Constituição brasileira de 1988 -

Art. 220º A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

FALA FUMAÇA

A liberdade de expressão, conquistada com muita luta, pelos que vieram antes de nós, impulsionou-me a criar este blog, um espaço para discussões, debates, reclamações, elogios...
Hoje, nós temos a liberdade de expressar o que pensamos, sem represálias.






terça-feira, 29 de novembro de 2011

SESSÃO NA CÂMARA- dois temas importantes

Os professores estiveram na Câmara de Vereadores por duas razões:
1) Mostrar o descontentamento em relação à criação de cargos (cabide de emprego)
2) Exigir as mudanças (pra melhor!) no plano de carreira e que o salário miserável seja, enfim, um pouco mais digno.

Fiquei pouco tempo na Câmara porque eu tinha aula no Princesa, ouvi minimamente, mas não gostei do pouco que ouvi. O secretário falou em "aumento" para R$ 1,400 (e alguma coisa), no entanto, esse tal aumento, de aumento não tem nada. Explico. Em janeiro o piso nacional sofre um reajuste e é justamente esse reajuste (que eles são obrigados a repassar) que estão considerando "aumento". Fico me perguntando se eles pensam que nós, professores, somos tão ignorantes a ponto de não sabermos distinguir um reajuste de um aumento real. E pelo que ouvi, aumento real mesmo, só os 10% de regência de classe, o que em cifras, significa uma miséria. Aliás, é assim que temos sido tratados desde o início desse mandato, miseravelmente, sem o mínimo de consideração e respeito. E eu espero, sinceramente, que as mudanças no plano de carreira, sejam colocadas aos professores antes de os vereadores aprovarem, é o mínimo que merecemos depois de tanto descaso.
A outra questão que colocamos e somos veemente contra é a criação desses cargos que não passam de cabide de emprego. Explico também. Eles criam esses cargos de coordenadoras pedagógicas, suponhamos que eu faça o concurso e passe para essa função. No próximo ano haverá eleição e, digamos, a próxima secretária da educação não vai com a minha cara, demitir-me eles não podem, mas a secretária, obviamente, não vai me querer por perto, não confia em mim. O que acontece? Me mandam pra um outro setor pra fazer sei lá o que (cumprir horário e ganhar o salário no fim do mês) e colocam uma pessoa de confiança pra exercer o cargo de coordenadora pedagógica. Ou seja, gente demais, que incha a folha da prefeitura e que o povo é obrigado a pagar. Resumindo: desperdício de dinheiro público. Coordenadora pedagógica é cargo de confiança e isso é indiscutível. Mas o maior disparate dessa administraçãozinha é achar que coordenadora pedagógica não é cargo de confiança, mas professora de apoio é! Antes, os professores do apoio eram escolhidos pela classificação, hoje, são escolhidos "a dedo" porque é um cargo "DE CONFIANÇA". Antagonismo genuíno de uma administração fracassada e incompetente. 


PS: Aos que ficaram na Câmara, passem informações de como foi a sessão na íntegra.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Presente de Natal: NOVOS CARGOS



Na sessão feita pelo legislativo, na E.E.B. Princesa Isabel, entrou em pauta o projeto de lei 043/2011 que:

  • Acrescenta  número de vagas ao cargo de psicopedagogo (1 vaga, salário de 1.280,70)
  • Cria o cargo de Coordenador pedagógico (4 vagas, salário de 2.274,38)
  • Cria o cargo de Gestor Master (1 vaga, salário de 1.500)

DIFÍCIL ACESSO

Imprensa reclama da dificuldade de contato com a administração municipal.

"Mais uma companheira de profissão veio me procurar para perguntar por que é tão difícil entrar em contato com os membros da Administração de Morro da Fumaça. E esta não foi a primeira vez que um profissional da imprensa reclamou. Já perdi as contas. Até mesmo aqueles veículos de comunicação que querem divulgar algo bom feito pela Administração reclamam que os celulares dos secretários e do Prefeito estão desligados ou eles simplesmente não atendem. Todos sabem que é fundamental ter um bom relacionamento com a imprensa, e é isso que os homens públicos devem fazer. Nos momentos para divulgar coisas boas e nas horas que é para explicar algo que deu errado."
Fonte: Portal Sul Notícias (Marciano Bortolin)
Juci

sábado, 19 de novembro de 2011

Alfinetadas

O jornal Folha da Fumaça "alfineta" a concorrência:
"De onde buscaram aqueles números noticiados em um 'jornal' sobre os números da saúde em Morro da Fumaça? Pelo que se sabe, esses números são anteriores a 2007. Isso ninguém fala."

