Constituição brasileira de 1988 -

Art. 220º A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

FALA FUMAÇA

A liberdade de expressão, conquistada com muita luta, pelos que vieram antes de nós, impulsionou-me a criar este blog, um espaço para discussões, debates, reclamações, elogios...
Hoje, nós temos a liberdade de expressar o que pensamos, sem represálias.






domingo, 28 de agosto de 2011

Análise do discurso (cômico) do Sindicato dos Funcionários Públicos

Jornal Folha da Fumaça (e grifos meus):

Marli Pereira Salvan é reeleita presidente do Sindicato Servidores dos Públicos Municipais de Morro da Fumaça (só não entendi como é que alguém que faz parte da diretoria eleita só soube que fazia parte da diretoria depois que saiu o edital, uma façanha!)
Uma reunião da diretoria do Sindicato com demais servidores aconteceu nas dependências da Secretaria de Obras (com demais servidores, uma vírgula, uma parte dos associados não foi convidada, eu sequer sabia da tal reunião e olha que encontrei a presidente, na  Câmara, na noite anterior. Sindicato, de verdade, "seleciona" os associados que participarão das reuniões e/ou assembleias??)
Os servidores presentes reivindicaram da presidente eleita um empenho ainda maior para que os interesses dos servidores municipais sempre estejam a frente dos interesses do Sindicato (Empenho ainda maior?? Algum dia, por acaso, houve qualquer tipo de empenho, por menor que fosse? Não lembro...)
"Sempre estarei ao lado dos nossos servidores", completou Marli ( Poderia dizer "a partir de agora, estarei ao lado dos nossos servidores", coisa que eu duvido muito, até agora, qual foi a posição do sindicato em relação a esse projeto de lei que massacra os professores? Houve alguma manifestação em relação a isso? 
E a última "pérola" da reportagem:
Mesmo com uma corrente bastante agitada e combativa, Marli Salvan conseguiu se reeleger presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Morro da Fumaça, com folga, "Quando se faz um bom trabalho (??) não tem porque temer", disse ela (se não tem razões para temer, por que se negou a pegar o ofício que os associados tentaram entregar, pedindo alguns documentos? Quem faz um "bom trabalho", com transparência, não deveria temer mesmo, bastava entregar o que pedimos. No entanto, fomos obrigados a fazer isso, via Correios, uma vergonha! E essa é uma situação que vem se arrastando há muito tempo, vários foram os ofícios enviados ao sindicato, e eles nunca foram atendidos, sempre uma desculpa...)
Juci

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

EDUCAÇÃO PREOCUPA

Os resultados divulgados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) mostram a urgência de mudanças na educação.

40% dos alunos que concluíram o terceiro ano do Ensino Fundamental não têm o aprendizado em leitura esperado para essa etapa.
Fonte: A Tribuna

E por que a nota do IDEB é tão boa?  Uma nota que melhora a cada ano... BALELA! A educação pública está na UTI. Falo isso com conhecimento de causa, estou em sala de aula e percebo, nitidamente, alunos do sexto ao oitavo ano do Ensino Fundamental e, pior, do Ensino Médio também, que são analfabetos funcionais. Isso é muito, muito grave. Não se deixem levar, senhores pais, por falácias, a educação pede socorro. E cadê valorização de professores? Pra que valorizar professor? Pra que investir em APRENDIZAGEM? Quanto mais ignorante for o povo, mais fácil é manipulá-lo.
Juci

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

MEDO E INSEGURANÇA EM MORRO DA FUMAÇA

PERIGO NO BAIRRO NASPOLINI
PEDESTRES, CICLISTAS E MOTORISTAS DIVIDEM O MESMO ESPAÇO.

O caos está instaurado na Rodovia Gregório Espíndola, Bairro Naspolini. A comunidade pretende iniciar manifestações para reivindicar a implantação de uma lombada eletrônica, a construção de calçadas e de uma ciclovia.
Fonte: A Tribuna
Juci

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Projeto de Lei será aprovado

Ontem, na Câmara de Vereadores, o Miguelzinho me disse que a Câmara aprovará o projeto de lei porque, segundo ele, o pessoal que trabalha na Obras, por exemplo, terá o salário reduzido, caso esse projeto não seja aprovado. No entanto, os vereadores pediram um prazo para que o projeto seja estudado e que possa, quem sabe, sofrer algumas alterações. Mas os professores estão fora, mesmo que haja alteração. E o Miguelzinho questionando a Administração sobre esse fato lamentável, haja vista que os professores são os funcionários que mais têm se empenhado (pra não dizer, humilhado) nessa questão salarial, a administração disse que vai estudar o caso, vai contratar alguém (ou já contratou) e blá blá blá blá.....

Duas perguntas que não querem calar:

1ª) O prefeito falou que não poderia conceder aumento aos professores porque, segundo a lei, ele teria que aumentar todos os funcionários. Seria inviável e/ou ilegal aumentar só uma parte do funcionalismo.
E agora, prefeito, pode??

