Constituição brasileira de 1988 -

Art. 220º A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

FALA FUMAÇA

A liberdade de expressão, conquistada com muita luta, pelos que vieram antes de nós, impulsionou-me a criar este blog, um espaço para discussões, debates, reclamações, elogios...
Hoje, nós temos a liberdade de expressar o que pensamos, sem represálias.






segunda-feira, 31 de outubro de 2011

CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES ACTS 2012

Saiu o edital para a inscrição de professores ACTs  2012 e nele  há um "detalhe" que chamou a atenção de muita gente:
"O professor não poderá se inscrever neste processo seletivo para vaga temporária quando tiver sido dispensado em contrato anterior, nos últimos 3 ( três) anos, em decorrência de processo disciplinar"

Esse é um (conveniente) requisito para a inscrição. Será que é porque duas professoras foram demitidas esse ano? Seria uma forma de impedir que elas lecionassem nas escolas municipais. Fica uma pergunta: Afinal de contas qual é a intenção da Secretaria da Educação? Proibir bons profissionais de trabalhar só por questões políticas?? E na educação, nos alunos, alguém está pensando?? Creio que esse "quesito" não seja importante para a administração desastrosa de Morro da Fumaça. Uma administração vingativa, rancorosa e que tem a educação como principal área de abandono. Se o professor é bom, pouco importa, o importante é que ele seja do partido, que seja submisso a arrogância e incompetência de superiores... putz... e ainda teremos que suportar isso por mais um ano...haja paciência! 

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

CABIDE DE EMPREGO??

Como escreve um conhecido colunista da região: "dizem, mas não confirmo"...

Dizem que:

  • Há 4 veterinários na secretaria da agricultura fazendo o trabalho que, durante os últimos 20 anos, foi feito por 1 (será que essa área cresceu tanto assim?)
  • Os secretários demitidos foram readmitidos e os que foram contratados para ocupar o lugar deles continuam como secretários adjuntos, o que implica em mais gastos. (isso é verdade??)                                                                                                                                     
Juci

O QUE É UM JORNAL DE VERDADE?

Na última sexta-feira, 21/10, o jornal Folha da Fumaça lança uma pergunta  intrigante: o que é um jornal de verdade?

A pergunta foi lançada mais como "alfinetada" do que curiosidade do povo fumacense em saber o que é um "jornal de verdade". Nós, que fazemos parte do povo, não somos tão ignorantes a ponto de não sabermos o significado dessa expressão. Jornal de verdade é aquele que não abstrai a realidade em detrimento de informações fantasiosas, é aquele que mostra a verdade nua e crua, doa a quem doer, é aquele que não se subordina a ideologias outras...
E pra você, fumacense, o que é um jornal de verdade?
Juci

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Força Jovem Fumacense

Foi com a minha geração que nasceu a FJF, em 1988. Depois disso, outras gerações já passaram por ela e o melhor de tudo é saber que deu certo...















Parabéns a todas as equipes da Força Jovem Fumacense pelo belo desfile!
Juci

sábado, 22 de outubro de 2011

Ladrões armados

Ladrões entram armados no supermercado Pellegrin.

 
Quem assistiu à cena garante que foi pavoroso. Os assaltantes apontaram a arma para clientes e funcionários do supermercado. Morro da Fumaça já não é mais tão "pacata" como outrora...
Juci

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

15 de outubro- dia do PROFESSOR

Professores de Morro da Fumaça não têm o que comemorar.

Esses últimos três anos foram os mais humilhantes para a classe. Valorização zero!
Juci

domingo, 9 de outubro de 2011

A PROMESSA E A PRÁTICA

O jornalista Fernando Militão, em sua coluna no Diário de Notícias (às terças-feiras), tem mostrado o plano de governo da atual administração proposto aos eleitores no pleito de  2008. É ler a coluna, comparar as promessas com as ações e avaliar.

É recorrente o dizer (e há um fundo de verdade nisso) que o povo tem memória curta. O jornalista está apenas relembrando as promessas e o resto é conosco. Cabe ao povo analisar e julgar.
Juci

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

QUE VERGONHA!!!



















O prefeito com o maior índice de reprovação é o de Morro da Fumaça. Nenhuma novidade pra nós, mas que ficou feio, ficou. Olhem o nome do nosso município no gráfico...


Fonte: A Tribuna
Juci

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

PROMESSA É DÍVIDA

Na última reunião que tivemos com o prefeito e os vereadores, acordamos uma mudança no plano de carreira do magistério até o fim de 2011 para que em 2012 os profissionais começassem o ano com um salário digno. Hoje, os professores reuniram-se a fim de sugestionar as mudanças pleiteadas pela classe.

Só espero que não seja, novamente, conversa fiada, porque este é o terceiro ano que nos enrolam de todas as maneiras possíveis. Prefiro acreditar  que, desta vez, a promessa será cumprida.
Juci