Constituição brasileira de 1988 -

Art. 220º A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

FALA FUMAÇA

A liberdade de expressão, conquistada com muita luta, pelos que vieram antes de nós, impulsionou-me a criar este blog, um espaço para discussões, debates, reclamações, elogios...
Hoje, nós temos a liberdade de expressar o que pensamos, sem represálias.






sábado, 17 de setembro de 2011

EDUCAÇÃO: REPROVADA (por Lya Luft)

"Metade das crianças brasileiras na terceira série do elementar não sabe ler nem escrever". Eu iria além, diria que muitos alunos do Ensino Médio não sabem ler nem escrever. Porque ler não é decodificar signos, é entender o que leu, atribuir sentidos.

A palavra reprovação é evitada nas escolas porque isso pode "traumatizar o aluno",  marcá-lo desfavoravelmente. A moda é "aprender brincando", nada de esforço, punição nem pensar, portanto recompensas perderam o sentido. A escola facilita a vida dos estudantes, deixando-os cada vez mais despreparados para a vida e o mercado de trabalho.

Cansei de falas grandiloquentes sobre educação, enquanto não se faz quase nada. Falar já gastou. já cansou, já desiludiu, já perdeu a graça. Precisamos de atos ou a educação continuará, escandalosamente reprovada.
Juci

49 comentários:

  1. Anônimo22:01:00

    Concordo com plenamente com você Juci. Precisamos rever esta questão da aprovação. Estamos cada vez mais recebendo alunos ainda no processo de alfabetização no 3º ano. O pior que precisamos dar conta dos conteúdos mesmo tendo alunos assim, pois a prova Brasil exige determinados conteúdos.EStá cada vez mais difícil.

    ResponderExcluir
  2. O relatório que saiu na imprensa é alarmante:
    Metade dos alunos da terceira série não sabe ler nem escrever. Não entende para que serve a pontuação em um texto. Não sabe ler horas e minutos em um relógio, não sabe que centímetro é uma medida de comprimento. Grande contingente de jovens chega às universidades sem saber redigir um texto simples.
    E o que mais me irrita é, em época do resultado das notas do IDEB, os discursos provenientes da secretaria da educação: "nossa educação é de qualidade", "as nossas escolas estão com as melhores notas no IDEB", como se isso significasse avanço educacional. Nós, professores, sabemos que não é. Essas falas têm o intuito de mascarar a (triste)realidade e isso, me incomoda. Precisamos de ação, não de discursos falaciosos.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10:56:00

    claro a educação está desse jeito porque as crianças estão se apropriando da escrita então não podem reprovar se já não conseguiram acompanhar no segundo ano os conteúdos o que vão fazer lá no terceiro ano? vão ficar mais perdidos do que estão,mais como dizem as coodenadoras é lei! não podem reprovar, para o aluno que tem dificuldades os pais acham que e´vantagem os filhos passarem de ano sem saber dominar aqueles conteúdos. minha opinião deveria sim haver reprovação,pois passando dominando os conteúdos já não é fácil imaginem não dominando.ai passa sem saber para o terceiro ano lá pode reprovar ai o professor do terceiro é que é ruim porque reprovou não é assim? temos que parar para re ver isso.sempre quem se rala é o professor, falar é fácil quero ver trabalhar com uma sala com 30 alunos onde 12 tem dificuldades em dominar os conteúdos e ai o que fazer??

    ResponderExcluir
  4. Anônimo11:00:00

    Isso é uma realidade nacional e não apenas de nosso municipio,
    não se pode ir contra um lei maior onde diz que o aluno não pode ficar retido na serie por não ter atingido os objetivos minimos
    o governo federal quer o indice de aprovação elevar e enquanto isso cresce tambem o numero de pessoas que podem ser manipulados por eles.

    realizade nacional gente!
    em todos os municipios temos esse tipo d problema... é so ver os alunos q chegam em nossas escolsa d outros municipios

    ResponderExcluir
  5. MÃE DE ALUNO(a) DISSE11:01:00

    CONCORDO QUE OS ALUNOS DEVER SER REPROVADOS DESDE O PRIMEIRO ANO CHEGA DE PASSAR SEM SABER MEU FILHO PASSOU ASSIM POR CAUSA DESSA TAL LEI SOFRE ATÉ HOJE CHEIO DE DIFICULDADES CADÊ A SECRETARIA DA EDUCAÇÃO QUE NÃO VÊ ISSO?

