SÃO, O QUE VIMOS SÃO ESSAS PESSOAS PARADAS A MAIOR PARTE DO TEMPO. NÃO CRITICAMOS AS PESSOAS EM SI, GOSTO DE TODAS ELAS E SEI QUE ELAS NÃO TEM CULPA DE NADA, HAVIA UM CONCURSO E VAGAS NESSE CONCURSO, QUALQUER UM PODERIA FAZER. ELAS FIZERAM E PASSARAM, SORTE DELAS QUE GANHAM MUITO PRA TRABALHAR POUCO, QUEM DERA EU TIVESSE PASSADO NESSE CONCURSO. ENTENDO O LADO DELAS, MAS QUESTIONO A ADMINISTRAÇÃO POR TER CRIADO CARGOS COM SALÁRIOS BEM ALTOS PRA NADA, POR PURO CAPRICHO.

      Excluir
  32. Anônimo23:27:00

    Informação: Todo professor da rede municipal de ensino, dentro de sala de aula, com nível superior completo e trabalhando 40 horas semanais recebe:

    Inicial: 1.954,68 / Final: 4.282,04

    Sendo que 32 horas de efetivo serviço na Unidade Escolar corresponde a 40 horas de serviço para calculo de pagamento.

    Não estou dizendo que é muito ou pouco. Pessoalmente acho pouco pela importância de um professor. Não quero gerar polemica sobre o assunto, mas vejo algumas pessoas dizendo que recebem X ou Y e que não dá pra sobreviver. Só esquecem que mandaram descontar UNIMED da família toda na folha de pagamento, fizeram empréstimos com desconto em folha ou trabalham só 10, 20, ou 30 horas e recebem proporcional ao serviço prestado. Depois saem na rua dizendo que o município paga quantias irrisórias a um professor, isso é agir de má

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo13:06:00

      E PAGA QUANTAS IRRISÓRIAS SIM! O DINHEIRO QUE O GOVERNO MANDA PRA EDUCAÇÃO PELO FUNDEB É COLOCADO AONDE? DESVIAM O DINHEIRO PRA OUTRAS COISAS E DEIXAM A EDUCAÇÃO DE LADO. E OUTRA, ESSES NÚMEROS AÍ SÃO MENTIROSOS PORQUE EU GANHO MENOS QUE ISSO. TEM ALGO DE MUITO ERRADO AÍ. TENTANDO ENGANAR QUEM COM ESSAS INFORMAÇÕES? O POVO NÉ? NÃO NÓS PROFESSORES QUE SABEMOS MUITO BEM QUANTO GANHAMOS E QUANTO DEVERÍAMOS GANHAR PELO NOSSO TRABALHO. SEI QUE TEM PROFISSIONAIS E PROFISSIONAIS MAS EU FALO POR MIM, MESMO GANHANDO POUCO TRABALHO COM DEDICAÇÃO PORQUE OS ALUNOS NÃO TEM CULPA, MAS JAMAIS DEIXAREI DE LUTAR NAQUILO QUE EU ACREDITO E PELOS MEUS DIREITOS E QUERO QUE OS MEUS ALUNOS TAMBÉM FAÇAM ISSO QUANDO CRESCEREM, QUE SEJAM CIDADÃOS DE VERDADE E NÃO FIQUEM COMO ESSE RAPAZ AÍ QUE COLOCOU ESSA INFORMAÇÃO NO FACE E NÓS SABEMOS PORQUE ELE FEZ ISSO. É DO PARTIDO, TRABALHOU NA CAMPANHA E GANHOU UM EMPREGUINHO QUE VAI DURAR 4 ANOS, ENTÃO ATÉ LÁ ELE VAI PUXAR NO SACO. EU NÃO PRECISO PUXAR NO SACO DE NINGUÉM PORQUE TENHO MEU EMPREGO POR MÉRITO MEU, NÃO ME VENDI POR UM TRABALHO, FIZ CONCURSO, PASSEI, NÃO DEVE NADA A FDP NENHUM. MAIS DOU UMA DICA: CADA UM NO SEU QUADRADO, CADA QUAL CUIDE DE SEU TRABALHO, PORQUE QUEM NÃO ESTÁ EM SALA DE AULA NÃO SABE O QUE É ESTAR LÁ, ENTÃO NÃO TEM IDEIA SE O SALÁRIO É BAIXO OU ALTO. NÃO TEM NOÇÃO DO GRAU DE ESTRESSE QUE É.DE ÀS VEZES VOCÊ OUVIR ALUNOS MANDAREM VOCÊ TOMAR NAQUELE LUGAR E TER QUE AGUENTAR. ESSAS COISAS DO DIA A DIA SÓ QUEM ESTÁ EM SALA DE AULA SABE. E APOSTO COMO ESSE CIDADÃO QUE FALOU ISSO GANHA IGUAL OU MAIS QUE NÓS, O QUE PRA MIM É UM ABSURDO PORQUE UMA PESSOA QUE SE PRESTA AO PAPEL QUE ELE SE PRESTA MERECIA GANHAR NO MÁXIMO, UM SALÁRIO MÍNIMO, ESTARIA SENDO BEM REMUNERADO. ELE E O OUTRO QUE ELE DISSE QUE FOI QUEM ESCREVEU ESSA BABOSEIRA AÍ. FAÇAM O TRABALHO DE VOCÊS E LARGUEM MÃO DE SER PUXA-SACOS PORQUE O TEMPO DE VOCÊS TEM DATA DE VENCIMENTO.

      Excluir
  33. Anônimo19:04:00

    Gostaria de deixar aki uma pergunta aos senhores vereadores,Ademar bertam, Maria Bortolim, José hugo Derock, Raimundo marques, Sergio Casagrande, Calita, Renato Zacarom, Zé pacheco, Rosangela Maramho.Por que pegar ferias novamente? Se voces iniciarao o ano letivo com a 1° seção no dia 01/01/13 e após ficando de ferias até dia 18/02/13, sendo que apartir de hj 25/06/13 os vereadores pegarm ferias novamente até dia 05/08/13.
    Voces estão de brincadeira, oque foi feito de tao casativo que ja estão de ferias?

    Esse é um motivos que temos que estar nas ruas amanha dia 26/06/13 exigindo que esses nossos funcionarias voltem a trabalhar e que essa empresa não é bagunsa, folgados.

    Ass. Cidadão Fumacense

    ResponderExcluir