Constituição brasileira de 1988 -

Art. 220º A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

FALA FUMAÇA

A liberdade de expressão, conquistada com muita luta, pelos que vieram antes de nós, impulsionou-me a criar este blog, um espaço para discussões, debates, reclamações, elogios...
Hoje, nós temos a liberdade de expressar o que pensamos, sem represálias.






quarta-feira, 27 de junho de 2012

RENOVAR

Alguém fez o seguinte comentário:
"falam tanto em renovação e colocam como candidato o Claudio? como assim? não entendi que renovação é essa?"

Você não entendeu que renovação é essa, simplesmente, porque não sabe o significado da palavra renovação. Vamos ao dicionário esclarecer isso?
Renovar:
1. Tornar novo; melhorar.
2. Consertar.
3. Recomeçar; repetir.
4. Substituir por coisa melhor.
5. Dar o aspecto de novo a.
6. Trazer novamente à lembrança.
7. Excitar de novo.
8. Renovar sofrimentos.
9. Rebentar ou desabrochar de novo (os vegetais).
10. Reaparecer; suceder-se.
11. Rejuvenescer.
12. Repetir-se.
13. Aparecer de novo.
Diante disso, voltemos à questão: O que significa renovar? É trocar por outro? Não necessariamente. 
O mesmo, o anterior, esse pode renovar sim! Ele pode APARECER DE NOVO, RECOMEÇAR, CONSERTAR, MELHORAR...

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Qualquer semelhança (não) é mera coincidência.

"Golpe transforma concursos públicos em cabide de emprego."
É com essa chamada que o Fantástico inicia a denúncia de fraudes em concursos públicos.


Fragmentos da reportagem que me deixou perplexa diante da facilidade em fraudar um concurso e aprovar apadrinhados políticos.

- A maior parte das fraudes acontece nos concursos municipais. Prefeitos e vereadores contratam uma empresa para organizar a prova e indicam os candidatos que eles querem ver aprovados. 


-A esposa do prefeito passou em primeiro lugar, a secretária de educação passou em primeiro lugar no outro cargo, o secretário de administração passou em primeiro lugar em outro cargo.


-Ele ensina ao suposto assessor uma forma de não chamar atenção para a fraude: adiar a convocação dos apadrinhados: “Se você tem dez vagas, você passa o cara lá em oitavo, nono lugar. Chama dois esse mês, depois chama mais dois. Porque os mais visados são o primeiro e segundo lugar”. 


-"Eu achei que foi cachorrada. Muita gente deixou de fazer muita coisa, se deslocou de longe, foram feitas de palhaço”, reclama o candidato honesto. 

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Ditadura mascarada

Pensamos viver em um regime democrático, mas certos episódios nos fazem duvidar disso.

Uma professora do centro foi chamada até a prefeitura para receber uma advertência da secretária da educação por ter levado a filha ao médico em horário de trabalho. Levanto aqui duas questões:
1ª- Doença não marca horário para atacar;
2ª- Se as outras professores podem faltar dias consecutivos, por conta da saúde de seus filhos, por que essa professora não pode, sequer, levar sua filha ao médico?
Na escola onde trabalho, as professoras faltam para levar seus filhos pequenos ao médico, faltam para ficar, em casa, com eles, quando estão adoentados. Nunca soube que qualquer uma delas tenha sido chamada à prefeitura para ser advertida e o pior, ameaçada de demissão. Por que pra uns é permitido e pra outros não? Quem essa secretária da educação pensa que é para tratar as pessoas desse jeito? Porque tem o poder nas mãos acha que pode pisar nos outros? Ou pode, ou não pode, mas isso deve ser regra pra TODOS! O que não vale, não é certo, não é justo, não é democrático, é algumas terem esse direito e outras serem ameaçadas de demissão pelo mesmo motivo.

terça-feira, 5 de junho de 2012

ABANDONO

O ginásio de esportes de Estação Cocal está fechado desde o dia 16 de dezembro de 2011 quando a administração municipal decidiu reformar a quadra.













Após meio ano, a obra ainda não foi iniciada.
Fonte: Jornal Diário de Notícias

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Concurso Público

Aconteceu ontem, dia 03/06 o tão "esperado" concurso que, torcemos, tenha sido transparente e que os aprovados, realmente, tenham conseguido isso por mérito próprio, porque muita gente competente e comprometida participou dele.

No entanto, diante do "desespero" para que esse concurso acontecesse, o segundo feito por esta administração, algumas questões emergem:
Por que  não fizeram um único concurso, economizando assim, o dinheiro público?
Para que criaram esses cargos em regime de urgência urgentíssima? Era pra disponibilizá-los pro concurso?
Por que não chamaram as pessoas que passaram no concurso anterior em vez de colocar as vagas delas à disposição para este concurso?[ Nesse caso, a justiça decidiu que dessem a essas pessoas os cargos que lhes eram de direito]. E como ficam algumas vagas do concurso, caso a administração prove que não tenha necessidade delas? A não ser que eu esteja equivocada, mas não se pode preencher todas as vagas com professores efetivos, há um percentual que precisa ficar disponível aos ACTs, não é isso? Alguém tem resposta para essas questões?