    ResponderExcluir
  6. Anônimo12:25:00

    minha filha está na 6 série e me disseram que ela não pode repetir de ano. isso é verdade? por que ela não entende quase nada do que le, eu que estudei pouco entendo melhor que ela. por que ela não pode repetir de ano? e quando ela chegar na faculdade como vai ser?

    ResponderExcluir
  7. Só pra esclarecer, ninguém falou que o problema é só do nosso município, é um problema nacional, sim! O que me incomoda é a propagação da ideia de "educação de qualidade" como se a nota do IDEB fosse, de fato, um termômetro. Não é! A nota do IDEB é uma soma da nota da prova (feita somente com alguns alunos da escola), do número de alunos reprovados na escola (quanto mais reprovação, mais baixa é a nota da escola), portanto, alardear que a educação municipal está indo de vento em popa é uma inverdade. O Brasil fica muito aquém quando se fala em educação.E Morro da Fumaça não foge a regra, infelizmente. O problema é real e deve ser tratado com seriedade.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo18:44:00

    é uma realidade de todos os municipios de nossa região

    infelizmente uma realidade que nos preocupa muito

    crianças chegam em nossas escolas sem saber nada, e saem sabendo menos ainda

    alunos que sao transferidos para cá tambem mostram que em toda a região a educação esta sendo mal tratada e que deve ser feito algo pra mehorar

    cada um luta com a arma q possui

    o professor de um lado e os governantes do outro
    qm vcs axam q vence essa batalha?

    ResponderExcluir
  9. Anônimo18:48:00

    SOU PROFESSORA E SOFRO COM ESTE PROBLEMA DIARIAMENTE. A LEI DE NÃO RETENÇÃO NOS DEIXA DE MÃOS ATADAS , QUM SABE PASSA DE ANO
    QUM NÃO SABE TBM PASSA, QUAL É O NOSSO PAPEL FRENTE A TUDO ISSO? PRA QUE NOS MATAMOS NUMA SALA D AULA?
    O GOVERNO FEDERAL FAZ UMA PROPAGANDA ENGANOSA SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO EM TODO PAIS.
    E SENDO LEI - LDB- SOMOS OBRIGADOS A SEGUIR
    NÃO TEMOS MUITO A FAZER INFELIZMENTE

    ResponderExcluir
  10. Anônimo21:15:00

    quem vence eu não sei, mas que perde são os alunos.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo21:17:00

    EU PENSAVA QUE A EDUCAÇÃO ERA DE QUALIDADE MESMO. MAS AINDA BEM QUE TIREI MINHA FILHA DA ESCOLA MUNICIPAL E COLOQUEI EM UMA PARTICULAR. MAS E QUEM NÃO PODE? PAGAMOS IMPOSTOS, POR QUE NOS ENGANAM ASSIM? PALHAÇADA.

    ResponderExcluir
  12. Fábia Quadra21:24:00

    Sou professora e meu filho passou de ano sem saber ler...ou melhor não entendia nada...e assim passou-se o ano e até hoje ele tem dificuldades...e olha que eu tentei alfabetizá-lo em casa ...mas não aceitava pois eu não era professora dele(fala dele)...e também procurei uma das coordenadoras da educação e...(nada)...fui deixando e hoje se o tempo voltasse atrás ,faria tudo diferente...!!!Devemos sim lutar por uma boa educação.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo21:39:00

    educadores e educandos afinal quem sai perdendo com tudo isso,hó lógico que é os alunos e ainda tem professor que diz pra se matar a educação tá um caos é tudo no lúdico então vamos brincar brincar, não é bem assim temos que brincar sim mais com um objetivo e não brincar por brincar tem professor que não entende o que é brincar.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo21:49:00

    FÁBIA concordo com você mas seu filho deveria estar no primeiro ano ai passa é lei,você sabe disso afinal você é professora e conhece as leis, nos professores soubemos que isso esta errado,ate debatemos mais as coodenadoras nada fazem para nos ajudar.só sabem dizer que é lei e temos que passar.E lhe pergunto você como mãe poderia ter pedido para ele repetir de ano assinando um termo e sabendo da dificuldade de seu filho.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo21:52:00

    AINDA BEM QUE TIREI MEU FILHO DA ESCOLA DO MUNICIPIO E COLOQUEI NA PARTICULAR .