2ª) Os professores, desde 2009, estão batalhando, lutando, implorando, se humilhando por mais dignidade, porque o nosso salário passa do ridículo. A administração sempre com uma desculpa, ora colocava a culpa na administração anterior, ora era a folha de pagamento que estava no limite,  mas prometeram que, assim que normalizassem as finanças,resolveriam o problema dos professores.
E, agora, em que parte do Projeto de Lei estão os professores, mesmo?
Juci

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

ADIADA A VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI

Os vereadores acharam conveniente adiar a votação do (ridículo) projeto de lei proposto pela administração.


De acordo com os vereadores, é melhor estudar com mais calma a proposta, já que ela deixa de fora uma parte do funcionalismo público, contrariando o discurso construído até então: "Não se pode conceder aumento apenas para uma parte dos funcionários públicos, todos devem ser contemplados".
Juci

sábado, 13 de agosto de 2011

EDUCAÇÃO, NOVAMENTE, DE FORA!

Segunda-feira, dia 15 de agosto, na Câmara de vereadores, estará em pauta a votação de um projeto, no mínimo, ridículo, cujo texto aborda o aumento salarial de quase todos os funcionários públicos, menos....adivinhem? Dos PROFESSORES!


Todos à Câmara de vereadores, é a hora de ver quais dos vereadores se importam com a educação e quais terão a "coragem" de compactuar com esse golpe contra os professores, já que a  Administração já provou que professor, não é NADA! Dependemos, agora, do bom senso dos vereadores.
Juci

O MELHOR PREFEITO PARA MORRO DA FUMAÇA

Alguém sugeriu a enquete, achei a ideia interessante, no entanto, coloquei apenas alguns nomes, que já ouvi, serem possíveis candidatos. Os partidos PV e PT me parece que lançarão candidatos, mas não sei  os nomes. Portanto, para ser mais justo, além da enquete com os nomes que já circulam, fica este post para possíveis sugestões.

Juci

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

TRAGÉDIA IMINENTE

Ponte na divisa entre os municípios de Morro da Fumaça e Içara está a ponto de desabar e nenhum dos municípios toma providências. 

A cena  acima é horrível e real. No entanto, esse acidente fatal não foi suficiente para que as autoridades tomassem providências. Estão esperando que mais alguém morra?
Juci

domingo, 7 de agosto de 2011

08/08/2011 - O dia do Fico em Morro da Fumaça

ELEIÇÃO DO SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS.

ATUAL DIRETORIA E ÚNICA "CONCORRENTE":
"Se é para o bem de todos e felicidade geral dos funcionários públicos de Morro da Fumaça, estou pronta! Digam ao povo que fico".
Juci

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

PROCURA-SE ÁREAS INDUSTRIAIS EM IÇARA

A Içara  pode não ter áreas industriais suficientes, mas Morro da Fumaça tem, aliás, temos um parque industrial que nos causa imenso orgulho em virtude da excelente localização e infraestrutura. 

 Só falta  um detalhe bobo, as indústrias! 
Juci

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Partido verde (PV) faz reunião na comunidade do loteamento Barreiras e filia liderança

Boa noite Juci!!
Seria possivel publicar em seu blog essa matéria?

















        O PV faz sua primeira reunião do calendário elaborado pelo partido que irá visitar todas as comunidades do município de Morro da Fumaça. Neste ultimo dia do mês de julho (31), a reunião aconteceu na comunidade do loteamento Barreiras, na casa da Dona Cotinha, e reuniu diversas lideranças do município. Entre eles os mais novos integrantes do partido, o municipalista professor Bigode e a presidente da associação de moradores, Viviane Salvan. Campanha de filiação propostas de governo, eleições 2012 estavam na pauta do evento.

Um ato político esta sendo agendado para oficializar as diversas lideranças comunitárias do município de Morro da Fumaça para o mês de setembro. Segundo o presidente verde, Fabio Garcia, o PARTIDO VERDE alem de um grupo expressivo de filiados, já conta também com as filiações de importantes lideranças como a do diretor da TVonline “TVR SUL” Beto Madeira, fonoaudióloga Andréia, medico naturalista Dr. Flavio Pereira, cantor e compositor Volnei de Bem, professores Cristiano e Bruno, presidente da associação de moradores do loteamento Bertan Izete Madeira Tomás, tesoureiro da associação de moradores do bairro Naspolini Vanderlirio Burigo e agora também com a filiação da presidente da associação de moradores do loteamento Barreiras e do Professor Bigode. Fabio disse ainda que diversas lideranças já foram contatadas e devem aderir ao partido nas próximas semanas e que o PV se prepara para lançar uma chapa completa para
vereadores e terá também candidatura a prefeito. A próxima reunião ficou marcada para o próximo domingo (7), as 18:hs na casa da fonoaudióloga Adreia, ao lado do mercado Póla no bairro Monte Verde

att.
Fábio Garcia

Juci

QUE VERGONHA!!!

Os números das pesquisas do Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC) apontam que Morro da Fumaça é o município, cuja administração tem o menor índice de aprovação. 

Turvo: 87,25% 
Nova Veneza: 73,5%
Forquilhinha: 66%
Araranguá: 47%
Morro da Fumaça: 23,25% 
Fonte: A Tribuna
Juci