A resposta a essa "alfinetada" veio no Portal Sul Notícias:

"Para sanar algumas dúvidas. A pequisa de saúde e educação de MF publicadas no jornal O Correio, e aqui nesta coluna, são do índice Firjan realizados em 2009. Estes índices são sempre divulgados dois anos após a realização da pesquisa. Inclusive a matéria explica o que é este índice e como funciona a pesquisa, que é altamente confiável. 
Qualquer dúvida, eu [Marciano Bortolin] posso encaminhar o documento contendo a pesquisa. As informações podem ser conferidas também no http://www.firjan.org.br."

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Cargo MASTER??

Alguns posts que publiquei traziam a informação sobre um projeto de lei que cria o tal cargo "Master".

Precisamos de novos cargos na prefeitura? Ainda acredito no bom senso do nosso legislativo...
Juci

sábado, 12 de novembro de 2011

"MÃOS A OBRAS"

Muito pertinente a colocação que o Mario Bortolatto fez em sua coluna no jornal O Correio.
"É fato que nos quatro anos de mandato o ano que antecede a eleição a cidade passa por pequenas mudanças em sua estética, praças são reformadas, calçadas são feitas, ruas pavimentas, há recurso para uma infinidade de benfeitorias na cidade. Creio que isso seja pelo grande fluxo financeiro para se eleger. [...] se tivéssemos eleições todo ano o valor a ser gasto para se eleger seria infinitamente menor. O período para recuperar o investimento através dos salários recebidos seria curtíssimo e nenhuma pessoa em sã consciência gastaria mais do que aquilo que iria ganhar no período que estivesse ocupando o seu cargo público. Outro fato importante é que todo o ano teríamos uma infinidade de ações públicas a fim de permanecer no cargo, ou seja, uma dinâmica da iniciativa privada no poder público, porque quem não produz em prol do crescimento da empresa é convidado a deixar suas atribuições."
 
Infelizmente, a dinâmica da iniciativa privada ainda não está em prática no poder público, as eleições acontecem a cada quatro anos e agora é a hora de "mostrar trabalho", portanto, esperemos por algumas obras que certamente acontecerão para que o eleitor seja persuadido a votar em quem "fez tanto por Morro da Fumaça".
Juci

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Morro da Fumaça tem a pior saúde da AMREC

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, que acompanha o desenvolvimento de todos os 5.564 municípios brasileiros em três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde, aponta que Morro da Fumaça é o pior colocado entre os onze municípios da Amrec na área da saúde.

Ranking Firjan (Saúde):
140ª - Lauro Müller
175ª - Cocal do Sul
195ª - Orleans
206ª - Siderópolis
210ª - Nova Veneza
222ª - Içara
233ª - Criciúma
238ª - Forquilhinha
249ª - Treviso
255ª - Urussanga
261ª - Morro da Fumaça
Fonte: Portal Sul Notícias

sábado, 5 de novembro de 2011

PLANO DE CARREIRA

O plano de carreira dos professores municipais está sendo revisto, o intuito é promover algumas mudanças (essa palavra me apavora!).

Espero que haja uma mudança, mas que esta traga benefícios à classe.
Juci

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

FALA FUMAÇA HÁ UM ANO NO "AR"

Há um ano, quando criei o blog Fala Fumaça, não imaginei que fosse repercutir tanto. Acredito que o número (significativo) de visitas vem da necessidade de as pessoas terem um espaço onde possam questionar/discutir os problemas do município. Aqui, o assunto é Morro da Fumaça.

Obviamente, o blog não agrada a todos, eu sei. Uns por levarem para o lado pessoal as discussões propostas aqui, outros por não saberem lidar com a crítica e outros, ainda, por se acharem no direito de escrever qualquer besteira (no anonimato) e exigirem que seus comentários sejam publicados. Entretanto, fazendo um balanço desse ano em que "circulamos" pelo blog, posso concluir que esse espaço agradou mais do que desagradou e é isso que vale, o que a maioria pensa. Aos "ofendidos", lembro que vivemos em uma democracia e temos o direito (ou melhor, a obrigação!) de fiscalizarmos quem nos representa. A ideia do blog não é ofender nem criticar a vida pessoal de nossos representantes porque isso não nos interessa (pelo menos, a mim, não), mas a vida pública, as ações empreendidas por eles como administradores e que nos afetam diretamente, isso, meus caros, nós temos a obrigação de questionar, doa a quem doer.
Juci