    ResponderExcluir
  16. Anônimo22:10:00

    TEM PAIS QUE CRITICAM O PROFESSOR PERANTE A DIFICULDADE DO FILHO MAIS NUNCA TIRAM UM PRECIOSO TEMPINHO PARA AJUDAR O FILHO A FAZER A TAREFA,A INCENTIVA-LÓ NA LEITURA OS PAIS PRECISAM EM CASA AJUDAR E INCENTIVAR OS FILHOS NOS ESTUDOS HOJE EM DIA COM O CORRE CORRE DA VIDA A MAIORIA DOS ALUNOS VEM PARA A ESCOLA SEM FAZER A TAREFA, ELES CHEGAM E DIZEM O PROFESSORA MEUS PAIS NÃO TEM TEMPO PARA ME AJUDAR AI NÃO FIZ E OS PROFESSORES PERANTE A ISSO O QUE FAZEM??

    ResponderExcluir
  17. Anônimo22:39:00

    COORDENADORAS VISITEM mais as escolas e vocês iram ver se, se devem reprovar ou não? salas cheia e cada ano que se passa mais crianças com dificuldades de aprendizagem e não adianta reclamar que os professores do primeiro e segundo ano passou sem saber, é lei temos que passar assim.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo22:52:00

    diretores que estão fazendo o ppp: coloquem a reprovação para o segundo ano. Municípios como Urussanga e Treze de Maio os alunos reprovam no segundo ano porque isso consta no ppp.

    ResponderExcluir
  19. Percebi que muitos reclamam das coordenadoras, desconheço o trabalho das responsáveis pela Educação Infantil e Séries Iniciais, mas a minha, a Mariana, é uma pessoa muito solícita.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo23:56:00

    mas se há essa possibilidade de mudar o PPP, por que não foi adotado aqui na Fumaça? Vamos trabalhar gente! Chega de ficar fazendo propaganda enganosa sobre a qualidade da educação, vamos arregaçar as mangas e trabalhar! Conversa fiada é prova de incompetência, quem não sabe trabalhar, fica só no blá blá blá

    ResponderExcluir
  21. Anônimo15:54:00

    PORQUE NÃO FOI ADOTADO EM MF?

    HORAS BOLAS, PORQUE NÃO TEMOS PPP NUNCA TIVEMOS NA REALIDADE

    PELO QUE SEI AINDA ESTAMOS CONSTRUINDO O PPP DE MORRO DA FUMAÇA

    ResponderExcluir
  22. Anônimo20:37:00

    As coordenadoras ao invés de ficar de blá, blá, blá na secretaria deveriam estarem mais presentes nas salas de aulas tirando nossas dúvidas que não são poucas e auxiliar com sugestões de atividades, ou melhor trabalhar e fazer cumprir a verdadeira função de vcs

    ResponderExcluir
  23. Anônimo20:41:00

    O QUE FALTA EM NOSSO MUNICÍPIO É ORGANIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DIÁRIA DA COORDENAÇÃO NAS ESCOLAS (E NÃO FAZER DE CONTA QUE VISITAM E FICAM LÁ POR 30 MINUTOS PARA DISFARÇAR E VOLTAM PARA SEU POSTO A SECRETARIA).ACORDA SECRETÁRIA!!!COLOQUE ESSE POVO SEU PARA TRABALHAR COMO NÓS PROFESSORES!!!

    ResponderExcluir
  24. Anônimo22:31:00

    os alunos da sexta série não podem reprovar e nem os demais, as escolas empurram pra série seguinte, independente do aluno saber ou não. Vocês não tem ideia da quantidade de alunos que são empurrados mesmo. Coitados, vira uma bola de neve e eles nunca mais conseguem acompanhar a turma, por isso temos alunos semianalfabetos na oitava série.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo08:51:00

    a secretaria da educação, as coordenadoras pedagógicas,os diretores juntamente com os professores deveriam entrar em acordo e haver reprovação pois do jeito em que esta, a coisa esta feia a cada ano que se passa as crianças estão passando sem saber se já não dominam os conteúdos da série em que estão como vão para a série seguinte.Acorda povo desse jeito não há professor que aguente é só dificuldades,e um jogando a culpa no outro.

    ResponderExcluir
  26. Anônimo11:49:00

    juci


    FAZ UMA ENQUETE DAQUELE AUTDOOR LA DE LAURO MULLER COM PATROCINIO DA CERMOFUL, SERIA UMA OTIMA ENQUETE

    ResponderExcluir
  27. Anônimo13:25:00

    ALUNOS NO PRIMEIRO ANO PODEM REPROVAR SIM, MAS POR FALTA.

    ResponderExcluir
  28. Eu desconheço esse caso do outdoor, mas me passe as informações que eu posso fazer a enquete, sim. Por que, não?! Pode escrever aqui mesmo, eu não publico.

    ResponderExcluir
  29. Anônimo09:06:00

    como que um aluno pode reprovar por faltas se ele nunca faltou? e como vai passar sem saber? e o que os professores vão fazer perante essa situação? na verdade os professores estão de mãos atadas,e preocupados perante a situação.

    ResponderExcluir
  30. Anônimo09:15:00

    a nossa educação esta regredindo a cada ano que se passa se o professor cobra dos alunos esta forçando de mais se não cobra e um péssimo professor, e os alunos do nosso municipio estão alguns ruins agora os que vem de outros municipios estão péssimos e se perguntar a eles dizem lá a gente só brincava o mais era bom e dai que ludicidade é essa é só brincar qual o objetivo de brincar matar aula.

    ResponderExcluir
  31. Anônimo09:19:00

    VEJO QUE A NOSSA EDUCAÇÃO ESTA SENDO EMPURRADA COM A BARRIGA É DE QUALQUER JEITO ESPERA AI NÃO É ASSIM, ACORDAM PROFESSORES OU DÃO AULA OU DESISTAM.

    ResponderExcluir
  32. Anônimo12:03:00

    Alguém aí tem uma foto desse outdoor? Porque o símbolo da CERBRANORTE e da CERGRAL são os mesmos da Cermoful, tava escrito CERMOFUL no patrocínio ou só tava o símbolo?

    ResponderExcluir
  33. Anônimo13:38:00

    tava escrito CERMOFUL sim

    pros associados até o futebol cortaram e agora patrocinam festa em outros municipios?

    Engraçado que isso ninguem comenta né?

    por que será?
    E não adianta dizer q não sabe de nada?

    o pessoal que posta aqui sempre sebe de tudo que acontece por aqui.

    ResponderExcluir
  34. Anônimo17:58:00

    sabe que vi esse outdoor la pras bandas de orleans e não acreditei!

    que feio hein CERMOFUL!

    Invista em seus associados .

    ResponderExcluir
  35. Anônimo20:51:00

    Concordo com a fala de todos que citaram sobre a não reprovação.
    E acrescento também sobre a indisciplinae falta de vontade de alguns alunos.Tem professores pegando licença, tomando calmante(Rivotril), ficando louca. O mais engraçado é que tem diretora que não está nem aí. O professor que se vira. Eu acho que muitos professores antes de se aposentar terão que ir para uma clínica psiquiátrica.

    ResponderExcluir
  36. Anônimo22:19:00

    concordo plenamente com a colega (o) ai de cima os alunos estão cada ano pio de comportamento os pais chegam na escola e dizem professora da um jeito que eu não aguento mais achando que o professor faz milagres,olha a que situação chegamos!!

    ResponderExcluir
  37. Anônimo22:30:00

    OS PROFESSORES NÃO VÃO FICAR LOUCOS JÁ ESTÃO!COM ESSES ALUNOS SEM LIMITES QUE NÃO OBEDECEM,TEIMOSOS E AINDA POR CIMA RESPONDEM PRO PROFESSOR SÓ FALTA MANDAR TOMAR NO (....) CADÊ A EDUCAÇÃO ESSA QUE EU SEI VEM, DE CASA,A ESCOLA NÃO EDUCA ELA ENSINA. PENSEM NISSO SENHORES PAIS!

    ResponderExcluir
  38. Anônimo22:36:00

    O PROFESSOR TRABALHA MUITO GANHA POUCO E AINDA LEVA DESAFORO PRA CASA.

    ResponderExcluir
  39. Anônimo22:40:00

    tem pais que nunca vem na escola quando vem é só para criticar outro dia o pai veio pegar o boletim do filho do terceiro ano foise ver o filho estava era no segundo ano, se atualiza pai. com certeza esse pai acompanha bem o filho nos estudos.

    ResponderExcluir
  40. Anônimo22:43:00

    Juci querida tu dizer que a Mariana é solicita tudo bem, mas como coordenadora é a mais simpatica, mais humilde, mas quanto ao desempenho da função me desculpe eu discordo, pois não tem conteudo, traquejo, atitude e não fez diferença alguma, quem consegue controlar um pouco a situação dos alunos das series finais são os professores. Pois a Coordenação não decide nada, esta é a realidade, e os das series iniciais e educação infantil não são diferentes. Por isso o caos na educação, pois elas não planejam, não orientam só enrolam e ai querida tubem sabe que esse novelo ta grande

    ResponderExcluir
  41. Anônimo22:44:00

    O problema são os pais que defendem seus "anjos". Nós e os pais sabemos que de anjos eles não têm nada. Mas mesmo assim, os defendem. E nós temos que aturar por 648 reias mensais...

    ResponderExcluir
  42. FÁBIA DE QUADRA19:36:00

    Hoje que eu vi a pergunta que o anônimo fez para mim.Sei da Lei sim...mas mesmo assim fui conversar para que meu filho repetisse o primeiro ano,pois sou mãe e professora consciente.Mas a tal da Lei como me responderam...não permitia,porque o segundo ano também seria alfabetização...aí meu filho conseguiria com certeza .Pois hoje digo que é uma mentira...isso não existe nas escola...pois não é repassado o que realmente se deve fazer...A EDUCAÇÃO ESTÁ PERDIDA!!! No meu ver...O PRIMEIRO ANO É O ALICERCE PARA UM FUTURO PROMISSOR...!!!

    ResponderExcluir
  43. Anônimo21:06:00

    o professor do primeiro ano e do segundo ano jamais poderam reprovar alunos mesno que ele tenha dificuldades e não domine os conteúdos é lei e se o pai for pra justiça o pai ganha a causa vocês sabem disso.sei sim que o primeiro ano e a base de tudo.E concordo sim que dever ser reprovados no primeiro ano sim.

    ResponderExcluir
  44. Anônimo22:00:00

    Deveria ser obrigatório o uso de uniforme aos alunos na rede minicipal hoje fui buscar meu filho na escola da zuleima búrigo e fiquei pasma parecia um desfile de moda,ONDE ESTA A DIRETORA QUE NÃO VÊ ISSO? OU SE FAZ DE CEGA, FIQUE MAIS ATENTA SENHORA DIRETORA, USO DE UNIFORNE É UM SINAL DE RESPEITO, ORDEN E ORGANIZAÇÃO HÁ ESQUECI ALI É A ESCOLA DAS ELITE KKK,KKK,.

    ResponderExcluir
  45. Anônimo22:52:00

    Novelo grande, ja virou uma teia,onde a propria secretaria se entrelaçou e nunca mais conseguem dar a volta. A Educação ta um caos, e com essa de não reprovar os alunos, e de criar a aceleração(com outro nome) nas series finais esse novelo vai ficar maior e cheio de nós ai ai

    ResponderExcluir
  46. Anônimo23:54:00

    A LEI É UMA SÓ: O ALUNO REPROVA SE NÃO TIVER 75% DE FREQUENCIA E EM 2013 PASSA PRA 80%. ISSO SIGNIFICA QUE CRIANÇAS NO PRIMEIRO ANO (OU QUALQUER OUTRA SÉRIE) COM FREQUENCIA INFERIOR A 75% REPROVAM E NÃO TEM CONVERSA!!!

    ResponderExcluir
  47. Anônimo08:49:00

    Tão reclamando, será quem é errado, pelo que escuto são poucos os que reclamam, vejo que neste blog tem pessoas que não esqueceram que a 2009 já acabou.

    nem parece que são professores.

    ResponderExcluir
  48. Anônimo17:30:00

    anônimo (a) ai de cima esta falando de que em 2oo9 que não deu para entender nada se exclareca por favor? so porque é professor não pode reclamar e do que é a reclamação? afinal.

    ResponderExcluir
  49. Anônimo19:25:00

    Hoje acho que o grande problema do aluno em não aprender ou em não se interessar pelos estudos tem muita relação com a família pois ela se tornou ausente deixando todo tipo de ensinamento para a escola.Outro fator sério tbm é o professor alfabetizador ter que alfabetizar uma turma superlotada, sem noções de nada:de limites, de bom senso, até mesmo de educação que são ensinamentos que o aluno já é prá trazer de casa.Então, ele primeiro vai preparar todos esses alunos para depois se alfabetizar. É complicado!!

    ResponderExcluir